Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Encontro com trade e acordo para seminários "Descubra o Brasil" marcam ações da Embratur na ABAV 2006

Durante a Feira das Américas no Rio de Janeiro, presidente apresenta resultados e programação dos 40 anos do Instituto. Parceiros Infraero, Braztoa e BITO confirmam eventos em sete países no primeiro trimestre de 2007.

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) teve uma participação dedicada a incrementar os esforços de promoção do Brasil no mercado Internacional durante o 34º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas - ABAV (Associação Brasileira das agências de Viagens) 2006, que acontece até amanhã, dia 28, no Rio de Janeiro (RJ).

A presidente Jeanine Pires cumpriu uma agenda cheia de encontros com os principais representantes do turismo do País, presentes na ABAV, para divulgar ações e resultados do setor, além da agenda de comemorações dos 40 anos do Instituto. Outro foco de ação da Embratur na feira foi o acordo para realização dos seminários "Descubra o Brasil" no primeiro trimestre de 2007, programa que, desde 2004, reúne profissionais nacionais e estrangeiros em eventos no exterior.

Em palestra para diretores e gerentes do grupo Othon, ontem pela manhã, Jeanine apresentou os principais programas de promoção, marketing e apoio à comercialização do Brasil no exterior. São ações que, em sintonia com a atividade dos setores público e privado, vêm registrando o crescimento do turismo internacional no País – especialmente no que diz respeito à entrada de divisas. "De acordo com o Banco Central, de janeiro a setembro deste ano, já entraram no Brasil US$ 3,207 bilhões, quase a mesma quantia de todo 2004 [US$ 3,222 bi], que foi recorde naquele ano", disse.

Em seguida, participou ainda de almoço com autoridades e dirigentes do turismo nacional, onde ouviu as avaliações do setor em relação ao cenário atual dos vôos internacionais no País: "Essa é uma questão importante e prioritária para a nossa atividade e o governo está trabalhando para retomar o patamar anterior".

"Descubra o Brasil" - Durante o Congresso, foi acordada a parceria de entidades representativas do turismo nacional para a promoção do País no exterior, dando continuidade às atividades, no primeiro trimestre de 2007, dos seminários "Descubra o Brasil". São eventos que colocam profissionais brasileiros e estrangeiros em contato, com o objetivo de diversificar e ampliar a oferta dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros na prateleira internacional.

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, em parceria com Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o programa já realizou, desde 2004, 29 eventos, em 26 países, com um total de 2.977 participantes estrangeiros. E, a partir de agora, a Bito (Brazilian Incoming Travel Organization), que já mantinha articulação com a Braztoa desde o início do projeto, vai contribuir no ajuste do melhor formato em cada mercado e com o mailing para convite de participantes.

"Estamos somando forças e conhecimento para melhor atuar nos mercados que queremos atingir", conta o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR, Ronnie Schroeder, destacando que o programa trabalha com muitos mercados novos para o Brasil, como Holanda e México. "Contamos também com a expertise dos EBTs [Escritórios Brasileiros de Turismo] instalados nos países em que vamos atuar", completa.

Os mercados definidos são: Barcelona (Espanha); Lyon (França); Amsterdã (Holanda); Chicago e Los Angeles (Estados Unidos); Guadalajara (México); Lima (Peru); e Rosário (Argentina). As datas estão sendo fechadas.

40 anos - Durante a ABAV, Jeanine Pires divulgou, ainda, em primeira mão, o calendário de ações e comemorações dos 40 anos do Instituto, completados em novembro. "Chegamos aos 40 anos com muito a fazer, mas também com grandes conquistas", comentou Jeanine, convidando a todos a participar da programação.

A programação conta com uma exposição itinerante e seminários que vão circular por seis capitais do País, em um projeto que reúne, pela primeira vez, todo o material histórico da Embratur. A partir do conceito clássico da linha do tempo, a exposição tem como principal foco a história do turismo no Brasil e seu papel dentro do cenário mundial. Fazem parte do projeto, ainda, a veiculação de um vídeo, que reúne depoimentos dos 16 ex-presidentes que já passaram pelo órgão, e a publicação de um livro, que é uma edição ampliada e mais detalhada do conteúdo da exposição.

As comemorações acontecem em São Paulo (SP), de 07 a 10/11, no MUBE (Museu Brasileiro da Escultura); no Rio de Janeiro (RJ), de 14 a 17/11, no MNBA (Museu Nacional de Belas Artes); em Brasília (DF), de 21 a 24/11, no hotel Blue Tree; em Porto Alegre (RS), de 29 a 30/11, no Memorial RS; em Salvador (BA), de 04 a 07/12, na Galeria da Cidade; e em Recife (PE), de 11 a 13/12, no Centro de Convenções.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira