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22/09/2016 - 09:16

Preservação do meio ambiente: uma questão não apenas de conscientização, mas de atitude

Palavras e expressões como sustentabilidade, responsabilidade social, preservação ambiental, entre outras, se incorporaram, nos últimos anos, ao dia a dia das pessoas e também das empresas. Esse é um aspecto de grande relevância em um cenário de crescente preocupação, em todo o mundo, com a possibilidade de esgotamento de recursos naturais. No entanto, trata-se apenas de um primeiro passo. Para que realmente consigamos desacelerar – e, quem sabe, reverter – os danos ao meio ambiente, é fundamental que a conscientização se transforme em atitudes, ações concretas, envolvendo o empenho de cada indivíduo.

Nesse sentido, as corporações têm um papel fundamental. Em primeiro lugar, agregando a questão do desenvolvimento sustentável, de forma definitiva, aos negócios, para que isso sirva de suporte à definição de estratégias, políticas e processos internos que reduzam, continuamente, o consumo dessas matérias-primas. Além disso, podem e devem desenvolver iniciativas que minimizem os impactos ambientais de suas atividades, envolvendo a participação dos seus colaboradores. Esse tipo de ferramenta tem se mostrado essencial para promover valores importantes e reforçar a necessidade de atuação de cada cidadão no local de trabalho e, principalmente, fora dele.

Um caminho é equilibrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais e, ainda, sensibilizar os funcionários sobre a importância de se fazer escolhas conscientes e sustentáveis. Foi justamente esse o principal objetivo da criação do programa MB Consciente Ambiental, desenvolvido internamente pelo Banco, há seis anos. Seu intuito é prevenir e minimizar impactos decorrentes das atividades da instituição financeira, por meio da promoção da educação ambiental junto aos colaboradores. Em última análise, visa a contribuir para a preservação do meio ambiente como um todo.

Alinhado aos objetivos do Protocolo Verde, o MB Consciente Ambiental promove o consumo consciente dos bens naturais e de materiais deles derivados, nos processos internos, estimulando o engajamento de toda a equipe nessa proposta. Entre as atividades, estão a gestão de resíduos (coleta seletiva, com destaque para o papel, principal resíduo gerado pela empresa, e o correto descarte de lâmpadas, banners e eletroeletrônicos), em conjunto com a educação ambiental dos colaboradores.

Os benefícios conquistados vão além da própria empresa. Os funcionários, hoje, não ficam limitados a se engajar nas ações internas: multiplicam os conhecimentos relativos ao consumo consciente, adquiridos por meio do programa, entre seus familiares e amigos. A partir do que aprendem sobre a gestão responsável dos recursos no trabalho, também estão mudando a sua postura na rotina diária e mostrando que atitudes individuais podem fazer toda a diferença.

. Por: Conceição Pinto, Gerente de Marketing Corporativo e Relacionamento do Mercantil do Brasil.

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