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06/03/2008 - 11:25

Gafisa atinge lucro líquido de 89% em 2007

A receita líquida subiu 77%, e os lançamentos cresceram 122% no ano, atingindo R$2,2 bilhões, vendas contratadas subiram 63%, alcançando R$1,6 bilhão. A Companhia registrou margem Ebitda de 15,7% em 2007, fornece guidance de margem Ebitda para 2008, e land bank de R$10,2 bilhões.

São Paulo – A Gafisa S.A. (Bovespa: GFSA3; NYSE: GFA), uma das maiores incorporadoras residenciais do Brasil, anunciou no dia 5 de março (quarta-feira), seus resultados financeiros do ano de 2007 e do quarto trimestre findo em 31 de dezembro de 2007 (4T07). As informações financeiras e operacionais a seguir foram preparadas e apresentadas em Reais (R$) de acordo com as práticas contábeis brasileiras (BR GAAP). As demonstrações financeiras e informações operacionais apresentam os números consolidados da Gafisa e suas subsidiárias, e referem-se à participação da Gafisa em seus empreendimentos.

Resultados de 2007 - A receita operacional líquida, calculada em função do andamento da obra (método PoC – Percentage of Completion), atingiu R$1,172 bilhão, 77% maior que os R$664 milhões registrados em 2006. As vendas contratadas apresentaram um forte crescimento de 63% em relação aos R$995 milhões em 2006, totalizando R$1,6 bilhão.

Os lançamentos atingiram R$2,2 bilhões no ano de 2007, um aumento de 122% em relação a 2006. Aproximadamente 46% dos lançamentos ocorreram durante o quarto trimestre de 2007. A Fit Residencial e Bairro Novo também lançaram seus primeiros empreendimentos em 2007, o que representou 13% do total lançado no período.

O land bank da Gafisa totalizou R$10,2 bilhões no final do ano, composto por 136 diferentes localizações, totalizando aproximadamente 19,2 milhões de metros quadrados. Alinhada a nossa estratégia de diversificação, 42% do land bank consolidado estava localizado fora dos estados Rio Janeiro e São Paulo no final do trimestre.

Em 2007 o Ebitda ajustado totalizou R$183,8 milhões, com uma margem Ebitda de 15,7%. O lucro líquido totalizou R$113,6 milhões, um aumento de 146,7%. Já o lucro líquido ajustado atingiu R$143,8 milhões, um incremento de 89% em relação aos R$76 milhões de 2006.

A Gafisa adota as melhores práticas contábeis do segmento. No 4T07 começamos a capitalizar o custo dos juros das dívidas da empresa e reconhecê-lo com base no método PoC. Portanto, agora contabilizamos as despesas com juros na linha CPV das nossas demonstrações de resultando, o que tem um impacto na nossa margem bruta.

As despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) totalizaram R$192,4 milhões em 2007 enquanto no ano anterior somaram R$103,8 milhões. As despesas gerais e administrativas representaram R$113,1 milhões do total, já em 2006 foram R$52,1 milhões. Este aumento decorre da consolidação da Alphaville e o crescimento da Fit Residencial e Bairro Novo.

Resultados do 4T07 - A receita operacional líquida, calculada em função do andamento da obra (método PoC – Percentage of Completion), atingiu R$372,8 milhões, um aumento de 56% em relação aos R$238,3 milhões do 4T06. Os resultados a serem apropriados em função do andamento da obra (PoC) totalizaram no final do trimestre, R$583 milhões, um crescimento de 96% dos R$298 milhões do 4T06. A margem a apropriar atingiu 38,2%.

Os lançamentos no trimestre atingiram R$1,0 bilhão, um aumento de 176% em relação aos R$374,8 milhões do 4T06.

O Ebitda cresceu 101% em relação ao 4T06, de R$30,5 milhões para R$61,3 milhões. A margem EBITDA atingiu 16,5%. O lucro líquido totalizou R$63,1 milhões em comparação aos R$14,8 milhões do 4T06.

Ao comentar os resultados, Wilson Amaral, CEO da Gafisa, afirmou: “Estou satisfeito com a abordagem disciplinada e profissional desta organização, que nos permitiu alcançar sólidos resultados à medida que criamos uma plataforma estratégica de crescimento futuro. Construímos uma companhia que atende a todos os segmentos sócio-econômicos nas mais variadas regiões do país. A Gafisa, Alphaville, Fit Residencial e Bairro Novo estão todas bem estabelecidas com equipes próprias e dedicadas, especializadas em atender às necessidades dos seus respectivos segmentos sócio-econômicos em 40 cidades distribuídas pelo Brasil.”

“Somos uma das incorporadoras mais diversificadas geograficamente e oferecemos produtos para todos os segmentos sócio-econômicos, o que nos coloca um uma posição privilegiada para continuarmos como uma empresa líder e inovadora no mercado. O nosso land bank atingiu R$10,2 bilhões, distribuído em 136 terrenos diferentes. As vendas contratadas, um forte indicador da habilidade da Gafisa de entregar o produto adequado aos consumidores, tiveram um aumento de 63%, atingindo R$1,6 bilhão em 2007, os lançamentos totalizaram R$2,2 bilhões, um crescimento de 122% em relação ao ano anterior. Com base nas perspectivas atuais do mercado, esperamos entregar R$3 bilhões em lançamentos em 2008, um aumento de 34% em relação ao ano anterior. A nossa margem Ebitda foi de 15,7% em 2007 e esperamos que ela cresça entre 16% e 17% até o final de 2008.”, continua.

Quanto as perspectivas do setor, Amaral enfatiza “as perspectivas para o mercado imobiliário residencial no Brasil permanecem muito positivas para os próximos anos. Com o déficit habitacional brasileiro de aproximadamente oito milhões de moradias e a necessidade de cerca de dois milhões de novas unidades por ano, a demanda permanece forte. E, embora tenham sido concedidos R$25,3[1] bilhões em crédito habitacional em 2007, a demanda por habitação ainda excede a expansão do crédito disponível. Demos passos importantes ao longo do ano e estabelecemos parcerias com o setor bancário público e privado para desenvolver produtos inovadores e facilitar o acesso ao crédito a todos os grupos sócio-econômicos ao mesmo tempo em que criamos modelos que melhorem nossa estrutura de capital. Continuaremos nosso trabalho junto ao setor bancário de forma a aumentar o acesso a financiamentos e atender a grande demanda, principalmente do segmento popular do mercado que continuará a ser uma de nossas prioridades”.

“Em relação à alta demanda por empreendimentos de baixa renda, tive o prazer de anunciar o lançamento do nosso primeiro empreendimento sob a marca Bairro Novo em dezembro, meses antes do planejado. Além disso, a Fit Residencial lançou dez empreendimentos desde a sua constituição no final de março e estamos percebendo uma grande aceitação por parte dos consumidores para este tipo de produto. A Fit já desenvolveu cinco protótipos para projetos futuros e praticamente concluiu o desenvolvimento de sua estrutura corporativa”.

“A forte demanda por nossas ações no ano passado levou à inclusão da Gafisa no Ibovespa, IBrX-50 e MSCI (índice de mercados emergentes). Também fortalecemos o nosso comprometimento com transparência e excelência em governança corporativa; e possuímos em nosso conselho metade de membros independentes. A Gafisa está bem posicionada para atender a este mercado em alta ascensão. As iniciativas que tomamos em 2007 nos permitirão obter resultados sólidos e incrementar o retorno para nossos acionistas pelos próximos anos.”

Outlook - A Gafisa reitera o seu guidance de lançamentos de R$3 bilhões até o final de 2008 para a sua participação nos lançamentos consolidados, sendo que R$2 bilhões devem vir da Gafisa, R$300 milhões da AlphaVille e R$700 milhões da Bairro Novo e da Fit Residencial.

A Companhia espera que a margem Ebitda fique entre 16% e 17% para o ano de 2008.

Perfil da Gafisa - Somos uma das empresas líderes no mercado de incorporação no Brasil com foco no diversificado mercado residencial. Nos últimos 50 anos, fomos reconhecidos como uma das principais incorporadoras com administração profissionalizada do País, tendo concluído e vendido mais de 900 empreendimentos e construído quase 40 milhões de metros quadrados, o que acreditamos ser mais do que qualquer outra incorporadora residencial tenha realizado no Brasil. Acreditamos que a "Gafisa" é uma das marcas mais conhecidas no mercado de incorporação imobiliária, desfrutando de uma reputação de qualidade, consistência e profissionalismo perante potenciais compradores de imóveis, corretores, financiadores, proprietários de terrenos e competidores. | Site: www.gafisa.com.br/ri. [* Fonte: ABECIP, Banco Central do Brasil, CEF e FGV].

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