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24/09/2016 - 08:29

Lácteos ganha novo mercado, o Vietnã

País consumiu, em 2015, 110 mil toneladas de leite em pó, 17 mil toneladas de manteiga e cerca de 5 mil toneladas de queijos, todos importados

São Paulo — A Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) acompanhou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na missão que resultou no acordo para o estabelecimento de Certificado Sanitário Internacional (CSI), abrindo o mercado para a exportação de lácteos para o Vietnã. O acordo foi um dos temas desta etapa da missão oficial à Ásia, realizada no último dia 16 de setembro.

De acordo com a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), o Vietnã possui 92 milhões de habitantes, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2015, o País consumiu 110 mil toneladas de leite em pó, 17 mil toneladas de manteiga e quase 5 mil toneladas de queijos, todos frutos de importação.

A produção de leite no ano passado, também segundo a OCDE, foi de 365,2 milhões de litros, destinada à elaboração de produtos lácteos frescos, como pasteurizado e UHT. Mesmo para essa categoria de produtos há compras externas.

Pelo acordo, não haverá necessidade de missão de habilitação para as empresas brasileiras que pretendem exportar para aquele país, o que facilita o processo para que os negócios comecem a ocorrer. “Nas conversas entre empresários brasileiros e vietnamitas durante a missão, foi claro o interesse em algumas categorias de produtos, como por exemplo, queijos e leite condensado”, destaca o diretor executivo da Viva Lácteos, Marcelo Martins.

Ainda segundo a Associação, o apoio do MAPA para abertura de novos mercados é fundamental, à medida que leva às autoridades sanitárias de terceiros mercados informações sobre a produção nacional, como também sobre os sistemas de controle e avaliação aplicados pelo Ministério, dando confiabilidade ao outro país.

Entre os desafios do setor está a ampliação das vendas no mercado externo. Para tanto, a Viva Lácteos tem participado de missões para acesso a mercados, como no caso do Vietnã, organizado a vinda de autoridades estrangeiras para habilitação de plantas e desenvolvido ações de promoção comercial, como no caso das feiras de Moscou e Miami, estas em parceria com a Apex-Brasil.

Viva Lácteos — É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (Aurora, Aviação, Caprilat, Catupiry, Ccgl, Danone, Dpa, Embaré, Frimesa, Fonterra, Italac, Itambé, Jussara, Kerry, Lactalis, Mococa, Nestlé, Ourolac, Piracanjuba, Polenghi, Porto Alegre, Regina, Scala, Schreiber, Tirolez E Vigor) E associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo), o G100 (Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).

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