Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2008 - 11:50

Presidente da UNICA discursa sobre os benefícios do etanol na Plenária para Ministros, na WIREC 2008

Marcos Jank falou a ministros de Estado, CEOs e outros formadores de opinião no painel promovido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

São Paulo - O presidente da UNICA, Marcos Sawaya Jank, discursou hoje a uma platéia composta por autoridades governamentais de diversos países, empresários e lideranças internacionais, em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Durante a Plenária Ministerial promovida pelo Departamento de Estado dos EUA, Jank falou sobre as vantagens competitivas que a cana-de-açúcar tem sobre as outras matérias-primas utilizadas na produção do etanol.

De acordo com o presidente da UNICA, o balanço energético do etanol brasileiro é quatro vezes e meia melhor do que o do etanol produzido a partir de trigo ou beterraba e quase sete vezes mais eficiente do que o etanol de milho. "Como resultado, o etanol brasileiro reduz em até 90% as emissões de gases de efeito estufa em comparação com a gasolina", completou. "Devemos lembrar ainda que, com uma finita, senão minguante, reserva de combustíveis fósseis que emitem carbono removido há milhões de anos, cortar as emissões hoje é uma obrigação moral de nossa geração".

Depois de apresentar um breve histórico sobre quase meio milênio de cultivo de cana-de-açúcar no Brasil, o presidente da UNICA apontou os avanços atingidos nos últimos 30 anos, graças aos pesados investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados pelo setor privado e pelo governo do País. "Hoje a cana não é apenas responsável pela produção de açúcar, mas também por uma variedade de outros produtos, como o etanol usado como combustível para carros, o que está rompendo com a dependência exclusiva dos combustíveis fósseis", declarou Jank.

Além de açúcar e etanol, o presidente da UNICA lembrou que há mais uma conquista sendo atingida pelo setor sucroalcooleiro para incrementar ainda mais a matriz energética brasileira. "A cana-de-açúcar está começando a prover energia elétrica, exatamente no momento em que está sendo necessário energizar o crescimento econômico do Brasil", acrescentou. Leia a íntegra do discurso de Marcos Jank no site www.unica.com.br.

A UNICA participa do evento WIREC 2008 dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo. As duas entidades assinaram convênio que prevê investimentos compartilhados no valor de R$ 16,5 milhões até o final de 2009.

A WIREC 2008 -Autoridades governamentais de diversos países, empresários e lideranças internacionais estão discutindo as alternativas renováveis de energia durante o Washington International Renewable Energy Conference (WIREC 2008), evento que está sendo realizado na capital dos Estados Unidos, Washington. A UNICA participa ativamente no evento por meio de palestras e de um stand no pavilhão de exposições, onde mostra seu trabalho como principal representante do setor sucroalcooleiro no Brasil e as vantagens comparativas da produção de etanol a partir de cana-de-açúcar.

O evento, organizado pelo governo americano, conta com delegações de diversos países, lideradas por ministros de Estado. A reunião com ministros tem em pauta temas como Agricultura e Desenvolvimento Rural; Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico; Financiamento; e Abertura de Novos Mercados.

Perfil da UNICA - A UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar e etanol da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo, que representa 60% da produção nacional. Junto às 107 associadas desenvolve sólido trabalho em benefício da indústria nacional de açúcar e etanol. As usinas que fazem parte do quadro de associados da Unica são responsáveis por cerca de 50% da produção nacional de cana. Na safra 2006/2007, o Brasil produziu 425 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 29,8 milhões de toneladas de açúcar e 17,7 bilhões de litros de álcool. Para a safra 2007/2008 as estimativas são de uma produção de 487 milhões de toneladas de cana, 30.6 milhões de toneladas de açúcar e 22 bilhões de litros de álcool.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira