Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2016 - 08:20

Boulevard Olímpico: sucesso absoluto


Maior evento público já realizado na história dos Jogos Olímpicos recebeu cerca de quatro milhões de visitantes. Espaço permanecerá aberto no intervalo até a Paralimpíada com food trucks, artistas de rua e outras atrações.

A Olimpíada acabou, mas deixa como legado para o Rio de Janeiro um novo “cartão postal”. Ao longo de 17 dias, o clima na região portuária no Rio de Janeiro foi de celebração na nova área da cidade, que recebeu o maior live site da história dos Jogos Olímpicos. “O sucesso do evento foi tão grande que Boulevard Olímpico acabou virando o nome do local. É muito gratificante ver, após meses de trabalho, que a população e os turistas se divertiram com as atrações e torceram a cada disputa nos telões espalhados pelos três quilômetros do evento. A ótima receptividade do público foi o melhor reconhecimento que podíamos ter. Ninguém saiu daqui sem uma foto da “Pira do povo”, escultura do americano Anthony Howe, e do mural Etnias, de Eduardo Kobra, que entrou para o Guinness World Records como o maior mural de grafite do mundo. Estas duas obras de arte ficam de legado para a cidade”, conta Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário especial de Turismo.

O Boulevard Olímpico, uma realização da Prefeitura do Rio, transmitiu as principais competições esportivas e promoveu eventos diversos a todos os cariocas e turistas. Durante o período da Rio 2016, o Boulevard Olímpico contou com três espaços montados pela cidade: o maior deles aconteceu no Porto Maravilha; outro no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e o terceiro no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

Ao todo, entre 5 e 21 de agosto, o Boulevard Olímpico —somando Porto Maravilha, Madureira e Miécimo— recebeu cerca de 4 milhões de pessoas e firmou-se como o maior evento público já realizado na história dos Jogos.

Batizado de “xodó dos cariocas”, o Boulevard Olímpico virou ponto de encontro da diversão e ficou no topo da lista de pontos turísticos da cidade mais visitados no período dos Jogos*. Da Praça XV até a Av Rodrigues Alves, passando pela novíssima Orla Conde e pela revitalizada Praça Mauá, a cada passo o público interagia com os artistas de rua, aproveitava o cenário para sessões de fotos, acompanhava as disputas nos seis telões de alta definição e curtia os shows dos três palcos instalados.

“Nos telões exibimos mais de 100 horas de transmissões esportivas. A vibração da torcida na emocionante vitória do Brasil conta a Alemanha, o silêncio de segundos para ver o fenômeno Usain Bolt, os gritos de Brasil a cada medalha deram o clima das grandes arenas ao Boulevard”, conta Gaetano Lops, diretor geral da Gael Comunicação, agência de Live Marketing responsável pela criação e organização do evento.

O sucesso foi tão grande que a Prefeitura do Rio decidiu manter atrações no Boulevard Olímpico do Porto mesmo no período de recesso entre o final da Olímpiada e o início da Paralimpíada. Quem visitar o local entre 22 de agosto e 6 de setembro encontrará diversos artistas de rua, poderá aproveitar as comidinhas dos food trucks e bares e ver a galeria de arte urbana que a Av. Rodrigues Alves virou. O Balão Panorâmico Skol volta a partir do dia 23 de agosto (terça-feira), e o público poderá subir a 150 metros de altura para conhecer o Centro do Rio de um outro ângulo. E a Casa Brasil continuará funcionando nesse período pré-Paralimpíada entre 14 e 20 horas.

No Boulevard do Parque Madureira o destaque foi o projeto Férias no Parque, que tornou o local uma grande colônia de férias para crianças e jovens da região. A garotada participou de torneios de esportes como badminton, capoeira, futebol de salão, futevôlei, judô, skate e tênis de mesa. E o público pode acompanhar as eletrizantes eliminatórias do concurso Passinho de Ouro, além de curtir apresentações de Gabrielzinho do Irajá e o Baile do Sany Pitbull, entre diversas outras atrações.

O Boulevard montado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, também viveu dias de colônia de férias no período, recebendo uma média de 200 crianças e jovens por dia, interessados nas atividades oferecidas em mais de 20 modalidades esportivas (entre elas, badminton, tênis de mesa, futebol, judô, vôlei e basquete). O movimento era intenso também na área de alimentação com bares e food trucks, mas foram os shows que atraíram a maior movimentação de público, com destaque para as noites em que o local recebeu estrelas como Anitta, Ludmilla, Sorriso Maroto e Imaginasamba.

Boulevard Olímpico em números: quatro milhões público total, mais de 100 horas de transmissão esportivas nos telões, 110 horas de atrações musicais em todos os palcos, 904 artistas de rua, entre atores, malabaristas, mímicos, dançarinos e músicos. Cerca de 5200 voos no Balão Panorâmico Skol. Cerca de 65 mil visitantes no Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”, da Bradesco Seguros (Porto + Madureira). Cerca de 1150 saltos no bungee jump Nissan#QuemSeAtreve. Aproximadamente 80 mil visitantes na Parada Coca-Cola. Mais de 20 mil visitantes na Nike Rio Sem Limites. Mais de 85 mil visitantes na Maquete do Lego. Três mil quatrocentas fotos impressas no projeto Inside Out. 250 mil produtos vendidos nos cerca de 50 food trucks. 500 mil litros de bebidas consumidas, uma tonelada de fogos de artifício. 64 participantes da disputa Passinho de Ouro. 320 participantes nas Férias no Parque, em Madureira, em 8 diferentes modalidades esportivas (badminton, capoeira, futebol de salão, futevôlei, judô, skate e tênis de mesa). 24 horas de samba no Encontro de Carnavais. 200 crianças e jovens por dia, em média, participando das mais de 20 atividades esportivas oferecidas no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande (badminton, ginástica artística, tênis de mesa, futebol, judô, jiu-jitsu e ginástica artística, entre outras).

O painel Etnias em números: tamanho 2646,34 m². 70 dias de trabalho, sendo 45 de pintura e 25 de produção. 1890 litros de tinta branca para a base. 2800 latas de tinta spray.

A pesquisa foi realizada nos dez primeiros dias de Olimpíada com turistas estrangeiros pelo Ipetur-RJ (Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ) e pela Fundação Cesgranrio, sob a coordenação do professor Bayard Boiteux.

Agendamento Balão Panorâmico Skol, das 10h às 22h, do dia 23 agosto a 18 de setembro de 2016.

Inscrições para voar no Balão Panorâmico Skol devem ser feitas no site: [www.visit.rio/boulevardolimpico]. Os cadastros são feitos por CPF, com limite de quatro ingressos por CPF por dia de agendamento e não por lote.

Altura máxima de voo: 150 metros. Crianças a partir de 12 anos devem ser acompanhadas de um adulto/responsável. O voo do balão depende das condições climatológicas. O voo não é recomendado para pessoas propensas a náuseas, vertigens, problemas cardíacos ou qualquer outro estado de saúde que possa se agravar com esta aventura. Gestantes não podem participar desta aventura. “Por questões de segurança o voo pode ser cancelado a qualquer momento devido a condições climatológicas adversas e decisão exclusiva do piloto”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira