Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2016 - 08:31

Indústria da construção está menos pessimista, demonstra sondagem da CBIC/CNI

Os indicadores de nível de atividade e de expectativas de novos empreendimentos, bem como os de compra de insumos e matérias primas e de emprego têm mantido tendência de melhora desde janeiro deste ano no setor da construção. É o que demonstra a Sondagem Indústria da Construção de julho, divulgada no dia 22 de agosto (segunda-feira) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde janeiro deste ano, observa-se uma melhora significativa da percepção do empresário da construção em relação ao seu nível de atividade econômica, apesar dela ainda se encontrar abaixo do usual. “Esse resultado se deve a sinais de alinhamento entre o Executivo e o Legislativo, que têm gerado uma percepção de confiança aos empresários do setor”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Os índices de expectativa do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços variaram 8,7 pontos e 7,7 pontos entre janeiro e agosto/2016, respectivamente. Na mesma base de comparação, os indicadores de expectativa de compras de insumos e matérias primas e do número de empregados variaram 8 pontos e 6,5 pontos, respectivamente. Os índices de expectativas variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam expectativa em queda.

Os índices de evolução da atividade e do número de empregados acumularam alta no ano de 9,0 e 6,7 pontos e atingiram em julho 42,3 pontos e 39,7 pontos, respectivamente.

Já o indicador do nível de atividade efetivo/usual cresceu de janeiro a julho 2,3 pontos, sendo que de junho para julho 1,6 ponto. Entretanto, permanece abaixo da linha de 50 pontos, em 28,8 pontos, o que é considerado abaixo do usual para o mês.

A Utilização da Capacidade de Operação (UCO) passou de 56% em janeiro para 57% em julho. Apesar desse aumento, a UCO ficou oito pontos percentuais abaixo da média histórica para o mês.

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento contínuo e sustentável da indústria da construção e criar junto à sociedade uma imagem positiva do trabalho desenvolvido pelo setor, por meio da identificação, reconhecimento e premiação dos esforços e iniciativas de destaque, consideradas Boas Práticas, o Sinduscon-GO abriu inscrições para o “Construir Mais – 1º Prêmio Sinduscon-GO de Boas Práticas”. Os interessados têm até o dia 30 de setembro de 2016, às 18h, para efetuar suas inscrições.

O Prêmio é voltado ao reconhecimento das Boas Práticas nas áreas de Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Social, implementadas pelas empresas da indústria da construção no Estado de Goiás. Podem participar as empresas da indústria da construção que sejam representadas pelo Sinduscon-GO, podendo ser inscritos apenas os trabalhos que tenham ações desenvolvidas no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de julho de 2016.

O resultado do certame será divulgado oficialmente no dia 18 de novembro durante solenidade que será realizada nas dependências do Teatro Sesi-GO, em Goiânia, ocasião em que serão contemplados apenas os primeiros colocadas nas quatro categorias: Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Social.

As empresas vencedoras receberão o Troféu Construir Mais em sua respectiva categoria, assim como Certificado de Participação e os profissionais que coordenam cada uma das Boas Práticas vencedoras do Prêmio Construir Mais, juntamente com um acompanhante, serão agraciados com inscrição, passagem e hospedagem para o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado em Brasília-DF, no período de 24 a 26 de maio de 2017. www.construirmais.com/premio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira