Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2008 - 09:15

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

O professor de Educação Física e proprietário da Academia Boca, Paulo Henrique Guimarães, explica que a falta de atividade física é responsável por 54% de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer .

Brasília – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver problemas cardíacos, hipertensão e obesidade. A prática de atividades físicas é uma ferramenta importante para uma boa qualidade de vida, por isso, no próximo dia 10, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Profissionais da área de Saúde afirmam que o sedentarismo é a causa mais comum do excesso de peso e da obesidade. Os benefícios da prática de exercícios para o corpo são inúmeros, entre os mais importantes estão o aumento da eficiência cardíaca e pulmonar, a melhora do colesterol, o fortalecimento dos ossos e a redução da ansiedade.

Além disso, a realização de atividades físicas com freqüência também serve para prevenir uma série de outros problemas relacionados à saúde, que começam a aparecer com a idade avançada. Promove a redução da pressão arterial, controla o Diabetes e reduz o índice de osteoporose nas mulheres.

“Exercitar o corpo deve ser um hábito valorizado desde cedo. Os pais precisam atentar para o desenvolvimento das crianças, pois, hoje em dia, o lazer está ligado ao vídeo-game e ao computador. Este fato diminui a prática de atividades físicas e o resultado não pode ser diferente, adultos sedentários e acomodados”, explica Boca.

Existem exercícios para todos os gostos. Alguns com características aeróbicas, como hidroginástica, caminhada e ginástica são boas opções para quem prefere realizar atividades com pouco impacto. Já aquelas pessoas que preferem exercícios com peso, outras opções como a musculação e as aulas de ginástica localizada podem ser escolhidas.

“Não há nenhum obstáculo que impeça as pessoas de praticarem atividades físicas. Conheço jovens que possuem deficiências, mas não fazem disso uma dificuldade, pelo contrário, fazem exercícios constantemente. Não existe nenhum impedimento, basta procurar a orientação adequada e dedicar uma entre as 24 horas do dia”, finaliza o professor.

Quem quiser iniciar a prática de uma atividade física, consultar um profissional é fundamental para esclarecer dúvidas e realizar uma avaliação médica. A partir daí, a pessoa será encaminhada para uma análise da composição corporal, da postura, entre outros aspectos que irão facilitar a conquistar os objetivos desejados.

Perfil da Academia Boca – Fundada em 1989, a Academia Boca conta com uma moderna infra-estrutura que lhe rendeu o primeiro lugar do ranking das academias de Brasília devido à sua proximidade com o Parque da Cidade. Quando inaugurada, tinha o objetivo de atender apenas os adeptos da ginástica localizada. Hoje, a Academia Boca desenvolve atividades paralelas no Parque da Cidade, como corrida, ciclismo e patinação, com o objetivo de promover um equilíbrio da mente e do corpo. A academia oferece, ainda, mais de 15 modalidades, conta com uma equipe de ciclismo e com o Clube da Corrida, que visa preparar alunos para maratonas e competições.

A academia funciona na SGAS 906 conj. A lote 7, Brasília, de segunda-feira à sexta-feira, das 5h30 às 22h, sábados, das 7h às 13h e domingo das 9h às 12h. | Telefone: (61) 3244-6766

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira