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06/03/2008 - 11:24

Tim Participações S.A. alcançou R$183,4 milhões, no 4T07, aumento de 35,8% ante 4T06

E no ano (R$ 76,1 milhões, uma melhoria de R$361,6 milhões sobre o prejuízo líquido de R$285,5 milhões registrado em 2006.

Rio de Janeiro – A TIM Participações S.A. (Bovespa: TCSL3 e TCSL4; e NYSE: TSU), a empresa que controla diretamente a TIM Celular S.A. E, indiretamente, a TIM Nordeste S.A., anuncia os seus resultados para o quarto trimestre de 2007 (4T07). A TIM Participações S.A. (“TIM Participações” ou “TIM”) presta, por meio das suas subsidiárias operadoras móveis, serviços de telecomunicação móvel em todo o Brasil. A TIM foi a primeira operadora móvel brasileira presente em todo o território nacional e é a maior operadora GSM da América do Sul.

Os destaques do quarto trimestre de 2007 são os seguintes: • Cumprimento integral das metas traçadas para o ano de 2007: o Clientes: 31,3 milhôes, ante meta de cerca de 29 milhões o Receita Líquida Orgânica: +14,6%, ante meta de >10% (considerando a eliminação do Bill & Keep Parcial a partir de 01/01/2006) o Margem Ebitda de: 23,1%, ante meta de > 23% o Fluxo de caixa livre Operacional: R$761,6 milhões, ante meta de break even • Consolidação da convergência como importante pilar estratégico: a TIM firma-se como uma prestadora de serviços convergentes de comunicação com mobilidade. • 2,1 milhões de adições líquidas no 4T07, alcançando 31,3 milhões de clientes ao final de 2007, dos quais 21,7% pós-pagos. • A receita média por usuário (ARPU) totalizou R$34,5 no 4T07, permanecendo acima da média do mercado. • Receita líquida de serviços: R$3.099,7 milhões no 4T07, alta de 13,3% em relação ao 4T06. • Margem Ebitda no 4T07 de 27,1% (Ebitda de R$914,8 milhões, +16,2% no ano a ano). • Resultado líquido positivo no trimestre (R$183,4 milhões) e no total do ano (R$ 76,1 milhões, uma melhoria de R$361,6 milhões sobre o prejuízo líquido de R$285,5 milhões registrado em 2006). • Fluxo de caixa líquido positivo no trimestre (R$814,7 milhões) e no ano (R$53,8 milhões). • Compra de substancial quantidade de freqüências de 2,1 GHz, que possibilitará à TIM oferecer serviços 3G em todo o território nacional. As licenças foram adquiridas em leilão por R$1,3 bilhão.

A administração comenta através de comunicado “ O ano de 2007 representou o movimento de construção de uma base sólida, necessária para a transformação da TIM de uma empresa de telefonia móvel em uma prestadora de serviços convergentes de comunicação com mobilidade. Nessa direção, passos importantes foram dados, como a aquisição, em maio, da licença STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) para todos os Estados brasileiros; a adequação de perfis dos colaboradores à nova prestação de serviços; e a implantação de plataformas e sistemas convergentes.

Para o nosso negócio, ter banda de freqüência constitui patrimônio essencial. Participamos com sucesso absoluto de duas licitações conduzidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Na primeira, relativa às sobras de freqüência do SMP (Serviço Móvel Pessoal), adquirimos novos lotes de freqüência em 1,8 GHz e em 900 MHz em São Paulo (capital e interior) e no Rio Janeiro; bem como lotes de 900 MHz no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e nas regiões Norte e Centro-Oeste por cerca de R$50 milhões com ágio de 9,9% sobre os preços mínimos (o ágio médio da licitação foi de 21,4%). Na segunda, adquirimos freqüências de 3G (1,9 GHz – 2,1 GHz), para todo o País exceto o Triângulo Mineiro, o que nos permite oferecer serviços de terceira geração em todos os Estados, por R$1,324 bilhão, com ágio de 95% sobre os preços mínimos. É importante destacar que em São Paulo (capital, lote III), mercado que demanda uma maior necessidade de serviços de transmissão de dados em alta velocidade, adquirimos a única banda de 15 Mhz oferecida.

Preparamo-nos com solidez para o futuro, e até antecipamos tendências com o lançamento do “TIM Web”, serviço de transmissão de dados sem a necessidade de um provedor, e o “TIM Casa Flex”, serviço convergente que reúne um número fixo e um número móvel no mesmo chip e celular, em qualquer modelo de aparelho GSM. Essa transformação foi realizada mantendo o foco em nossos principais fundamentos: crescimento com rentabilidade, por meio de planos para conquistar e fidelizar clientes de alto valor e do segmento corporativo; ética e transparência, com uma marca aspiracional, confirmada por premiações relevantes, como o “Top of Mind”, do Instituto Datafolha, por quatro vezes, sendo três delas consecutivas, e o de Empresa mais Admirada do setor pela Carta Capital por três vezes seguidas, entre outras; governança corporativa, com a adoção de controles para o cumprimento dos dispositivos exigidos pela seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e respeito aos compromissos assumidos com os acionistas, cumprindo todos os objetivos definidos. Além disso, no quarto trimestre e no ano obtivemos resultado líquido positivo, com redução no endividamento e nos custos fixos. Esses números refletem o comprometimento total dos dirigentes e colaboradores com as estratégias empresariais e com os objetivos traçados na consolidação da TIM como um dos principais players do mercado de comunicação com mobilidade”, conclui a nota.

Desempenho Operacional - Ao final de dezembro de 2007, o mercado brasileiro de telefonia móvel atingiu 121,0 milhões de linhas, crescendo 21,1%. A penetração nacional alcançou 63,5%, um aumento de 10,3 p.p. no comparativo ano a ano. O número de linhas móveis no Brasil é três vezes maior do que o número de linhas fixas atualmente usadas e continua sendo um dos principais mobilizadores da inclusão digital no país. O cenário favorável da economia com um crescimento mais significativo do PIB, combinado a um aumento do crédito e do poder de compra contribuíram com estes resultados.

As adições líquidas no trimestre chegaram a 2,1 milhões, 24,6% a mais do que no terceiro trimestre de 2007 e 57,9% a mais do que no quarto trimestre de 2006. A Companhia encerrou o quarto trimestre com uma base de clientes de 31,3 milhões – um aumento de 23,0% nos últimos 12 meses. Em 2007 a TIM Participações adquiriu 5,8 milhões novos clientes ao longo do ano, o que representa 27,7% do total de adições líquidas do mercado.

A TIM registrou um crescimento de 25,3% em sua base pós-paga nos últimos 12 meses - acima do aumento médio de 19,2% das concorrentes. A TIM também manteve o seu mix pós-pago (21,7%) acima da média das suas concorrentes (18,5%). No segmento corporativo, a base de clientes cresceu ainda mais: 30,3% a mais do que em 2006. Por fim, em 2007, o market share da TIM atingiu 25,8%, ante 25,4% ao final de 2006.

A base GSM da TIM Participações representou 96,9% do total. A cobertura GSM atingiu 92,9% da população urbana brasileira, se estendendo ao longo de 2.655 municípios. Todas as cidades cobertas pela tecnologia GSM da TIM possuem acesso a GPRS, e a Empresa também oferece a tecnologia EDGE em mais de 1.530 municípios, o que aumenta a oferta de velocidade em nossa solução de acesso à Internet - “TIM Web”. A tecnologia 3G está chegando para aumentar ainda mais essa velocidade, de acordo com nossa estratégia voltada para o serviço de dados. Essa ampla cobertura de dados facilita e estimula o uso de serviços de valor agregado, (VAS), incentivando ainda mais a receita de serviços da Companhia.

Atividades Comerciais - Durante 2007, em linha com seus objetivos estratégicos, a TIM manteve-se líder em inovação, lançando várias ofertas convergentes e tarifas móveis destinadas ao segmento de menor ARPU, de baixa penetração no país, para capturar novas fontes de receitas e garantir seu sólido posicionamento de mercado.

Assim, nós destacamos algumas ofertas inovadoras apresentadas ao longo do ano: o “TIM Web”, que permite o acesso à Internet sem fio através do uso de um modem USB e o “TIM Mais Completo”, um pacote de telefonia fixa e móvel e acesso à Internet. Ambas ofertas foram lançadas em junho. Em outubro, lançamos o “TIM Casa Flex”, um passo adiante em relação ao “TIM Casa” (lançado em 2006), uma solução de voz convergente que combina conveniência e preços competitivos para chamadas locais fixas fixo-fixo feitas pelo celular dentro de uma área pré-estabelecida (“Home Zone”) . Além disso, o “TIM Casa Flex” dispensa a necessidade de um plano de voz móvel, o que reduz a barreira de entrada: R$ 9,90 para 50 minutos nas chamadas locais de fixo para fixo pré-pagas e R$29,90 para 200 minutos nas chamadas fixas locais para pós-pagos. “Plano 1”, uma oferta comercial lançada em outubro, tem como principal objetivo de elevar a penetração móvel no segmento de usuários de baixa renda, ao mesmo tempo em que preserva a rentabilidade do negócio. No intuito de direcionar-se a esse segmento e explorar novas oportunidades de receitas, a TIM desenvolveu um novo modelo de negócio baseado na oferta de micro-recargas (cartões de R$1, R$3 ou R$5) com uma tarifa atrativa para chamadas feitas para três números TIM ou fixos específicos (R$ 0,20 por minuto contra uma média de R$1,50 por minuto para outros números). Com relação à posição consolidada da TIM no mercado de telefonia móvel, a Companhia tem mantido foco em planos de tarifas altamente segmentados, baixo SAC (custo de aquisição), e fortalecendo o conceito de comunidade, estimulando o uso por meio do tráfego intra-rede e promoções de fidelidade, também garantindo que todos os atuais clientes sejam elegíveis a todas as promoções.

“Tarifa Zero” para pós-pagos e a “7 centavos” para clientes pré-pagos foram campanhas promocionais para datas comemorativas durante o ano e continuaram a explorar tarifas intra-rede para estimular o uso. “Quem Tem TIM Tem Mais” foi uma promoção lançada em julho no intuito de reforçar a fidelidade entre clientes pré-pagos que estão em nossa base há mais de um ano, com a oferta de bônus em minutos para chamadas locais para números da TIM e fixos.

A TIM continua a estimular aquisições de baixo custo por meio da venda de chips avulsos. Com base nessa abordagem, a TIM incentiva o mecanismo de recarga mantendo promoções durante todo o ano, como “Receba o Valor do Chip de Volta” e “Seu TIM Chip Vale Mais” nas quais o cliente recebe uma restituição do valor pago quando faz uma recarga de R$15 dentro de 48 horas.

No segmento VAS, as iniciativas voltaram-se ao aumento do uso de dados, alavancando ofertas de Smartphones e promovendo a ampliação contínua da carteira, lançando planos de dados inovadores, e atualizando constantemente o TIM: a maior base de clientes GSM conteúdo com base em acordos e parcerias estratégicas. A TIM fornece a maior rede de dados no negócio de telefonia móvel.

Primeira operadora a trazer o Blackberry para o Brasil, a TIM lançou várias iniciativas no[ quarto trimestre para expandir a sua solução móvel corporativa. Em outubro, a TIM lançou o “Blackberry Assinatura Zero”, com a dispensa de taxa mensal, a partir de um mecanismo de pagamento somente pelo tráfego (“pay as you go”). A empresa lançou também uma oferta atrativa que inclui um preço especial para Smartphones para planos que combinam voz e dados. Em dezembro, a TIM iniciou a oferta de aparelhos BlackBerry com serviço de navegação por GPS.

Em termos de incentivos a pacotes de dados, nós apontamos o lançamento do: “MEGA TIM WAP” - um pacote de 40 MB por meio de “Wap Fast” e “MEGA TIM Mensagens” - Cartões Combinando SMS e MMS. Além disso, nós destacamos o plug in combinado de dados da TIM, o TIM Data Package, que oferece opções de 1 GB, 250 MB e 40 MB.

Ao longo do ano, a Companhia expandiu sua carteira de conteúdo relevante, através de acordos com fornecedores como Warner e Globo.com e uma parceria com a Microsoft para estimular soluções Windows de mobilidade. “TIM Music Store”, primeiro conteúdo musical integrado para telefonia celular, foi lançado em junho, além do “TIM Studio”, que permite ao usuário desenvolver e compartilhar conteúdos (vídeos, imagens, e músicas) com outros clientes TIM.

Todas as iniciativas lançadas em 2007 comprovam a inovação contínua da Companhia com foco em todas as necessidades de comunicação do cliente, combinada com a força da marca TIM.

Receita Operacional - A receita líquida total atingiu R$3.375,5 milhões no quarto trimestre de 2007, 9,7% a mais do que no quarto trimestre de 2006 e R$12.441,6 no total do ano, 22,7% acima do valor alcançado em 2006. Considerando a eliminação do Bill & Keep Parcial a partir de 1º de janeiro de 2006, o crescimento ano a ano da receita líquida seria de 14,6%, em linha com a meta da Companhia (>10%). Vale lembrar que a receita total para o ano de 2007 foi afetada negativamente em R$54,7 milhões que foram deduzidos da receita líquida de aparelhos tendo em vista a baixa no contas a receber aplicada no terceiro trimestre de 2007.

A receita líquida de serviços totalizou R$3.099,7 milhões no trimestre, um crescimento de 13,3% sobre os R$2.734,8 milhões registrados no quarto trimestre de 2006, enfatizando o crescimento contínuo da Companhia e assegurando a sua liderança na indústria de telefonia móvel no Brasil. Esse crescimento ano a ano decorreu principalmente da expansão da base de clientes e do aumento no tráfego. O MOU (média mensal de minutos por cliente) cresceu 12% (106 minutos/mês). Em 2007 como um todo, a receita líquida de serviços totalizou R$11.421,0 milhões, 27,5% a mais que em 2006. Esse crescimento foi devido principalmente à expansão de tráfego e de serviços de valor agregado (VAS), enfatizando a qualidade da base de assinantes Ada TIM. Considerando a eliminação do Bill & Keep Parcial a partir de 1º de janeiro de 2006, a receita líquida de serviços anual cresceria em 18,1%, em uma comparação ano a ano.

Os esforços contínuos da Companhia para incentivar o uso de serviços de valor agregado (VAS), que complementam os planos de serviços em todos os segmentos, se refletem no desempenho da receita bruta de VAS. Esta totalizou R$375,4 milhões no quarto trimestre de 2007, e R$1.217,1 milhões ao ano, 49,7% e 37,3% superior, respectivamente, aos valores registrados nos mesmos períodos de 2006. No último trimestre de 2007, a receita bruta de VAS respondeu por 9% da receita bruta de serviços, 1,9 p.p a mais em uma comparação ano a ano (7,9% em 2007, 0,4 p.p. a mais que em 2006). No quarto trimestre de 2007, os serviços inovadores (MMS, transmissão de dados, downloads etc) responderam por 63% dessa receita no quarto trimestre, graças também ao forte aumento nas vendas de aparelhos com recursos de dados avançados (ou seja, no 4T07 aproximadamente 90% do total de aparelhos vendidos dispunham de câmera integrada e quase 50% possuíam recursos musicais contra 75% e 25% no 4T06).

A receita média por usuário (ARPU) atingiu R$34,5 no 4T07, ligeiramente maior do que os R$34,0 registrados no 3T07 apesar do forte crescimento em adições líquidas no período. Esse crescimento refletiu as promoções da Companhia adotadas para estimular o uso, bem como a sazonalidade caracterizada por um aumento no uso dos serviços.

A receita líquida de aparelhos somou R$275,8 milhões no 4T07, uma queda de 19,6% no comparativo anual. Em 2007, ela totalizou R$1.020,6 milhões contra R$1.182,6 milhões em 2006, uma redução de 13,7%. Em 2007, a Companhia continuou buscando a redução das vendas de aparelhos pré-pagos enquanto estimula as vendas de cartões SIM individuais (mais de 60% do total de vendas no trimestre) e de aparelhos com recursos de dados avançados. Por último, é importante mencionar que os números de 2007 incluem a dedução de R$54,7 milhões relativa à venda de aparelhos sujeita à baixa em contas a receber ocorrida no terceiro trimestre de 2007.

Resultado Líquido - A TIM Participações encerrou o 4T07 com um resultado líquido de R$183,4 milhões, um aumento de 35,8% sobre o resultado líquido de R$135,0 milhões do 4T06. Para todo o ano de 2007, a Companhia registrou um resultado líquido de R$76,1 milhões, um aumento de R$361,6 milhões sobre o prejuízo líquido de R$285,5 registrados em 2006.

Investimentos - Os investimentos totalizaram R$1.007,2 milhões no quarto trimestre (não incluindo R$8,7 milhões relativos a obrigações derivadas de ativos descontinuados – Assets Retirement Obligation - ARO) contra R$693,1 milhões no 4T06. No ano, a Companhia investiu R$1.932,9 milhões, R$345,1 milhões a mais que em 2006 (R$1.587,8 milhões). O aumento nos investimentos está relacionado basicamente a compras de links (para substituir aluguéis de links) e ao início da instalação da rede 3G.

Do total investido no trimestre, 61% foram direcionados à expansão da capacidade e melhoria da qualidade da nossa rede, 24% ao desenvolvimento e melhoria dos sistemas de tecnologia de informação, 10% ao programa de comodato, componente da estratégia de expansão e fidelização do segmento corporativo, e 5% a outros itens.

TIM Participações S.A.- Por meio de suas controladas, a TIM Participações é a maior prestadora de serviços de telefonia móvel pessoal do Brasil, utilizando a tecnologia GSM (Global System for Mobile Communications). A Companhia atua através de suas controladas TIM Celular S.A. e TIM Nordeste S.A.

Focada no crescimento sustentável e rentável, a TIM concentra suas operações nos clientes de valor em todos os segmentos de atuação – seja do mercado corporativo, planos pós-pagos ou pré-pagos. Para isso, tem investido intensamente na qualidade e diferenciação dos produtos e serviços oferecidos, ao mesmo tempo em que busca desenvolver ofertas inovadoras e de baixo custo. A TIM Participações é controlada pela TIM Brasil Serviços e Participações S.A., subsidiária do Grupo Telecom Italia.

Desde o início de suas atividades no Brasil, o Grupo Telecom Italia tem focado fortemente em sua marca, que hoje é reconhecida nacionalmente, sendo sinônimo de inovação e primeira opção, principalmente para os clientes do segmento de negócios.

A TIM Participações possui a mais extensa rede de transmissão de dados por celular no País, utilizando o GPRS (General Packet Radio Service)/ EDGE (Enhanced Data rates for Global Evolution) tecnologia que permite a conexão à Internet de qualquer dispositivo móvel (laptop, PDA - Personal Digital Assistants - ou celular) sem a necessidade de um modem, a qualquer hora e de qualquer lugar coberto pela Rede GSM da Companhia. As ações da TIM Participações são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa: TCSL3 e TCSL4) e de Nova York (NYSE: TSU). | www.timpartri.com.br | www.tim.com.br || Por: PR Newswire

• Veja aqui a apresentação do 4T07

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