Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2016 - 09:03

Maquete tátil do Parque Olímpico continuará em exposição durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016

A maquete tátil do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, permanecerá exposta na mega store do principal espaço de competições esportivas durante a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, de 7 a 18 de setembro. A maquete tem área de 1,3 metro quadrado, enquanto o Parque Olímpico ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados. A escala utilizada é de 1 para 750. Estão representados na maquete, em formato de triângulo, as nove arenas esportivas (Arenas Cariocas 1, 2 e 3, Arena do Futuro, Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo, Parque Aquático Maria Lenk e Arena Rio), o Centro Principal de Imprensa (MPC), o Centro Internacional de Transmissão (IBC) e o hotel. No Parque Olímpico, serão disputadas nove modalidades paralímpicas.

O principal diferencial da maquete tátil é possibilitar que pessoas com deficiência visual sintam como será o Parque Olímpico através do tato. Com a maquete, o público pode passear pelo parque em uma versão fiel reduzida, real e não virtual. O objetivo é fazer com que os deficientes visuais possam reconhecer as ruas, a lagoa, a vegetação e as arenas.

Criada pelo arquiteto Flávio Papi, a maquete tem base de madeira e MDF, os prédios e instalações olímpicas foram feitos em acrílico, chapa de PVC e madeira também. Na maquete é possível perceber três texturas diferentes. A lisa (com tinta de verniz) usada no espelho d'água da Lagoa de Jacarepaguá; a lisa usada no asfalto e no cimento; e a áspera, usada na área verde. Para fazer a vegetação, Papi e sua equipe utilizaram miçangas de tamanhos diferentes e esferas pequenas de plástico, que foram presas com pequenos pregos e alfinetes.

A principal preocupação foi não deixar pontas que pudessem machucar os deficientes visuais. Por isso, os postes da maquete, que seriam muito finos, foram eliminados. Já as arenas que têm estruturas em cima, como o Estádio Aquático, o Parque Aquático Maria Lenk e o Velódromo, foram engrossadas, para não ficarem agressivas no tato. A questão da resistência também foi considerada no acabamento com o uso de tinta de pintura de piso em vez de tinta látex comum usada para pintar paredes. Outro recurso de acessibilidade da maquete são as placas de identificação das instalações do Parque Olímpico em braile,?sistema de leitura pelo tato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira