Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2016 - 10:13

A arte para ser valorizada

Nem só de glamour se faz um artista! No mês em que comemoramos o Dia do Artista, 24 de agosto, nada mais natural que refletimos nosso papel e valor para a cultura de um país e de um povo. Digo isso com toda a convicção, pois são quase duas décadas de carreira, várias exposições em galerias renomadas, horas e mais horas ministrando aulas.

Sou um apaixonado pelas artes plásticas! Dedico meu tempo para expressar-me por meio das telas e tintas. O amor é tão grande que, além de ter feito curadoria para tantas outras mostras, sou um colecionador feroz da arte brasileira. Minha casa é um museu com milhares de obras de diversos artistas, como: Yara Tupynambá, Inimá de Paula, Fernando Pacheco, Léo Brizola, Jorge Cabrera, Bruno Mitre, Rogério Fernandes, Carlos Bracher, Erli Fantini, Mário Mariano, Fátima Pena, Fernando Lucchesi, entre muitos outros.

Quando digo que o trabalho de um artista não é só glamour quero dizer que a grande maioria dos artistas brasileiros passa por um longo caminho até ter o reconhecimento de seu valor, de sua obra. Nas escolas de artes podem ser ensinadas as técnicas, mas a criatividade e o olhar apurado para o mundo à sua volta é intrínseco ao ser, não cabe ser ensinado.

? O que vejo em minhas viagens e pelos meus anos ministrando aulas de arte é que o Brasil é riquíssimo culturalmente! Essa criatividade e olhar apurado pulsam fortemente por aqui. Não precisamos ir muito longe para encontrarmos peças lindíssimas, genuínas representações de nosso povo, de nossa história, de nossa cultura. Os artesãos espalhados por Minas Gerais são provas disso, mas, a grande maioria ficará no anonimato de seus ateliês. São poucos que chegam ao patamar apoteótico de expor em grandes galerias, participar de renomadas feiras ou ter suas obras valendo milhões.

Por isso digo que o universo da arte não é feito só de glamour. É trabalho árduo, dedicação, talento e amor. Quem se aventura nesse mundo, merece meu aplauso! E meu apelo vai aos que comandam o país. Vamos investir e estimular cada dia mais nossos artistas e o público. É preciso valorizar e reconhecer a caminhada de quem faz o cenário cultural do país!

. Por: Glauco Moraes, Artista Plástico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira