Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2008 - 10:51

Como você cuida do seu paraíso?

Conta-se que recebemos o planeta em estado perfeito, com todos os recursos necessários para que ali pudéssemos viver com todo o conforto. Este local foi chamado de Paraíso terrestre. Além disso, nos foi dada a incumbência de cuidar, zelar, manter e repor tudo que fosse retirado, mantendo o local em perfeitas condições para o próximo.

É como se fosse um contrato de locação – locador X locatário. Nós, no papel de locadores, nos comprometemos a zelar pelo espaço, fazer as devidas manutenções e entregar tudo da forma que recebemos, para que o próximo locador possa também desfrutar do bom estado do imóvel. Mas, na prática, o que testemunhamos parece um pouco diferente, algo mais para “o próximo é que se vire!” ou “para que cuidar se não é meu?”

Vou relatar um episódio que presenciei. Um conhecido tinha um carro que já dava sinais de que necessitava de alguns reparos, por conta do uso. Talvez a opção mais adequada e justa fosse levar o carro a um bom mecânico e fazer a devida manutenção. Mas, ele refletiu: o que é mais interessante para mim? Consertar os estragos feitos por mim e assumir estes gastos ou vender o carro e passar a responsabilidade para o próximo dono? Para meu espanto, ele escolheu a segunda opção! Levou o carro até uma revenda e disse para o vendedor: “Dá uma ‘maquiada’ neste carro e passa para frente - traduzindo: não conserta nada e o próximo é que se vire com o problema. Coitado do próximo... poderia ser alguém com o sonho de ter o seu primeiro carro, e este sonho vira um pesadelo. Tudo é uma questão de Valor e de como você lida com os seus Valores.

Onde eu quero chegar com esta reflexão? Ora, se não sabemos reconhecer o que temos e recebemos é bem provável que também não saibamos lidar com o nosso Paraíso - Corpo, Mente e Espírito, e muito menos com as nossas emoções. Ficará sempre a sensação de que ainda não conquistamos nada.

Na edição passada, abordei a questão do poder da gratidão. Recebi vários e-mails com comentários, sendo que o assunto gerou até uma entrevista na TV. Várias pessoas declararam nunca ter pensado ou dado o devido valor ao ato de Agradecer, e agora eu reforço o pensamento - será que estamos sendo gratos pelo nosso Paraíso ou estamos adotando o papel do mau locador, que deixa para o próximo a responsabilidade de reparar os estragos feitos por nós? Até quando o nosso lado mais egoísta vai imperar, fazendo de nós pessoas cegas, surdas, mudas e imóveis? Será que algum dia iremos de fato reconhecer e agradecer pelo que recebemos e temos de bom ou vamos passar os restos dos nossos dias só pedindo, pedindo, pedindo...?

Vivemos na época da informação, onde temos todos os dados e recursos necessários (incluindo a tecnologia) para deixarmos o melhor para as próximas gerações. Mas, se não nos importamos em deixar nem para aqueles que são sangue do nosso sangue, quem dirá deixar para o próximo, que nem sabemos quem é... Mas, a grande verdade é que o próximo, seja quem for, é sim nossa responsabilidade.

Deixo aqui algumas dicas para você refletir sobre a construção do seu Paraíso. Talvez você tenha que “demolir” algo para construir o novo e não há nenhum problema nisso.

Aprenda a reconhecer o que você já tem e só depois peça mais, caso seja realmente necessário.

Cultive e crie o hábito, em tudo o que fizer, de seguir o seguinte tripé – Belo, Harmonia e a Prosperidade no mais amplo de todos os sentidos. Jamais transfira os seus lixos para o próximo.

O que eu desejo é que você reflita mais sobre o que esta fazendo da sua vida - um inferno ou um paraíso? Você muda para mudar o mundo!

. Por: Edmar Oneda é Diretor da Academia do Palestrante, Coaching e Neurolinguista - www.academiadopalestrante.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira