Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2016 - 08:10

Caixa Econômica Federal possui R$ 8 bilhões em créditos investidos na indústria naval


Banco estatal realiza investimentos de acordo com o que tem sido praticado pelo mercado.

Mesmo com o atual cenário econômico do país, diversas empresas, entidades e instituições seguem confiantes no potencial de negócios da indústria naval e offshore brasileira, e acreditam no reaquecimento do setor. Entre elas está a Caixa Econômica Federal, uma das estatais responsáveis pelos financiamentos de projetos do segmento, que possui R$ 8 bilhões de créditos investidos no setor.

Segundo o gerente regional da superintendência de petróleo, gás e indústria naval da Caixa, Rossano Macedo e Silva, os investimentos foram realizados porque, nos últimos anos, a estatal observou um período rico da indústria de óleo e gás, assim como da indústria naval e offshore, e nas cadeias produtivas vinculadas. “O avanço em PD&I (sigla para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) deu um salto e foi um dos atores para o crescimento destes setores nos últimos anos. É inegável também a importância da Petrobras na manutenção do aquecimento desses mercados”, afirma.

No entanto, Silva reconhece que a delicada situação política e econômica do Brasil vem dificultando um pouco as coisas. “Em função de fatores internos, como as transformações políticas pelas quais o país vem passando, e externos, como o preço do barril de petróleo e a expansão das fontes de energia renováveis, a previsibilidade da demanda tornou-se de difícil mensuração. Existem também outros percalços, como fatores regulatórios e tributários. Por outro lado, as reservas de hidrocarbonetos, a expertise e a capacidade industrial instalada são uma realidade no país”, pontua.

Esses e outros assuntos fazem parte da palestra que o representante da estatal concederá na 13ª Marintec South America, maior evento da América do Sul dedicado ao mercado marítimo, que começa nesta segunda-feira, 19, e vai até 21 de setembro no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). A apresentação de Silva, especificamente, será dia 20, às 17h30, e integra o espaço “Sessões de Inovação”.

Com o tema “Soluções financeiras no cenário de inovação”, o superintendente da Caixa abordará quais são essas soluções e como elas podem auxiliar na recuperação da indústria naval. “O cenário atual exige que as empresas que atuam nesses mercados busquem ajustar suas atividades, reduzindo custos através da melhoria da eficiência operacional. Para que isso ocorra, é importante o equilíbrio entre a gestão corporativa e a saúde financeira da empresa. Além de um amplo portfólio de serviços e soluções bancárias, a CAIXA oferece linhas de financiamento de curto e longo prazos, incluindo repasses de recursos subsidiados, como o Fundo da Marinha Mercante e Fundos de Desenvolvimento, além do repasse de algumas linhas do BNDES”, conclui.

Assim como a Caixa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também terá um representante no espaço “Sessões de Inovação”. O gerente do departamento de gás, petróleo e cadeia produtiva da estatal, André Pompeo Mendes, palestrará sobre a importância das linhas de financiamento para inovação na indústria naval. A apresentação também será no dia 20, mas às 17h. | www.marintecsa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira