Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2008 - 10:24

Mulheres ocupam mais de 16% das vagas do setor elétrico

De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres têm conquistado mais vagas no setor elétrico do que os homens. Entre 2002 e 2004, foi constatado aumento de 7,4% em contratações femininas, contra 4% masculinas.

Predominantemente masculino, o setor de energia elétrica tem, nos últimos anos, aberto espaço para as mulheres nas áreas administrativa, técnica e operacional das empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Entretanto, há diferença entre os salários pagos aos homens e mulheres. Mesmo com escolaridade maior do que a dos concorrentes masculinos, elas ganham 26% menos. Uma profissional com ensino médio completo ganha igual a um homem que completou apenas o fundamental.

“É preciso acabar com esse preconceito, como já foi feito no setor elétrico. Temos de agir com igualdade entre ambos os sexos. Se dois profissionais exercem funções e jornada de trabalho iguais, não há motivos para um ganhar menos apenas porque é mulher”, pondera Antonio Carlos dos Reis “Salim”, presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp), da Federaluz e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Mesmo que tenha ocorrido incontestável melhoria para as mulheres em diversos aspectos, seja na área de saúde, no aumento da expectativa de vida e no mercado de trabalho, elas ainda são alvos de preconceito e brutalidade – como atestam as ocorrências de violência doméstica e sexual e a dificuldade encontrada na obtenção de iguais oportunidades de trabalho. “Esses fatores negativos são constrangedores. Nossa luta é para que estas profissionais adquiram os mesmos direitos, benefícios e tratamentos que os homens. Neste dia tão significativo, é importante destacar o valor do trabalho feminino para o desenvolvimento da sociedade e conseguir, de verdade, igualar os direitos”, afirma Salim.

Dia Internacional da Mulher - O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é festejado em diversos países. Decretado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), representa não apenas o reconhecimento da luta histórica pelos direitos das mulheres, como também simboliza a batalha diária que enfrentam. | www.eletricitarios.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira