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16/09/2016 - 08:21

Design que surpreende: 2º edição da Moda Co reverencia a onda da customização


A 2ª edição da série de desafios lançados pela Moda Co já tem os seus vencedores. A plataforma de cocriação é desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante quase dois meses, os mais de 1,7 mil designers inscritos enviaram seus trabalhos para a avaliação de um comitê formado por representantes das empresas inscritas, Abicalçados e pela própria comunidade de profissionais associados ao projeto.

Nessa edição, as participantes foram as marcas Grendene Kids, Zaxy, Werner, Usthemp, Perlatto e Plugt. Conforme explica o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, o conceito de inovação foi o grande protagonista nos briefings lançados pelas marcas. “As empresas estão compreendendo a importância da criação colaborativa e mais aberta, que enriquece os produtos com diferentes ideias e pontos de vista, possibilitando o desenvolvimento de calçados realmente diferenciados nos aspectos de design e estilo”, resume Henke. A premiação dos primeiros colocados foi de R$ 1,8 mil para a categoria Empresa e de R$ 700 para a categoria Comunidade, na qual os próprios inscritos elegeram os melhores trabalhos.

Profissional da área de design industrial e de moda, Jorge Armendariz foi eleito pelas empresas como vencedor em três dos cinco desafios lançados. Natural da Argentina, Armendariz reside no Brasil e aclama a iniciativa. “A Moda Co é uma plataforma de articulação necessária e que poderia ser seguida pelas demais entidades do segmento da moda. Na Argentina, por exemplo, não temos isso”, conta. Ele salienta que o projeto vem ao encontro de um dos principais objetivos da comunidade criativa: fazer do design algo útil para as empresas e para o País. “O design é uma ferramenta que fortalece a produção nacional frente à concorrência estrangeira”, complementa.

Fashion e funcional — Hit entre fashionistas do mundo inteiro, o tênis deixou de ser um artigo apenas esportivo para acompanhar produções que vão das mais cotidianas às mais sofisticadas. A proposta desenvolvida por Armendariz para a Usthemp sintoniza funcionalidade e tendência. Com cabedal customizável, o modelo Switch possibilita que o usuário altere e estrutura superior do calçado, modificando a estampa de acordo com a situação. Conforme explica o designer, a valorização por uma estética clean e versátil acompanha uma tendência que não se relaciona apenas com a moda, mas também com o comportamento do consumidor. “A questão da customização não é apenas pelo estilo. É uma necessidade lógica que está sendo adotada no mundo inteiro, e vai se aprofundar cada vez mais”, pontua, acrescentando que oferecer produtos com a possibilidade de modificação já não é uma escolha para as empresas, e sim uma premissa.

No case Zaxy Beach Glam, Armendariz optou por valorizar as características e propriedades que apenas o plástico pode oferecer, conferindo ao material um novo visual frente ao luxo. Para tanto, transparências e amarrações contracenam em um calçado com atmosfera praiana e ao mesmo tempo, sofisticada. “As linhas ultrafinas só poderiam ser feitas com plástico, com couro, por exemplo, não seria possível”, explica.

Já no projeto desenvolvido para a Werner, a ankle boot Désirée impressiona pelo contraste acentuado entre o fundo preto e fosco e o adereço dourado com aplicações de cristais. O designer destaca que o grande objetivo do modelo é criar pontos de luz que atraem e se transformam em desejo aos olhos das consumidoras.

Moda Co — Totalmente digital, a Moda Co funciona como uma comunidade de designers e indústrias de calçados, na qual são postados trabalhos em resposta aos briefings das empresas participantes. Funcionando no endereço www.modaco.cc, de acesso gratuito para os profissionais inscritos, a iniciativa tem alcançado o objetivo de aproximar novos talentos das indústrias, com criações diferenciadas e que injetam “sangue novo” no setor calçadista nacional.

Os vencedores.: Desafio Usthemp:

. Prêmio Empresa: Usthemp Switch, de Jorge Armendariz – tênis com cabedal customizável.

. Prêmio Comunidade Usthemp Velcro , de Michel de Miranda – tênis customizáveis com diferentes criações através de velcro.

Desafio Plugt:

. Prêmio Empresa: Energy Boo, de Yogi Shibuya – uma galocha com estrutura de tênis.

. Prêmio Comunidade: Hora de Brincar, de Michel Miranda – galochas customizáveis com mantas temáticas e lúdicas.

Desafio Zaxy:

. Prêmio — Empresa Zaxy Beach Glam, de Jorge Armendariz – sandálias de praia femininas que prezam pela versatilidade e bom gosto.

. Prêmio Comunidade: Meu Mar, de Letícia Takayama – coleção com inspiração em elementos marítimos.

Desafio Grendene Kids:

. Prêmio Empresa —Buquê de Amor, de Letícia Takayama – coleção inspirada na beleza das flores.

. Prêmio Comunidade: Jardim Secreto, de Michel de Miranda – coleção inspirada em livro de mesmo nome.

Desafio Werner:

. Prêmio Empresa: Désirée for Werner, de Jorge Armendariz – Ankle boot com aplicações de pedras de cristal.

. Prêmio Comunidade —My Favorite Jeans, de Michel de Miranda – sandália desenvolvida com jeans.

Desafio Perlatto:

. Prêmio Empresa: Modelo Stromped, de Débora Fernandes – modelo diferenciado que chama a atenção pelo estilo robusto e elegante.

Prêmio Comunidade — Perlatto Street, de Michel de Miranda – coleção com referências que mixam a moda internacional e nacional, aliando conforto e estilo. Empresas brasileiras que expõem na Lineapelle com o apoio do Brazilian Leather: .Best Brasil | . Courovale | . Cortume Krumenauer | . Curtume Bannach | . Nova Kaeru.

O Brazilian Leather —Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros — incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. | www.brazilianleather.com.br.

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