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07/03/2008 - 09:43

Grupo Medial registra lucro líquido de R$ 73,5 milhões em 2007

São Paulo – A Medial Saúde (Bovespa: MEDI3), uma das maiores operadoras de medicina em grupo do Brasil, anuncia os resultados financeiros do quarto trimestre de 2007 (4T07) e do período de doze meses encerrado em 31 de dezembro de 2007.

O lucro líquido ajustado foi de R$ 73,5 milhões, o que representa um crescimento de 28,5% em relação a 2006. No 4T07, o lucro líquido ajustado foi de R$ 21,9 milhões, 30,4% superior ao mesmo período do ano anterior.

No 4T07 as contraprestações líquidas, que incluem receitas de planos médico-hospitalares e planos odontológicos, totalizaram R$ 445 milhões, variação de 43,9% em relação ao 4T06. A linha “outras receitas”, que engloba principalmente receitas de serviços hospitalares realizados para outros planos médico-hospitalares, registrou um aumento de 67,1% em relação ao mesmo período de 2006, totalizando R$ 14,2 milhões. Já para o ano de 2007, a receita total foi de R$ 1.632,9 milhões (1,6 bilhão), acréscimo de 39,5% em relação ao ano anterior, e as contraprestações líquidas, impulsionadas pelo crescimento de 48,5% no número de beneficiários, totalizaram R$ 1.583,9 milhões (1,5 bilhão), aumento de 39,7% em relação a 2006.

A sinistralidade dos planos médico-hospitalares no 4T07, excluindo eventos não-recorrentes, foi de 69,1% no trimestre, redução de 5,7 pontos percentuais em relação ao 4T06. Em 2007, a sinistralidade, excluindo eventos não-recorrentes, foi de 73,0%, 0,7 ponto percentual inferior a de 2006.

O EBITDA* ajustado do 4T07 foi de R$ 29,4 milhões, resultado 88,5% superior ao apresentado no igual período de 2006. Esse resultado exclui eventos não-recorrentes relativos à aquisição da Amesp e despesas com reestruturações no valor total de R$ 11,6 milhões. Considerando tais eventos, o EBITDA é de R$ 17,8 milhões no trimestre. Já o EBITDA ajustado, para o ano de 2007, foi de R$ 78,1 milhões, aumento de 13,4% à 2006.

Síntese de 2007 - O número de beneficiários dos planos médico-hospitalares da empresa cresceu 48,5%, atingindo 1,4 bilhão e a rede própria praticamente dobrou de tamanho, totalizando 10 hospitais e 43 centros-médicos. Além disso, foi criada a unidade de medicina diagnóstica e expandida a linha de produtos por meio da criação de planos odontológicos.

A Companhia implementou a estratégia de negócios que baseou a captação de recursos no mercado: cresceu organicamente as operações de planos médico-hospitalares com disciplina de preços, expandiu a rede própria e a linha de produtos, realizou aquisições de forma seletiva, desenvolveu novos negócios, investiu em processos e tecnologia da informação para otimizar as operações e iniciou o reposicionamento da imagem institucional.

Ao final de 2007, todas as novas unidades de negócio do Grupo Medial: planos médico-hospitalares Medial e Amesp, planos odontológicos, medicina diagnóstica e hospitais, já se encontravam em operação e com todas as áreas de apoio administrativo consolidadas.

Em novembro, as carteiras de planos médico-hospitalares da Amesp e planos odontológicos da E-Nova migraram para a carteira da Medial Saúde. Algumas alterações de natureza jurídico-institucional ainda estão em andamento, de modo a permitir que, a partir do segundo trimestre de 2008, a Companhia passe a reportar formalmente os resultados em três empresas: operadora de planos médico-hospitalares e odontológicos, hospitais e medicina diagnóstica.

No mesmo mês, a Medial Saúde inaugurou mais uma unidade de retaguarda hospitalar, que dispõe de 27 novos leitos de UTI, na região do ABC paulista. Em dezembro, a Companhia adquiriu um terreno com área de 8.500 m2 na zona leste de São Paulo para construção de um pronto-atendimento, ainda em 2008, e, posteriormente, um novo hospital. A Medial adquiriu ainda o imóvel onde funciona o Hospital Iguatemi.

Novas unidades de atendimento em São Paulo também estão sendo construídas: um hospital com 320 leitos na região da Avenida Paulista e outro hospital na região da Avenida Giovanni Gronchi com 350 leitos.

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