Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2008 - 10:18

COB fará de Macau a principal base de aclimatação para Pequim

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as Confederações Olímpicas já definiram os locais e datas do período de aclimatação da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Atletismo e natação, as duas equipes mais numerosas da delegação, farão os preparativos finais para a participação nos Jogos Olímpicos em Macau, na costa sudeste da China. Macau foi escolhida por apresentar instalações esportivas de ótimo nível e clima subtropical úmido, parecido com o de Pequim. Outras equipes participarão do processo de aclimatação em alguns dos principais centros de referência em suas respectivas modalidades, em países da Europa e Ásia.

A definição dos locais de treinamento foi feita pelas Confederações Brasileiras Olímpicas com o aval do COB. “O processo de aclimatação é fundamental devido à diferença de 11 horas entre os fusos-horários de Brasil e China. As modalidades que decidiram ir direto para a China chegarão com boa antecedência a Pequim para quebrar o efeito do jet lag”, explica o gerente geral do Departamento Técnico do COB, José Roberto Perillier.

O Comitê Olímpico Brasileiro montará uma base de apoio aos atletas em Macau. Os I Jogos da Lusofonia, realizados em 2006, serviram como referência para a adoção de Macau como a principal base de aclimatação do COB antes dos Jogos Olímpicos. As modernas piscinas e a pista de atletismo do Estádio de Macau apresentam condições ideais para os treinamentos dos atletas. Além disso, o clima, com temperaturas em torno de 22º C e 30º C, a rede hoteleira privilegiada e o idioma (português e o chinês são os oficiais) colaboraram para a escolha.

Os primeiros a desembarcar em Macau serão os nadadores da equipe brasileira, no dia 24 de julho, onde ficam até o dia 4 de agosto. O atletismo treinará do dia 1º ao dia 8 de agosto, também na península. “Temos a facilidade de já conhecermos o local por termos competido em Macau, nos Jogos da Lusofonia, onde ficamos em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Nossos atletas utilizarão instalações de ótimo nível”, afirma o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Como este período de aclimatação é descentralizado, algumas Confederações optaram por outros centros de destaque internacional para a preparação final de suas equipes. “Para Sydney-2000 optamos por um período de aclimatação em Canberra, levando os integrantes da delegação brasileira para um único local. Em Atenas-04 resolvemos polarizar a aclimatação e o aprimoramento final das equipes em vários centros. Desta vez, para Pequim-08, optamos pelo equilíbrio entre as duas experiências”, disse o chefe da Missão Brasileira, Marcus Vinícius Freire.

O Japão será o local de treinamento para três modalidades: ginástica artística (de 22 de julho a 2 de agosto), vôlei de quadra (de 30 de julho a 5 de agosto) e judô (de 27 de julho a 7 de agosto).

As equipes masculinas e femininas de handebol, assim como as de taekwondo farão os últimos preparativos na Coréia do Sul. O handebol treinará no país entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, e o taekwondo entre os dias 4 e 15 de agosto.

No hipismo, as equipes de adestramento, saltos e concurso completo de equitação (CCE) farão o “polimento” dos cavaleiros e dos animais na Europa, com base em Aachen, na Alemanha. As equipes farão treinamentos itinerantes na Alemanha, Bélgica e França. Ao todo, os cavaleiros do Brasil levarão 12 ou 13 cavalos para os Jogos Olímpicos. Os animais procedentes do Brasil deixarão o país em maio rumo à Ásia. Os outros animais partirão da Europa para Hong Kong, onde serão disputadas as competições de hipismo dos Jogos Olímpicos. Como de praxe, haverá uma quarentena no período que antecede a disputa olímpica.

Os velejadores farão uma preparação descentralizada. Os barcos brasileiros sairão do Brasil em maio, junto com os botes de apoio e de competição. Os barcos que se encontram na Europa, na base brasileira do Lago Di Como, na Itália, desembarcam na China em junho. Os atletas treinarão em Quingdao, sede da vela nos Jogos, já no mês de junho, e depois voltarão ao Brasil antes de retornarem definitivamente à China para a competição. Existe um outro grupo de velejadores que chegará à China no dia 20 de julho. Os barcos ficarão em uma Marina alugada e os atletas alojados em hotéis, onde permanecerão até o dia 27 de julho, quando abrirá a Vila Olímpica de Quingdao. *Se o basquete conseguir a classificação para os Jogos a equipe masculina treinará na Grécia e a feminina na Espanha. | Mais informações no site: www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira