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14/09/2016 - 08:35

7 tipos de pesquisa que toda agência digital deveria fazer

É impossível imaginar que uma empresa consiga sobreviver por muito tempo no mercado sem uma estratégia de presença online. Qualquer marca precisa pensar como os clientes irão encontrar seus produtos ou serviços na rede, como a sua marca irá se relacionar com os consumidores, em quais canais sua empresa estará presente e com quais conteúdos.

Todas essas ações em conjunto, e muitas outras, constituem a estratégia de marketing digital de uma empresa. Como esse é um trabalho que requer muito planejamento e um esforço diário enorme, muitas empresas estão optando por contratar uma agência digital.

É por isso que este mercado está crescendo a uma velocidade incrível. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, pela RD Station e pela Rock Content com mais de 1.000 profissionais de agências de todo o Brasil comprova isso. Para 64% dos entrevistados, os resultados financeiros melhoraram depois que passaram a oferecer serviços de marketing digital para seus clientes.

As pesquisas de mercado podem ser um grande aliado em diferentes estratégias de marketing digital. Por isso, reuni aqui as pesquisas que uma agência digital não pode deixar de realizar para melhorar suas ações e entregas para o cliente.

1. Buyer persona — Antes de começar a desenvolver uma estratégia de presença online, é preciso conhecer as buyer personas da marca a ser trabalhada. Buyer persona nada mais é do que uma representação do seu cliente ideal. Ao conhecer o público-alvo com quem você está conversando, você poderá definir os canais online que precisa investir, as redes sociais em que precisa estar presente, a linguagem que irá utilizar e os materiais ricos que vai criar.

Uma forma excelente de conhecer as suas buyer personas é fazendo uma pesquisa para conhecer o perfil do seu cliente. O que ele gosta, o que ele faz, onde e como costuma pesquisar e comprar produtos, quais redes sociais ele acessa, quais veículos de comunicação acompanha, o que faz para se divertir, com o que trabalha e se tem filhos são algumas das perguntas que você pode fazer em uma pesquisa de buyer persona.

2. Marketing de conteúdo — Uma das chaves para se obter sucesso em uma estratégia de marketing de conteúdo é ser relevante para o seu público.

Um bom caminho para se tornar relevante é entregar conteúdo exclusivo e inédito para o seu público. Com uma pesquisa, é possível gerar dados novos sobre algum assunto que seja pertinente ao seu negócio.

Esses dados podem ser utilizados para produzir diferentes formatos de conteúdo, como posts para blog, ebooks, infográficos, vídeos e conteúdo para redes sociais.

3. SEO — Conseguir um bom posicionamento no Google é fundamental para que sua marca seja encontrada pelos consumidores. Por isso, entender como funciona o SEO, ou Search Engine Optimization, faz parte do dia a dia de qualquer profissional de marketing digital.

Para estabelecer uma estratégia de SEO, você precisa conhecer o comportamento online do seu consumidor. E, novamente, as pesquisas poderão te ajudar nesta tarefa. Com um questionário online, você vai descobrir quais palavras seus potenciais clientes digitam no Google quando estão procurando seu produto. Dessa forma, você vai encontrar novos termos para a sua lista de palavras-chave, que sozinho seria muito difícil imaginar.

Além disso, você pode descobrir quais informações o visitante do seu site espera encontrar ali e, assim, otimizá-lo para os mecanismos de busca.

4. Avaliação de site — Pesquisas de avaliação de site podem trazer resultados muito interessantes e garantir o sucesso do seu produto. É possível testar diferentes aspectos do site, como slogan, imagens, categorias, navegabilidade e compreensão.

Tenha certeza que a página da marca na internet está comunicando as informações certas com uma pesquisa de avaliação.

5. Jornada de compra— Você sabia que 70% da decisão de compra acontece antes mesmo do primeiro contato com a empresa vendedora? Por isso, é extremamente importante entender como os clientes pesquisam produtos, comparam preços e procuram referências sobre aquilo que querem comprar.

Com uma pesquisa de jornada de compras, você consegue entender o comportamento do seu consumidor em cada uma das etapas e, assim, traçar ações mais efetivas para converter em vendas.

6. Social media — Cada rede social possui um perfil de público, uma linguagem própria e uma dinâmica de interação diferente com seus usuários.

Por isso, de nada adianta criar perfis de uma marca em diferentes redes e replicar uma mesma estratégia a todas elas.

Além disso, um perfil de rede social exige conteúdo, monitoramento, relacionamento e engajamento com o público. Então, antes de criar seu perfil, é preciso estabelecer uma estratégia com objetivos claros.

O primeiro passo é identificar as redes sociais utilizadas pelo seu público. Mais do que isso, identifique os horários que eles mais acessam, se usam computador ou celular e os tipos de conteúdo que eles mais gostam. Como você vai descobrir isso tudo? Com uma pesquisa, é claro.

7. Mídia online — Investir em mídias de performance no Google ou em alguma rede social? Esta não é uma pergunta simples e depende de vários fatores.

Mas com uma pesquisa você pode, mais uma vez, descobrir o comportamento online do seu consumidor e saber qual canal é mais vantajoso para direcionar seus investimentos.

Existem muitas outras pesquisas que uma agência digital pode fazer para seus clientes ou para si. Sempre que precisar tomar uma decisão, realize uma pesquisa e descubra o que os seus clientes pensam.

. Por: Daniela Schermann, líder de marketing do Opinion Box, primeira empresa do mercado brasileiro a oferecer soluções digitais em pesquisas de mercado e opinião.

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