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06/09/2016 - 08:17

Brasileiros acreditam que os jogos mudaram a imagem do País para melhor, aponta pesquisa da Millward Brown

Estudo nacional foi feito logo após o fim do evento e evidencia a aprovação dos brasileiros.

São Paulo — A Millward Brown, líder mundial em ajudar empresas a construírem grandes marcas divulga hoje pesquisa de opinião sobre os jogos Rio 2016 que utilizou metodologia quantitativa para apontar qual o sentimento dos brasileiros com a realização do evento.

Se antes havia dúvidas sobre o sucesso do evento e a imagem do Brasil, a pesquisa mostra que os brasileiros acompanharam e aprovaram os jogos. A começar pela abertura — a maioria dos entrevistados assistiu boa parte (34%) ou toda a cerimônia (31%). E 72% gostaram muito do que viram. Sobre as atrações, 63% dos entrevistados gostaram do show de fogos de artificio, 58% dos desfiles dos atletas e 57% do desfile da modelo Gisele Bündchen. Os entrevistados também mencionaram a delegação dos refugiados (42%) e as festas populares do Brasil (29%) como seus momentos favoritos.

Quando perguntados sobre o desempenho dos atletas brasileiros, que superaram as expectativas durante os jogos, 38% dos entrevistados apontou o boxe como esporte que mais se destacou, empatado com o salto com vara (38%). A canoagem (36%) e o futebol feminino (32%) também superaram as expectativas.

O legado para a cidade do Rio de Janeiro também ficou evidente após a realização dos jogos. Vale destacar que 70% dos entrevistados apontaram a ampliação do metro como o legado mais importante deixado para o Rio de Janeiro. Empatados, a Vila Olímpica e o VLT foram citados por 51% das pessoas consultadas, sendo que 49% acreditam que o maior legado é a estrutura viária que liga a Barra ao centro da cidade.

Os entrevistados foram perguntados ainda sobre o desempenho geral do Brasil na realização do evento e 35% apontaram que ficou dentro das expectativas, enquanto 18% apontou que ficou acima das expectativas. Quando perguntado se o evento mudou a imagem do Brasil, 42% apontou que a imagem mudou para melhor e 37% disseram que não mudou nada.

Patrocinadoras — A pesquisa também levantou a associação das marcas com o patrocínio dos jogos. Bradesco (59%) e Coca-Cola (57%) foram apontados pela maioria dos entrevistados espontaneamente como marcas patrocinadoras. Na sequência temos Samsung (28%), Visa (23%), Claro (22%), Nissan (20%), Correios (18%), Mc Donald’s (15%) e, P&G (12%), o que demonstra que os diversos tipos de patrocínios resultaram numa boa e positiva associação com os jogos Olímpicos.

Sobre o estudo — Foram entrevistadas 400 pessoas, homens e mulheres com mais de 16 anos, classe A, B e C. A amostra nacional foi distribuída de acordo com a população e foi feita em agosto de 2016, logo após o fim dos jogos. Do total, 51% eram do público feminino e 49% masculino. 29% com idade entre 25 a 35 anos e 50% da região sudeste.

Perfil — Millward Brown é a agência de pesquisa de mercado líder global em avaliação publicitária, comunicação estratégica, mídia e Brand Equity. A Millward Brown ajuda a seus clientes a desenvolver suas marcas através de uma análise completa apoiados por estudos e soluções quantitativas e qualitativas. Entre suas práticas globais especializadas, estão a Millward Brown Digital (líder em eficiência e inteligência digital), Firefly Millward Brown (rede global qualitativa), Práticas de Neurociência (utilizando a neurociência para otimizar o valor das técnicas tradicionais de Pesquisa) e Millward Brown Vermeer (consultoria estratégica que ajuda as empresas a maximizar seus retornos sobre o investimento em marcas e marketing). Millward Brown opera em mais de 55 países e é parte da Kantar, divisão de inteligência de mercado da WPP. | www.millwardbrown.com

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A Kantar é uma divisão da WPP especializada na gestão de investimento em informação e uma das maiores empresas do mundo de informação e consultoria. Através da combinação do talento das suas 12 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights precisos para a comunidade empresarial mundial. Seus 30.000 colaboradores trabalham em 100 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes ideias de negócios a qualquer ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. | www.kantar.com.

WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com contas de US$ 73 bilhões e receitas de US$ 19 bilhões. Através de suas empresas operacionais, o Grupo fornece uma gama abrangente de serviços de publicidade e marketing, incluindo a gestão de publicidade e meios de investimento; gestão de investimentos de dados; relações públicas e public affairs; branding & identidade; comunicações em saúde; direta, digital, promoção e marketing de relacionamento e comunicações especializadas. A companhia emprega 194.000 pessoas (incluindo associados e investimentos) em mais de 3.000 escritórios em todos os 112 países. Para mais informações, visite www.wpp.com. A WPP foi nomeada Holding Company of the Year no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2015 pelo quinto ano consecutivo. A WPP também foi nomeada, pelo quinto ano consecutivo, a mais eficaz Holding Company no Índice de 2016 Effie Effectiveness, que reconhece a eficácia das comunicações de marketing. Em 2016 a WPP foi reconhecida pela Warc 100 como a Top Holding Company do mundo (concorrendo pelo segundo ano).

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