Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2016 - 09:12

Sidney Cohen — Inovar sempre!


Sidney Cohen é palestrante, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial: www.bitpartner.com.br, e diretor do PME News – Informativo eletrônico para Pequenas e Médias Empresas: www.pmenews.com.br

Dez em cada dez empreendedores de sucesso apontam que a inovação deve ser praticada sempre nas empresas e não em momentos pontuais estimulados pela concorrência, crise ou outro evento externo. Ela deve estar incorporada ao planejamento estratégico.

A inovação corporativa agrega valor ao modelo de negócio, processos, produtos e serviços. São vários exemplos, principalmente nas empresas de tecnologia, que tem na inovação a essência de sua missão, a exemplo de seus produtos e aplicativos como Facebook, Twitter, WhatsApp, Waze, Uber, dentre outros.

Mas, nem sempre inovação é sinônimo de pioneirismo, Google e Facebook não foram os primeiros, mas são referências, porque inovaram, geraram e geram diferenciais a todo instante!

Um bom exemplo de criatividade aconteceu recentemente com o lançamento da coxinha de mortadela no cardápio da Ragazzo, restaurante do Grupo Habib´s. A inovação ocorreu no momento de auge do processo de impeachment, em cima dos apelidos dados aos manifestantes prós e contra o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff. Um detalhe, a coxinha de mortadela é campeã de vendas na Ragazzo.

Quando o assunto é Gestão da Inovação, a BASF é um ótimo caso de benchmarking, o “Prêmio Suvinil de Inovação” é referência para demais empresas, independente da área de atuação ou de porte. O que chama a atenção é o formato da campanha, apesar da BASF possuir uma área de inovação, as ideias surgem de todas as áreas, além de envolver todo o público-estratégico, desde fornecedores, colaboradores, lojistas, balconistas, pintores, o que torna o processo mais democrático e motivador, as melhores ideias viram projetos de inovação na BASF e os vencedores são premiados.

Os negócios sustentáveis também estão ganhando espaço em inovação. O Upcycling é um bom exemplo, principalmente na área de vestuário, nele é possível transformar retalhos, resíduos e descartáveis em novas roupas e acessórios de qualidade. Outro exemplo é o mercado de limpeza automotiva a seco que já movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano no Brasil.

Pense Nisso: “Inovação é o que distingue um líder de um seguidor.” –—Steve Jobs

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira