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10/09/2016 - 08:26

Pesquisa mostra que brasileiro foi do pessimismo ao orgulho em relação aos Jogos Olímpicos


Agência nova/sb também descobriu que houve redução da intolerância nas redes durante a competição e quais foram os atletas mais populares. Usain Bolt, Neymar e Michael Phelps lideram a lista.

O clima pós-Jogos Olímpicos é de entusiasmo, otimismo, orgulho e resgate de um patriotismo que parecia adormecido. Antes pessimista e temendo que não houvesse legados reais para o Rio de Janeiro com a Olimpíada, o brasileiro acredita que não só a imagem do país melhorou após as competições, como percebeu que houve transformações reais na cidade, sobretudo no que se refere a mobilidade urbana. Outro aspecto relevante depurado durante os Jogos Rio 2016 é que a intolerância nossa de cada dia expressada nas redes sociais teve significativa redução. Esse e outros dados sobre comportamento do brasileiro foram apresentados no dia 8 de setembro (quinta-feira) pela agência nova/sb, em coletiva de imprensa no Rio Media Center.

“Inegavelmente as Olimpíadas superaram as expectativas. Antes, havia o temor pela não-conclusão das obras, pelo risco de atentados terroristas e de o Brasil ficar com uma imagem negativa para o resto do mundo. Hoje a visão é de que as Olimpíadas foram um sucesso e o Brasil mostrou sua capacidade de fazer um evento dessa grandeza”, revela Sérgio Silva, diretor de Planejamento da nova/sb.

A agência nova/sb é especializada em Comunicação de Interesse Público e tem tradição na produção de estudos e pesquisas de comportamento. Ao longo de um ano e oito meses foram ouvidos mais de 140 grupos de discussão utilizando metodologia própria qualitativa de avaliação chamada PULSO. No estudo sobre as Olimpíadas foram ouvidos participantes de idades entre 18 e 50 anos, moradores do Rio de Janeiro e de São Paulo, pertencente à classe C.

Atletas populares nas redes - Phelps ou Bolt? Marta ou Neymar? Vanderlei ou Pelé? Anitta ou Gisele? Cada vez mais as redes sociais são um termômetro eficiente para medir popularidade. Atenta a isso, a equipe do projeto Comunica Que Muda, da nova/sb, monitorou quase 5 milhões de menções em português nas redes sociais, sites e blogs, com o uso da plataforma Torabit. O jamaicano Usain Bolt ganhou de lavada e foi o mais mencionado durante os dias 3 e 21 de agosto, período pesquisado. A judoca Rafaela Silva, medalhista de ouro, foi a mulher mais mencionada, figurando na quarta posição.

“A nossa proposta é mostrar que a internet exerce um papel de destaque nas nossas vidas, e foi possível observar isso durante os Jogos Olímpicos. Com essa pesquisa conseguimos mostrar que os brasileiros estão casa vez mais conectados e não seria diferente durante a Olimpíada. Foi interessante ver que estamos participando nas redes e nas arenas”, conta Caio Túlio da Costa, diretor do Torabit.

Ranking dos 20 atletas mais citados nas redes sociais e na internet: . 1º Usain Bolt (atletismo) | 2º Neymar Jr. (futebol) | 3º Michael Phelps (natação) | 4º Rafaela Silva (judô) | 5º Thiago Braz (salto com vara) | 6º Marta (futebol) | 7º Isaquias Queiroz (canoagem) | 8º Flavinha - Flavia Saraiva (ginástica artística) | 9º Robson Conceição (boxe) | 10º Bárbara Seixas (vôlei de praia) | 11º Alison Cerutti - Mamute (vôlei de praia) | 12º Arthur Zanetti (argolas) | 13º Simone Biles (ginástica artística) | 14º Diego Hypolito (ginástica artística) |15º Bruno Schmidt (vôlei de praia) | 16º Rafael Nadal (tênis) | 17º Ryan Lochte (natação) | 18º Mayra Aguiar (judô) |19º Luan Guilherme (futebol) | 20º Agatha Rippel (vôlei de praia).

Intolerância — No universo das 5 milhões de menções feitas nas redes sociais às Olimpíadas durante o período em que os jogos ocorreram (de 3 a 21 de agosto), foi detectada nas principais redes 17.128 menções relativas a três assuntos de intolerância: racismo, misoginia e homofobia. O estudo abrangeu Facebook, Twitter e Instagram.

O principal achado é que, durante os Jogos, houve redução significativa em postagens racistas nas redes do que na análise anterior. Entre abril e junho de 2016, a equipe do Comunica Que Muda da nova/sb já havia monitorado e constatado que 98% das menções a raça na internet eram intolerantes. No período da Olimpíada esse percentual passou para 39%.

nova/sb — tradição em Comunicação de Interesse Público - A nova/sb está entre as maiores agências de publicidade do País. Conta com escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais. É responsável pelo projeto de Interesse Público batizado de ComunicaQueMuda que vai aprofundar a discussão sobre temas polêmicos e de grande impacto público ao longo de 2016, contando com o apoio de estudantes de todo o país. Os temas são: descriminalização da maconha, suicídio, lixo, uso do carro e intolerância. O CQM também está no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. Esta ação segue tradição pioneira iniciada em 2011 pela agência de contribuir com os debates e transformações sociais. | Blog: http://www.comunicaquemuda.com.br .

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