Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2016 - 07:53

Tocha Paralímpica é acesa em Brasília. Revezamento começa dia 1º de setembro

Chama foi acesa pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, e entregue ao campeão paralímpico Yohansson do Nascimento

A uma semana do início do revezamento da Tocha Paralímpica, o símbolo de paz entre as nações foi aceso no dia 25 de agosto ( quinta-feira), no Palácio do Planalto, em Brasília. A tocha foi acesa pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, que passou em seguida a chama para o campeão paralímpico Yohansson do Nascimento, representante dos atletas. Coube ao campeão passar a chama para a lanterna que vai preservar o fogo até o início do revezamento, que começa no dia 1º de setembro(quinta-feira).

Com a missão de emocionar o Brasil, mais de 700 pessoas irão conduzir a Tocha Paralímpica nas cinco Regiões do país até a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, no dia 7 de agosto. O símbolo vai passar por Brasília, Belém, Natal, São Paulo e Joinvile, além da capital fluminense, sede da competição.

Durante a cerimônia, o presidente Michel Temer confirmou presença na abertura dos Jogos. “É com muita emoção que falo que irei à abertura dos Jogos Paralímpicos, independentemente da minha posição. O mundo todo tirou o chapéu para o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos, evento que ganhou o aplauso internacional. É com imensa alegria que nós recebemos agora os nossos atletas paralímpicos”, frisou.

Assim como nos Jogos Olímpicos, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, garantiu que o governo terá o mesmo empenho na realização dos Jogos Paralímpicos. “Fruto da decisão acertada do presidente Temer, toda a equipe do governo federal não mediu esforços para o sucesso dos Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que o mesmo acontecerá para termos sucesso nos Jogos Paralímpicos”, revelou.

Para Picciani, ao acender a chama que simboliza o espírito paralímpico, o país terá a oportunidade de congraçamento entre as nações, na busca de um mundo melhor. “O Brasil nos próximos dias voltará a ter a atenção de todo o mundo. Isso começa agora, com a cerimônia de acendimento da Chama Paralímpica. O Ministério do Esporte tem uma parceria longa com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Cerca 90% dos 285 atletas da delegação brasileira nos Jogos contam com apoio do governo federal. Nós queremos ampliar o apoio, e esse será o caminho após Jogos”, disse.

O presidente do CPB, Andrew Parsons, ressaltou que o primeiro recorde dos Jogos Paralímpicos já foi registrado. “Ontem foram vendidos 145 mil ingressos para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O primeiro recorde foi realizado pela população brasileira. Agora, está chegando a hora de ver os recordes dos atletas que estão treinando em São Paulo no Centro Paralímpico”, acentuou.

Na reta final de preparação para os Jogos, Andrew Parsons agradeceu o apoio do governo federal. “Em um país com 48 milhões de pessoas com deficiência, o governo tem a sensibilidade de apoiar o evento. Os Jogos são um catalisador de mudanças que transformam a percepção da sociedade como um todo em relação às pessoas com deficiência. Nós precisamos mudar a nossa relação com o mundo, precisamos não só tolerar a diferença, mas respeitar e valorizar a diferença”, enfatizou.

Para o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, Carlos Arthur Nuzman, o Brasil está preparado para receber os melhores atletas do mundo. “As instalações paralímpicas estão prontas, com acessibilidade. As principais competições terão narração audio-descritiva dos esportes. A Vila Paralímpica terá mais de 700 apartamentos com acessibilidade total, e atletas e visitantes terão nas instalações serviços especiais de mobilidade. Pela primeira vez na história dos Jogos todas as instalações terão piso alerta”, acrescentou.

Cerimônia de Recepção da Tocha Paralímpica — Com quatro medalhas dos Jogos Paralímpicos na carreira, Yohansson foi o representante dos atletas. Ele não escondeu a felicidade em fazer parte da festa. “Aqui é o pontapé inicial para o início das Paralimpíadas. Estou bem empolgado e todos os atletas estão confiantes de que vamos fazer sucesso no Rio”, comemorou.

Os atletas brasileiros estão na fase final de preparação para os Jogos. Yohansson considera o evento de acendimento da tocha a oportunidade para a população brasileira entrar no clima do evento. “É um aquecimento para os Jogos. O revezamento é bom para dar mais visibilidade para o esporte paralímpico, não só quando começar o evento no dia 7 de setembro”, destacou.

A cerimônia de acendimento da Tocha Paralímpica contou ainda com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, de atletas de projetos paralímpicos e demais autoridades. | Breno Barros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira