Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2016 - 06:46

Marinha discute parcerias com Itaipu na área de ciência e tecnologia


Contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier e comitiva conheceram o Programa Veículo Elétrico e projetos desenvolvidos no PTI.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, conheceu no dia 24 de agosto (quarta-feira), em Foz do Iguaçu (PR), uma série de projetos desenvolvidos por Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). O objetivo da visita foi avaliar parcerias entre Itaipu, Fundação PTI e Marinha do Brasil na área de ciência e tecnologia, com ênfase em mobilidade elétrica e armazenamento de energia.

Ainda pela manhã, o grupo conheceu o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE) – o galpão G G5, local onde é desenvolvido o Programa Veículo Elétrico (VE).

O contra-almirante e comitiva foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e pelo chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Carlos Roberto Sucha. O diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, participou das reuniões.

Ele também foi informado sobre o andamento da parceria entre Itaipu, FPTI e Exército Brasileiro na área de armazenamento de energia. Essa mesma tecnologia poderá beneficiar instalações da Marinha.

À tarde, a comitiva participou de encontros no PTI. A comitiva conheceu os laboratórios de hidrogênio e de bateria, o Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) e o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (CEAPE²).

No dia 23 (terça-feira), Itaipu também recebeu o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), general Juarez Aparecido de Paula Cunha, e comitiva.

A Itaipu —Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,37 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira