Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2016 - 08:06

Museu do Amanhã faz parceria inédita com Science Museum Group


Para cooperação científica e museológica.

Rio de Janeiro — O Museu do Amanhã e o Science Museum Group — que inclui o Science Museum, de Londres, e outras quatro instituições londrinas afiliadas – firmaram parceria inédita de cooperação científica e museológica no dia 17 de agosto(quarta-feira). Esse é o primeiro acordo da instituição britânica com um museu de ciência. A parceria inclui troca de experiências e conteúdo. As instituições trabalharão juntas para promover o conhecimento científico em eventos, seminários, exposições, e também programas de educação e atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia.

O Science Museum Group detém uma das maiores e mais importantes coleções do mundo relacionadas com a história e a prática contemporânea da ciência, medicina, tecnologia e indústria. Com cinco museus no Reino Unido, que traz coleções de significado global, com mais de cinco milhões de visitantes por ano.

"Estamos satisfeitos em dar início à parceria com o Museu do Amanhã e explorar as oportunidades que vêm deste intercâmbio. No Science Museum Group, nós reconhecemos que grandes ideias podem mudar o mundo. Nossos museus celebram as invenções científicas que moldaram nosso presente, enquanto trazem a ciência viva para as próximas gerações inovadoras, e é parte fundamental da nossa missão tornar a ciência, a tecnologia, a matemática e engenharia acessível a todos", diz Jean Franczyk, diretor adjunto do Science Museum.

Uma das âncoras da revitalização da área portuária do Rio, o Museu do Amanhã é dedicado à ciência e a explorar possibilidades para o futuro. Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã, reforça que esta parceria trará novas perspectivas e uma grande quantidade de aprendizagem.

"As instituições do Science Museum Group, em especial o Science Museum de Londres, são tradicionais e de prestígio. Para nós, esta parceria é um passaporte para iniciar a integração desta grande equipe de especialistas”, completa Oliveira.

Para Lucimara Letelier, vice-diretor de Artes no British Council, esta é uma poderosa parceria para expandir e qualificar as iniciativas de ambos os museus, comprometidos com a construção de uma sociedade mais consciente através do acesso e envolvimento com a Ciência. A instituição pretende continuar a apoiar a parceria, especialmente permitindo o reforço das capacidades de intercâmbio de pessoal e professores dentro de seus museus.

Na ocasião, os diretores-presidentes do Science Museum Group, Ian Bletchford, e do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet, receberam os convidados para a apresentação "The Human Face of Science", que explora o sucesso do Science Museum em desmistificar a linguagem científica, apresentando objetos científicos em forma de expressão artística. A assinatura do termo contou com a presença do Comitê Científico do Consulado Britânico; da ministra para Cultura, Esportes e Mídia do Governo Britânico, Karen Bradley; e do embaixador do Reino Unido, Alex Ellis.

Sobre o Science Museum Group —O Museu Science Group é composto por quatro museus dedicados à história e à prática contemporânea da ciência, medicina, tecnologia, indústria e mídia. Com mais de 5 milhões de visitantes por ano, o Science Museum, Museum of Science and Industry, National Railway Museum, e National Media Museum possui, em conjunto, as maiores e mais importantes coleções de objetos relacionados com a ciência no mundo. São mais de 220 mil objetos em exibição, incluindo o módulo de comando da Apollo 10, e “O Foguete”, de George Stephenson, uma das primeiras e mais famosas locomotivas a vapor. O grupo tem parceiros em todos os continentes para onde leva também suas exposições. |www.sciencemuseumgroup.ac.uk.

O Museu do Amanhã é um espaço de ciências dedicado a explorar possibilidades de construção do futuro, a partir das diretrizes de sustentabilidade e convivência. Seu percurso narrativo é norteado por cinco perguntas — “De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?” — e se desdobra em experiências imersivas, ambientes audiovisuais e instalações interativas. O público é convidado a se engajar em uma reflexão sobre a era do Antropoceno, quando o homem se tornou uma força planetária capaz de alterar o clima, degradar biomas e interferir em ecossistemas.

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a Shell como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela gestão do museu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira