Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2008 - 09:18

Presidente da Habitafor será homenageada pela Assembléia Legislativa do Ceará


A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará homenageará a presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor, Olinda Marques, às 9h da próxima segunda-feira (10), no plenário da casa. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Lula Morais, por ocasião das manifestações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será estendida à Olga Benário e Ivonete Maia.

Olga Benário foi revolucionária de ideais socialistas, e mostrou sua coragem no momento em que o mundo estava fragilizado pelas duas grandes guerras mundiais e pelo nazismo de Hitler. Foi assassinada há 100 anos, no campo de extermínio de Bernburg (Alemanha), numa câmara de gás, depois de ter sua filha, e de Luís Carlos Prestes, arrancada de seus braços. Ivonete Maia, primeira mulher a presidir um sindicato de jornalistas no Brasil e primeira mulher presidente da Associação Cearense de Imprensa. Sua atividade no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará – Sindjorce foi exercida no final do governo militar. Ela trabalhou nos jornais O Nordeste e Gazeta de Notícias e nas rádios Assunção e Verdes Mares. Atualmente, escreve para o jornal O Povo.

Olinda Marques - A socióloga Olinda Maria Marques dos Santos, especialista em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Ceará – UFC, quando diretora da ONG Cearah Periferia, recebeu o prêmio de Melhores Práticas em Habitação, concedido pela Organização das Nações Unidas – ONU. Presidente do Conselho Municipal de Habitação Popular de Fortaleza – Comhap, como conselheira Nacional das Cidades, foi representante da Associação Brasileira de ONGs – ABONG,

Facilitadora da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular e ex-conselheira do Jornal O povo, foi colaboradora ativa do Fórum Nacional de Reforma Urbana e coordenadora do Projeto Cidade de Todos, vinculado à Rede do Núcleo de Habitação e Meio Ambiente – Nuhab. Sempre militante pelo direito igualitário à cidade, em defesa da plena participação popular na gestão municipal e estímulo à organização comunitária, tem uma série de artigos publicados a respeito do tema, além de livro, em co-parceria, sobre comparativo da política de habitação em Fortaleza, México, Tailândia, Filipinas e Índia.

Em 2004, frente uma forte chuva que caiu em Fortaleza, Olinda Marques articulou a vinda do relator da Plataforma do Direito à Moradia da ONU, Millor Kotari, que esteve na capital e realizou diagnóstico social da periferia, análise que hoje serve de base para a política habitacional que está em execução na cidade. Os projetos aos quais está à frente como presidente da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor abrigam 19.000 pessoas em moradias próprias (outras 79.125 estão com suas habitações em construção e 21.470 já têm seus projetos em fase de licitação ou em desenvolvimento). Além disso, a política habitacional do município já pôs em curso cerca de 17.000 ações de regularização fundiária, respeitando a titularidade feminina e, com isso, contribuindo com a igualdade de direitos.

Presidente da Habitafor será homenageada pela Assembléia Legislativa, próxima segunda-feira (10), às 9h, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres – Ceará.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira