Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2008 - 11:18

SESI/SC lança novos referenciais curriculares para a área de educação

Florianópolis– O SESI/SC promoveu em fevereiro (9 e 10), em Florianópolis, o lançamento dos novos referenciais curriculares da entidade para a educação infantil e o ensino fundamental em Santa Catarina. O evento reuniu 170 educadores de todas as regiões do estado e contou com a participação de uma das maiores autoridades brasileiras na área de educação, o educador e escritor mineiro Rubem Alves. Os referenciais consolidam as novas práticas da instituição, em linha com o programa Educação para a Nova Indústria, da Confederação Nacional da Indústria.

“Os novos referenciais são uma das ações de modernização da educação do SESI/SC, que é focada principalmente no ensino fundamental e médio para joves e adultos que trabalham na indústria, além de atender os filhos de 0 a 10 anos desses trabalhadores”, explica o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa. “Mais da metade das 2,5 mil crianças atendidas pela instituição no estado já estudam em tempo integral e essa proporção cresce todos os anos. A partir dos quatro anos, todas as crianças têm aulas de inglês. Estes são exemplos do salto de qualidade que estamos dando na educação, correspondendo às novas necessidades da indústria e das pessoas que trabalham nela”, completa.

Os referenciais curriculares são as diretrizes conceituais que orientam a prática pedagógica nas escolas, servindo como base para o planejamento das atividades e da didática de ensino em todo o estado. “Eles articulam a educação infantil e fundamental, atendendo, sem rupturas as crianças de 0 a 10 anos por meio do SESI Escola. Outro aspecto importante é a incorporação de novos recursos tecnológicos e outras inovações educacionais”, diz o superintendente do SESI/SC, Sergio Gargioni. Além dessas 2,5 mil crianças, dependentes de trabalhadores da indústria, 7 mil jovens e adultos que trabalham nas fábricas de Santa Catarina, retomam seus estudos do ensino fundamental e médio por meio do SESI/SC. Os referenciais para o atendimento dos jovens e adultos foram atualizados no final de 2007.

O programa Educação para a Nova Indústria considera as atuais e futuras condições competitivas da indústria, que criou novos pólos de produção e incorpora cada vez mais tecnologia. Por conseqüência, exige outro perfil profissional do trabalhador, o que se torna ainda mais importante num momento de aquecimento da economia, como o atual, quando cresce a demanda por profissionais qualificados, avalia Corrêa. “O programa é uma resposta do Sistema Indústria a esses desafios. Além das ações do SESI, conta também com fundamental participação do SENAI, que atua no ensino profissionalizando e na prestação de serviços tecnológicos”, completa.

Em Santa Catarina o programa foi lançado em outubro. Ele contempla metas de 2007 a 2010, período em que o SESI e o SENAI planejam realizar 340 mil matrículas em Santa Catarina, da educação infantil à pós-graduação. Nos quatro anos, as duas instituições vão aplicar em educação R$ 495 milhões. O programa está centrado na expansão e diversificação da oferta de educação básica, continuada e profissional, com modernização e adequação da infra-estrutura física das escolas e laboratórios, a flexibilização no formato e metodologias de atendimento às demandas educacionais da indústria e a capacitação de pessoal em tecnologias e gestão dos processos educacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira