Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2016 - 08:44

O encantamento do cliente no restaurante

A máxima segundo a qual o cliente sempre tem razão não foi criada à toa. Afinal se ele, o cliente, não se sentir bem em seu estabelecimento é possível que deixe de ser seu cliente.

Para que ele saia satisfeito do restaurante é preciso que ocorra um conjunto de situações: começando com um excelente atendimento, passando por todos os detalhes e terminando com preço justo para o serviço oferecido. Os detalhes não são poucos: a limpeza e a higiene do ambiente, a cordialidade e a atenção dos garçons, a apresentação e o sabor dos alimentos, o conforto dos móveis e utensílios, a iluminação e a música ambiente, dentre outros fatores. Os estabelecimentos precisam diferenciar seus serviços, sem ser pelo preço e sim por outros motivos.

A excelência no atendimento e, consequente, satisfação do cliente passa necessariamente pelo treinamento da equipe, tanto da operação (cozinha), quanto do salão, que é de suma importância, talvez o mais importante fator a ser explorado pelo proprietário. Quando o cliente se sente confortável e é bem recebido e atendido, as chances dele retornar são maiores.

Muito por conta da crise que vivemos, o preço acaba tendo grande influência na decisão da compra. Mas, quando o consumidor quer comprar algo, ele tem a tendência de escolher o melhor custo-benefício. Então o preço pode ser mais alto, mas se há outros fatores em questão, como o cardápio, o atendimento e a qualidade, o quesito preço pode não ter tanta influência.

A aparência do atendente tem importância na satisfação e no comportamento do consumidor. O atendente é a primeira pessoa que o cliente tem contato quando entra no restaurante. É a partir dele, que ele conhece a casa e o cardápio. Logo, o atendente precisa estar bem vestido, bem apresentável e ser bem treinado de modo a sanar todas as possíveis dúvidas de tudo o que for pertinente ao restaurante.

Mas, como já foi mencionado, tudo que possa encantar e diferenciar seu estabelecimento dos outros é importante. A iluminação, a musica ambiente personalizada, a apresentação dos pratos, a localização do restaurante também são fatores que aumentam a satisfação do cliente. Na verdade, os proprietários e/ou gerentes precisam conhecer e superar as expectativas dos seus consumidores.

Mas e o chef de cozinha, é importante que ele tenha relação estreita com o cliente, já que ele dá o tom do principal produto do restaurante, a comida? Tudo é importante. Porém o contato pessoal do chef com o cliente é de grande relevância. Ele pode escutar as críticas, os elogios, as sugestões e assim conhecer o que público acha de sua comida e melhorar os pontos fracos e fortalecer o que a empresa tem de melhor.

. Por: Caroline Gargantini, consultora para empresas de alimentação — Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu/SP e com MBA’s em Gestão Empresarial e Marketing pela Universidade Paulista – UNIP. Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Controle higiênico-sanitário pelo Instituto Racine. Também realizou cursos de Marketing e Gestão de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas – FGV.

É sócia-diretora da Conceito e Equilíbrio onde atua com Marketing Experimental e na abertura e reestruturação de negócios na área de alimentação e otimização dos resultados ocupacionais. Também atua na área comercial e coordena projetos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira