Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2016 - 06:46

Mercado financeiro deve estar preparado para norma de previsão de perdas (IFRS-9)

Marcada para vigorar em 2018, a norma IFRS 9 (International Financial Reporting Standards) exige mudanças nos cálculos de previsão de perdas e exige preparação de bancos.

São Paulo — De quanto será o calote? Esse é um dos temas que está movimentando o mercado financeiro devido à criação da norma IFRS 9, que define um novo cálculo matemático, com modelos preditivos, para a previsão de perdas na concessão de crédito, que deve ser adotada por todas as instituições financeiras no mundo até 2018.

Com a missão de criar normas que trazem transparência, responsabilidade e eficiência aos mercados financeiros em todo o mundo, a IRFS 9 tem como objetivo reforçar a comparabilidade e a qualidade da informação financeira internacional, permitindo que investidores e outros participantes do mercado possam tomar decisões econômicas assertivas. A IRFS 9 trata especificamente da previsão de perdas (loss forecast).

Com essa demanda global, a americana FICO (NYSE: FICO), fornecedora de software analítico e de gestão de decisões, se antecipa ao mercado e lança a solução FICO® IFRS 9 Impairment, a fim de ajudar as instituições financeiras a estarem em conformidade com o novo padrão. Instituída pelo Instituto Internacional de Normas Contábeis, IASB na sigla em inglês, a IFRS 9 entrará em vigor em 1º de janeiro de 2018.

De acordo com Alexandre Graff, vice-presidente e gerente geral da FICO para a América Latina, a IFRS tem importância vital para os reguladores de todo o mundo, contribuindo para a eficiência econômica, ajudando os investidores a identificar oportunidades e riscos, e a tomar decisões assertivas sobre alocação de capital. Para as empresas, o uso de uma única linguagem contábil confiável reduz o custo de capital e os custos internacionais.

A solução da FICO abrange quatro etapas para a adequação das instituições financeiras à norma IFRS 9: Avaliação; Desenvolvimento do Modelo; Implementação do Modelo; e Validação. Na Avaliação, é realizada uma análise do estado atual da instituição, e produzido um documento de avaliação, que identifica as lacunas existentes nos dados, modelos, políticas e processos entre a instituição e a IFRS 9.

Na etapa Desenvolvimento do Modelo, a FICO recebe todo o conjunto de dados da empresa e desenvolve os requisitos de modelagem de prejuízo da IFRS 9. Nesta fase são definidas as premissas-chave da norma, como deterioração do crédito, o default, entre outros, utilizando o modelo customizado de Probabilidade de Default (PD), desenvolvido pela empresa a partir das informações dos bureaus de dados e das variáveis das instituições.

Na fase seguinte, Implementação do Modelo, a FICO implementa e configura os modelos e todos os critérios de decisão em uma completa solução de processamento de dados e cálculos. Na última etapa de Validação, a FICO trabalha com dois modelos de validação. Em um deles, a própria instituição realiza os testes de validação, com o suporte e a tecnologia da FICO; no outro modelo, a FICO conduz os testes de validação, que servem para garantir o desempenho do modelo.

Atualmente, a FICO possui mais de 20 projetos em todo o mundo com a solução IFRS 9 Impairment Solution, em países como Canadá, Peru, México, Nova Zelândia e no Reino Unido. A empresa também participa ativamente das discussões da indústria, incluindo conversas com a equipe ealta cúpula do IASB.

A FICO — Com sede no Silicon Valley, EUA, a FICO™ (NYSE:FICO) é uma empresa líder no setor de software analítico que ajuda empresas em mais de 90 países a tomar melhores decisões para impulsionar maiores níveis de crescimento, lucratividade e satisfação do cliente. O seu uso inovador do Big Data e dos algoritmos matemáticos para predizer o comportamento do cliente transformou indústrias inteiras. A FICO oferece software e ferramentas analíticas utilizados em diferentes indústrias para gerenciar riscos, combater fraudes, construir relacionamentos mais lucrativos com os clientes, otimizar operações e atender a regulamentações governamentais rigorosas. Muitos de nossos produtos são adotados por indústrias inteiras – como o FICO® Score, medida padrão de risco de crédito do consumidor nos Estados Unidos. As soluções da FICO alavancam padrões de código aberto e computação em nuvem para maximizar flexibilidade, velocidade de implementação e reduzir de custos. A empresa também ajuda milhões de pessoas a gerenciar a saúde de seu crédito pessoal. Fundada em 1956, a FICO introduziu soluções analíticas, como o score de crédito, que tornaram o crédito mais amplamente disponível, não somente nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. Somos pioneiros no desenvolvimento e aplicação de tecnologias críticas por trás do gerenciamento de decisões. Elas incluem analíticos preditivos, gerenciamento de regras de negócio e otimização. Utilizamos essas tecnologias para ajudar as empresas a aprimorar a precisão, consistência e agilidade de suas decisões complexas e de grande volume.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira