Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2008 - 10:33

Yaskawa lança linha MP 2000 - Controladores de Movimentos na Feira da Mecânica 2008

A Yaskawa Elétrico do Brasil está trazendo ao país a série MP 2000 - a mais poderosa linha de Controladores de Movimentos, desenvolvida pela matriz japonesa, e que será lançada durante a Feira Internacional da Mecânica que acontece no período de 13 a 17 de maio, em São Paulo. Especialmente indicada para as indústrias de embalagem e gráficas e para todos os segmentos cujos processos produtivos necessitam de movimentos precisos, seguros e ágeis, a nova família apresenta diferenciais importantes.

Entre os modos de controle para sistemas servo-acionados que são disponibilizados pela série MP 2000 destacam-se o controle de posição, a alta velocidade, torque, engrenagem eletrônica, rotinas de referenciamento e interpolação linear/circular/helicoidal. São recursos importantes e voltados principalmente para equipamentos utilizados em indústrias de embalagem (como envasadoras, tampadoras de frascos, rotuladoras, etc) e também para máquinas empregadas no setor gráfico (corte contínuo, guilhotinas, impressoras, paletizadoras, mesas indexadoras rotativas, etc).

Uma das principais características da linha MP 2000 é o design modular dos controladores que permite uma configuração otimizada, de acordo com as necessidades da máquina. Também é possível expandir os recursos do sistema através dos slots do rack ou através da Rede Mechatrolink II de 10Mbps.

Os novos controladores também possuem recursos que possibilitam controlar até 256 eixos de servomotores ou de inversores de freqüência, além de oferecer entradas e saídas digitais e analógicas, entradas rápidas para encoder externo e cartões de conexão para as rede Ethernet TCP/IP, Modbus TCP/IP, Modbus Serial, Token Ring, DeviceNet e Profibus. “São facilidades que permitem a conexão com diversos sistemas supervisórios , IHMs e CLPs existentes no mercado”, acrescenta Anderson Sato, gerente de Vendas e de Engenharia de Aplicação da Yaskawa.

Modelos em destaque - Integra a nova família o controlador MP2300, compacto, com três slots de expansão e capaz de controlar até 48 eixos de servomotor. Já o modelo MP2200 pode contar com até 31 slots de expansão, com capacidade para controlar até 256 eixos de servomotor. “Este último é voltado para projetos de grande porte, uma vez que dispõe de processador de 233 MHz, tempo de scan de 0.2ms/1000 instruções e memória expansível através de cartão Compact Flash removível”, explica Sato.

A Yaskawa oferece, ainda, servomotores rotativos, lineares e de acoplamento direto, para as tensões de alimentação 110Vac, 220Vac, 380Vac e 440Vac, com faixa de torque de 0.095 Nm a 350 Nm. Quanto ao software de programação, a série MP 2000 utiliza o MotionWorks-MPE770 que integra em um único sistema todas as ferramentas de comunicação, configuração dos módulos I/O e redes, programação e documentação do projeto. “Com isso é oferecido um ambiente intuitivo e amigável para desenvolvimento dos programas em linguagem Ladder, Lista de instruções e Blocos de funções, com recursos para alteração on-line dos programas, e monitoração das variáveis em forma de gráficos e tabelas”, completa o gerente.

Outros destaques - A Yaskawa também apresentará na feira seus mais recentes lançamentos, como a linha de inversores vetoriais de corrente V1000, com capacidade para atender a faixas de potência de até 25CV e munidos com duas CPUs com ciclo de processamento de 2 milissegundos. Os inversores dessa linha são cerca de 30% menores que os similares, sua vida útil supera os 10 anos e o MTBF – estatística que mede o tempo médio entre falhas – é um dos maiores do mercado: 28 anos. Em termos de aplicação são indicados para controle de ventiladores, exaustores, transportadores, lavadoras, compressores, pontes rolantes, bombas e em máquinas de alimentos e bebidas.

Outro destaque será a linha de inversores de freqüência de média tensão que até recentemente era disponibilizada apenas pela matriz japonesa nos países asiáticos. Os produtos atendem a faixas de 3.3 kV, 4.16 kV e 6.6 kV e faixas de potência de 200 a 6.000 kva, sendo ideais para aplicação em exaustores, ventiladores, bombas, misturadores, extrusoras e em qualquer máquina que requer torque constante ou variável.

Centro de usinagem horizontal será um dos destaques da Okuma na Feira da Mecânica 2008 - Robustez, alta precisão e grande flexibilidade são alguns dos diferenciais do centro de usinagem horizontal MA-600H, fabricado pela Okuma e que estará em detaque no estande da empresa durante a 27ª edição da Feira Internacional da Mecânica programada para o período de 13 a 17 de maio de 2008 em São Paulo. Apesar de seriado, o equipamento permite agregar uma série de opcionais, o que o torna ideal para atender às mais diversas necessidades do chão-de-fábrica das empresas de manufatura. “Esse elevado grau de adaptabilidade amplia de forma considerável a sua capacidade de uso em indústrias de diferentes ramos de atuação, mas que igualmente requerem máquinas que lhes permita produzir peças e componentes de alta precisão”, destaca Glauco Bremberger, gerente do departamento técnico da Okuma.

O centro de usinagem MA-600H é munido com um sistema de eixos lineares com velocidade de 60 m/min, o que reduz os tempos improdutivos e, consequentemente, aumenta a sua produtividade. Essa linha também conta com uma extensa seleção de tipos de spindles, o que imprime à máquina plena potência mesmo para usinagens em baixas rotações. Outra caracterísitica importante, segundo Bremberger, é o seu projeto de refrigeração com dupla camisa que otimiza a estabilidade térmica e dimensional do conjunto motor spindle assegurando, com isso, a extrema precisão do equipamento inclusive em ambientes críticos.

“O MA-600H pertence à terceira geração de uma linha de máquinas cuja tecnologia inovadora é inquestionável e reconhecida por empresas em todo o mundo”, salienta Bremberger. Esses centros de usinagem foram desenvolvidos com o conceito Thermo Friendly que permite compensar as variações dimensionais causadas pelas mudanças de temperatura. “Essa tecnologia exclusiva da Okuma permite reduzir o calor gerado pela máquina em operação e também monitora constantemente a temperatura externa, através do CNC – comando numérico computadorizado – que utiliza algorítimos para compensar as deformações geométricas por projeto”, detalha o gerente.

Outros destaques na feira - A Okuma também apresentará na Feira da Mecânica mais duas linhas de máquinas: os tornos da família LU, que permitem torneamento com quatro eixos e são disponibilizados em diferentes modelos com diversos comprimentos de barramentos e vários opcionais; e os centros de usinagem vertical modelo MB-V, concebidos para assegurar a estabilidade dimensional, alta precisão e grande produtividade.

De acordo com Alcino Bastos, gerente geral da Okuma, a empresa também levará para a feira sua equipe de técnicos que terão como principal missão mostrar todo o potencial oferecido pelas diferentes famílias de equipamentos. “Sem dúvida, a Feira da Mecânica é um dos eventos mais expressivos do setor de máquinas, capaz de reunir compradores potenciais não apenas do Brasil, como do mundo todo. Para este ano são esperados cerca de 115 mil visitantes. Estamos preparados para recepcionar esse público, munindo-o com informações relevantes sobre os nossos produtos”, destaca Bastos.

Informações técnicas dos produtos.: Linha MA-H | Volume máximo de usinagem: 1.000x 900 x 1.000 (mm) | Tamanho do pallet rotativo: 630 x 630 (mm) | Velocidade máxima do spindle: 6.000 (opção de 8.000, 12.000, 15.000, 20.000, 25.000 e 35.000) min-1 Potência do spindle: 30 kW | Avanço rápido: 60 m/min | Magazine de ferramentas: 40 (opção de 60, 100, 150, 200, 240 e 320).

Linha LU.: Diâmetro: Ø 370 (Ø 340 quando com torre VDI) | Tipo de nariz do spindle:A2-6 (opcional 140 flat e A2-8) | Velocidade máxima do spindle: 5.000 min-1 (opcionais 3.800, 6.000 e 10.000) | Potência padrão: 22 kW | Avanço rápido (X/Z): 20/25 m/min (C: 200 rpm) | Ferramentas acionadas e eixo Y são opcionais.

Linha MB-V.: Volume máximo de usinagem: 1050X560X460 mm | Tamanho da mesa: 1300X560 mm | Velocidade máxima de spindle: 8000 | (opção 15.000, 20.000, 25.000 e 35.000)min-1 | Potência do spindle: 11 kW | Avanço rápido (X,Y/Z): 40/32 m/min | Magazine porta ferramentas: 20 (opção 32 e 48).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira