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06/03/2008 - 11:34

Lucro do Mercantil do Brasil cresce 86% em 2007

Expansão da carteira comercial foi a principal responsável pelo excelente desempenho da instituição no ano passado .

Todos os principais indicadores do Banco Mercantil do Brasil apresentaram desempenho positivo em 2007, é o que mostra o balanço contábil que será publicado nesta quinta-feira (06/03). A instituição financeira fechou o ano com lucro líquido de R$ 36,723 milhões, crescimento de 86% em relação a 2006. As operações de crédito cresceram 34%, passando de R$ 2,779 bilhões para R$ 3,720 bilhões. Os depósitos a prazo, principal funding do Banco, passaram de R$ 2,093 bilhões para R$ 2,415 bilhões – crescimento de 15% e os ativos totais atingiram R$ 7,247 bilhões, representando aumento de 30% em relação ao ano anterior.

As emissões externas do Mercantil do Brasil também foram destaques em 2007 - cresceram 117%, saindo de R$ 382,852 milhões, em 2006, para R$ 830,376 milhões. Em novembro, o Banco fez sua maior captação externa no valor de US$ 175 milhões, tornando-se a primeira instituição financeira da América Latina a emitir títulos de dívida externa, desde o começo da crise de liquidez do mercado internacional iniciada no ano passado.

Os bons resultados alcançados pelo Mercantil do Brasil em 2007, de acordo com o diretor executivo do Banco, André Brasil, resultam de uma estratégia adequada, que teve como foco a segmentação e conseqüente especialização da área comercial da instituição; o investimento na expansão da carteira de crédito, especialmente no crédito consignado e no financiamento de veículos; o investimento em tecnologia e na melhoria dos processos internos, assim como uma ênfase na projeção da imagem institucional do Banco. “Tudo isso, aliado ao crescimento econômico do país em 2007, possibilitou alcançarmos um desempenho acima das expectativas iniciais”, afirma.

Financiamento de veículos e crédito consignado - Desde 2006, o Mercantil do Brasil vem investindo fortemente no crescimento de sua carteira comercial, especialmente nas operações de crédito direcionadas à pessoa física, com foco em crédito pessoal, crédito consignado e financiamento de veículos. Essas linhas foram as que apresentaram melhores desempenhos em 2007.

As operações de financiamento de veículos estão concentradas na modalidade CDC e tiveram crescimento de 87% em 2007. Atualmente, o financiamento de veículos representa 13% da carteira total de crédito do Banco. A intenção da instituição é dobrar o volume de operações de financiamento de veículos em 2008. “Após consolidarmos nossa operação dentro do estado de Minas Gerais, agora estamos concentrando nossos esforços em novas frentes em outros estados”, afirma o diretor. O foco das linhas de financiamento do Mercantil do Brasil é veículos leves (automóveis e utilitários) e veículos pesados (caminhões, ônibus e equipamentos rodantes).

Segundo André Brasil, o expressivo aumento da carteira de financiamento de veículos se deve ao forte crescimento do mercado de automóveis no Brasil, acompanhado de uma série de ações internas de melhoria de processos voltados para o negócio. “Passamos a ter uma postura mais agressiva no mercado, desde taxas mais atrativas até a expansão de nossa estrutura comercial com a contratação de profissionais com grande conhecimento no segmento”, afirma. Além disso, a instituição desenvolveu diversas estratégias de marketing para vincular o nome Mercantil do Brasil ao negócio de financiamento de veículos, o que terá continuidade em 2008.

Já as operações de crédito consignado do Banco cresceram 63% em 2007. Atualmente, o crédito consignado representa cerca de 15% da carteira total de crédito da instituição. A meta é aumentar o volume da carteira em 30% em 2008. “Nosso objetivo é continuar expandindo a base de convênios e de correspondentes no segmento público, em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal), principalmente, em praças onde ainda não atuamos ou onde nosso produto ainda não está consolidado”, afirma Brasil. Mantendo o foco nesses negócios estratégicos e também nas operações realizadas com os correntistas, através da rede de 168 agências, o Mercantil do Brasil espera repetir em 2008 o ótimo desempenho de 2007 no segmento de pessoas físicas, quando obteve um crescimento de 59%.

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