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26/08/2016 - 07:53

Rua do Alecrim lança azeite com design do artista plástico Guilherme Kramer


Criado em parceria com produtor Prosperato (RS), novo “Azeite da Rua” traz variedades de frutos até agora inéditos no país, com gravuras inspiradas nas jovens oliveiras brasileiras .

A Rua do Alecrim Azeites e Gastronomia acaba de lançar a edição 2016 de seu azeite de marca própria, inspirada no mundo das artes plásticas. A nova linha do Azeite da Rua foi desenvolvida com o Prosperato, de Caçapava do Sul (RS), primeiro produtor brasileiro premiado em competições internacionais.

Autor da série “Territórios Mentais”, o artista plástico paulistano Guilherme Kramer aceitou o desafio de traduzir em arte o esforço da nova geração de produtores em construir do zero uma indústria de azeites de alto perfil no Brasil. Nos rótulos, caixas e materiais visuais da coleção, a imensidão do Pampa, as montanhas da Serra da Mantiqueira, os campos de oliveiras e trabalhadores na colheita são “descobertos” por olhos e bocas que admiram um novo fruto brotando na paisagem brasileira.

“Nesse trabalho em nanquim sobre papel, procurei transformar os lugares e seus significados, numa mistura de veias e galhos, texturas e expressões, retratando o azeite brasileiro pelas imagens do subconsciente”, explica Kramer.

Blends inéditos — Dentro das garrafas, o Azeite da Rua também traz novidades na jovem produção nacional. Os blends, desenvolvidos com exclusivamente para a marca, trazem duas variedades de azeitonas plantadas até agora em caráter experimental no país e inéditas para o consumidor: a Galega portuguesa e a Picual espanhola.

A série é composta de dois rótulos, começando pelo azeite Clássico, de sabor suave, composto em 60% de olivas Galega e 40% de Arbequina, variedade originária da Catalunha. Por último vem o azeite Picante, de sabor intenso, com 50% de Picual espanhola e 50% de Koroneiki, de origem grega.

Em maio de 2016, o monovarietal Koroneiki do Prosperato conquistou Medalha de Prata no Concurso Internacional de Azeites de Domina, em Salerno (Itália), colocando pela primeira vez o Brasil no mapa das premiações internacionais.

“Com esta produção para a Rua do Alecrim, conseguimos entender melhor o processo de colheita e extração das novas variedades e sua qualidade na elaboração dos blends. A Galega deu mais estabilidade e elegância ao produto, enquanto a combinação da Picual com a Koroneiki resultou em um azeite bastante complexo em aromas e sabores, o que é perfeito para o uso na gastronomia”, explica o produto Rafael Marchetti, do Prosperato. A partir dos primeiros resultados, o objetivo é expandir o plantio das novas variedades já neste ano.

Os novos azeites estão disponíveis no ecommerce www.ruadoalecrim.com.br para todo o Brasil e na loja física, em São Paulo. O preço é de R$ 47,90 por unidade 250 ml, R$ 89,80 na dupla e R$ 129 na caixa comemorativa “Azeites do Brasil”, com gravuras do artista Guilherme Kramer.

Vinagres e Temperos – Além do azeite, a Rua do Alecrim também está expandindo sua linha própria de gastronomia, inspirada em sabores brasileiros. Entre as novidades estão temperos como Urucum Picante, Açafrão da Terra Picante, Sal Rosa do Himalaia com Aroeira, Mix Brasil para marinados e sua já tradicional linha de vinagres de frutas com Graviola, Acerola, Manga e Framboesa.

Sobre a Rua do Alecrim — Fundada em 2012, a Rua do Alecrim Azeites e Gastronomia é a primeira loja online especializada em azeites de alto perfil no Brasil. O portfólio inclui mais de 60 rótulos, além de livraria gastronômica, e mais de 400 artigos, como vinhos, sais, temperos, massas, arrozes, farinhas italianas, queijos e embutidos artesanais. Também realiza regularmente cursos sobre azeites e atua no mercado corporativo com a realização de eventos e kits gastronômicos personalizados. | www.ruadoalecrim.com.br.

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