Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2016 - 08:23

Você sabe qual é a diferença de um graute epóxi e um graute cimentício?

A MC, empresa líder no desenvolvimento de soluções para obras de infraestrutura, edificação e indústria, possui uma extensa linha de grautes. De acordo com Marina Mendonça, engenheira e gerente de produto da MC no Brasil, os grautes são destinados ao preenchimento de vazios com obstáculos (como armaduras e tubulações), em locais de difícil acesso.

“Por possuírem uma consistência fluída e auto-adensável, a necessidade da vibração é descartada e há a garantia de que no lançamento, todos os obstáculos serão vencidos e a cavidade preenchida corretamente. Desta forma, a estrutura tem de volta sua integridade e durabilidade”, explica.

Atualmente, existem dois tipos de grautes disponíveis para obras, o cimentícios e epóxi. Mas, como escolher o melhor produto para uma determinada obra?

O graute cimentício possui agregados miúdos e aglomerantes, tais como cimento, aditivos e adições e quando entram em contato com a água, inicia-se o processo de hidratação e formação de subprodutos ligados diretamente ao desempenho. Seu pico ocorre aos 28 dias, podendo se estender aos 90 dias ou mais.

Já o graute epóxi é um produto fluido de retração nula, que possui em sua fórmula três componentes, tais como resina epóxi, catalisador e agregados inertes. A cadeia epoxídica constitui uma família de materiais polméricos termoedurecedores, não dando origem a subprodutos de reação durante sua cura. O pico de sua reação é em apenas sete dias.

Porém, as características destas tecnologias vão além do tempo ou do tipo de reação química. O módulo de deformação é o maior diferencial entre os dois produtos.

“Enquanto no graute cimentício de 50 MPa encontra-se facilmente 35 GPa, o graute expóxi com 100 MPa encontra-se aproximadamente 20 GPa. Isto significa que a resiliência de um graute epóxi é extremamente superior a de um graute cimentício. Por isso é compreensível que para um projeto com cargas cíclicas, como base de trilhos, por exemplo, o graute epóxi é a melhor a solução a ser escolhida”, enfatiza.

A MC oferece ao mercado tanto grautes cimentícios quanto grautes epóxi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira