Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2016 - 08:31

Melhora expectativa das empresas do eletroeletrônico para o 2S16

Segundo levantamento da Abinee, indicações positivas também se refletem na avaliação anual.

São Paulo — Sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) indicou que 46% das empresas do setor eletroeletrônico esperam crescimento das vendas no segundo semestre. Segundo o levantamento, 34% das indústrias consultadas indicaram queda e 20%, estabilidade, comparadas com igual período do ano passado.

Apesar da melhora na confiança, a perspectiva positiva para a segunda metade de 2016 pode não ser suficiente para proporcionar crescimento das vendas e encomendas no consolidado do ano, em função do fraco desempenho do setor apresentado no primeiro semestre. De acordo com a sondagem, 37% das empresas projetam queda; 29%, estabilidade e 34% esperam expansão dos negócios em 2016.

“A recuperação não acontece na mesma velocidade da queda, e sua trajetória não é linear e sim, feita de altos e baixos. O mais importante, nesse momento, é observarmos uma certa reversão de expectativas”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato.

Na sondagem do mês de julho, as expectativas continuaram favoráveis, porém os resultados foram ligeiramente inferiores ao da edição anterior da pesquisa. Em julho, diminuiu de 39% para 34% o percentual de empresas que verificou crescimento nas vendas e encomendas em relação a igual mês do ano passado; ao mesmo tempo em que aumentou o percentual de empresas que observou queda, passando de 45% para 49%. Este resultado foi pior que o observado em junho, porém acima dos apresentados nas sondagens anteriores desde agosto de 2015.

“É importante lembrar, que no mês julho, por ser um período de férias, os negócios costumam ser mais modestos”, afirma Barbato.

Abinee —Fundada em setembro de 1963, a Abinee é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa a indústria elétrica e eletrônica, congregando cerca de 500 empresas nacionais e estrangeiras, que empregam aproximadamente 240 mil pessoas. Fazem parte do quadro de associadas fabricantes das áreas de Automação Industrial; Componentes Elétricos e Eletrônicos; Dispositivos Móveis de Comunicação; Equipamentos Industriais; Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Informática; Material Elétrico de Instalação e Telecomunicações. Com sede em São Paulo, a entidade tem sua atuação garantida em nível nacional através de diretorias e escritórios em Minas Gerais, Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira