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23/09/2016 - 10:31

Cartão de crédito e carnê rivalizam entre as principais opções de financiamento

O consumo de artigos de vestuário (23%) e o refinanciamento de dívidas (19%) foram os principais destinos apontados pelos 32% de brasileiros com algum tipo de parcelamento. Os dados são do levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos sobre o Perfil Econômico do Consumidor de julho - por ser um indicador antecedente, tem validade para os três meses à frente.

A pesquisa mostra ainda que o cartão de crédito (40%) e o carnê (47%) se mantêm como os meios mais utilizados entre os que estão pagando algum financiamento. Na comparação anual, no entanto, subiu em 2 pontos percentuais a utilização do carnê, enquanto a utilização do cartão de crédito recuou 4 pontos percentuais.

Já a intenção de consumo de bens duráveis situou-se em 17% em julho, registrando uma aparente estabilidade quando comparada ao mesmo mês do ano anterior, já que sofreu variação positiva de apenas 1 ponto percentual.

Entre as aquisições pretendidas pelos consumidores, Eletrodomésticos (40%) e Artigos eletrônicos (33%) deverão ser os grupos de produtos mais consumidos até outubro, com maiores demandas para itens como televisores (16%) e geladeiras (13%), no caso específico de eletrodomésticos.

Orçamento familiar — O levantamento da Fecomércio RJ/Ipsos diz ainda que 54% dos brasileiros declararam que o orçamento familiar ficaria equilibrado em julho, enquanto 18% afirmaram que haveria sobra no orçamento após o pagamento de todas as contas. Ao menos 27% dos brasileiros disseram que o orçamento familiar seria insuficiente para fechar o mês, ou seja, 1 a cada 4 brasileiros. Entre os 18% que apontariam sobra após o pagamento das contas, 64% afirmaram que poupariam os recursos, mesmo patamar em relação a julho de 2015.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/IPSOS, no período de 1 a 12 de julho de 2016, com amostra de 1.200 entrevistados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Salvador, Recife, e em mais 65 municípios brasileiros.

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