Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2016 - 08:44

Bombeando um coração


Atualmente, o Brasil possui 17 milhões de pessoas que sofrem de pressão alta. As estatísticas não são boas em relação a esse problema de saúde. De acordo com o estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, até 2015, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%. Os males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no país.

Para quem não sabe, ser hipertenso é ter a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9. Vários fatores podem ocasionar a elevação da pressão, mas a contração dos vasos pelos quais circula o sangue é o principal motivo. Para simplificar o entendimento, o coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta. Se fecharmos a abertura da torneira com o dedo, a pressão aumenta dentro da torneira e do cano. O mesmo ocorre em nosso corpo quando o coração bombeia o sangue e os vasos estão contraídos.

Com a comemoração do Dia Mundial do Coração (29/9), um alerta deve ser feito à população. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, somente 10% da população faz regularmente um acompanhamento médico e isso dificulta o diagnóstico da doença. Manter uma alimentação mais saudável, controlando a quantidade de sal e frituras; praticar exercícios físicos; diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; evitar o cigarro e, principalmente, controlar o estresse, são recomendações importantes para melhorar a qualidade de vida dos hipertensos.

A hipertensão não apresenta sintomas evidentes e com isso muitas pessoas descuidam da saúde. A fisioterapia em água aquecida ou hidroterapia é uma ótima aliada para quem tem a doença, pois explora as propriedades físicas da água em nível terapêutico, fisiológico e psicológico, ajudando a tratar a hipertensão por possuir atributos que trazem vantagens para o sistema cardiovascular, melhorando a flexibilidade dos vasos e ajudando também na diminuição do estresse.

Os benefícios para o hipertenso que se trata com a hidroterapia serão vistos de forma cumulativa ao longo do tempo. Os vasos periféricos respondem mais rapidamente às necessidades do corpo, o coração passa a bombear mais sangue a cada contração e as alterações hormonais induzidas pela atividade fazem com que o corpo elimine mais água em forma de urina, o que também reduz a pressão arterial.

A hidroterapia contribui com o desenvolvimento de um coração que bate mais forte e com menor esforço, o que previne enormemente o aparecimento de doenças cardiovasculares e colabora para a redução da hipertensão e dos níveis de colesterol. Entretanto, devemos ressaltar que pessoas hipertensas não devem realizar atividade física na água sem supervisão de um fisioterapeuta especialista em hidroterapia. Alguns exercícios aumentam excessivamente o trabalho cardíaco e, consequentemente, a pressão sanguínea, e podem ocasionar acidentes hemorrágicos graves!

Procure sempre seu fisioterapeuta de confiança e oriente-se sobre os exercícios corretos. Cuide sempre do seu coração!

. Por: Rogério Celso Ferreira, Fisioterapeuta, especialista em Hidroterapia, sócio e diretor clínico da Fisior Hidroterapia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira