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28/09/2016 - 08:33

Educação física em xeque: transformação ou fim?

A educação física no Brasil entra em um período em que apenas reflexões e teses não serão suficientes para salvá-la de uma derrocada sem volta. Ficou claro que em toda esta discussão em torno da reforma do ensino médio brasileiro, a educação física é uma disciplina que precisa rever seus conceitos se quiser seguir figurando nas grades curriculares dos próximos anos.

Logicamente, que a decisão radical de tirar a educação física do ensino médio representa um erro que afetará uma geração de jovens e, por consequência, a saúde do país.

É certo também que a exclusão é uma forma de reconhecer a incompetência da educação física escolar. O modelo atual dessa disciplina é absolutamente acessório, já que não elege conteúdos relevantes, é baseado em moldes competitivos excludentes derivados do esporte, que destaca os poucos habilidosos em detrimento dos demais alunos.

Porém, precisamos aproveitar este momento de mudança para apresentar novas fórmulas, de modo que se eleve verdadeiramente a disciplina. A educação física deve ser pensada como tal, com uma profunda transformação na cultura de educação e formação do cidadão com saúde, disciplina e bem estar. E não apenas como acontece hoje em grande parte das escolas brasileiras, onde a atividade acontece apenas com uma bola e um apito.

Essa transição deve começar de imediato, já que é de médio e longo prazo que se cria a conscientização de que os professores da área precisam investir em sua capacitação. Tal capacitação engloba estudo e dedicação, ultrapassando as barreiras culturais atuais.

A educação física deve ter, daqui por diante, a missão de passar aos estudantes o entendimento e a importância das diferentes formas de se movimentar, compreendendo como o corpo e o organismo funcionam e como o corpo pode ficar mais debilitado, suscetível a doenças e com formas que podem não agradar a eles mesmos na falta da prática de uma atividade física.

Levar ao aluno essa nova forma de entender a educação física não exigiria grandes investimentos. Ao contrário, basta ao professor planejar e utilizar o universo gigantesco de conceitos e ideias da área para explicar, dar base e conhecimento para o aluno praticar, entendendo o corpo e o exercício, de modo que se sinta permanentemente estimulado a levar uma vida longe do sedentarismo, ativa e saudável.

A educação física está em xeque no país. Os benefícios dessa transformação são gigantescos. Se bem planejada e executada, a disciplina proporciona respeito e entendimento do corpo, bem-estar, saúde, fazendo jovens melhores cidadãos. É triste ver a disciplina que justamente leva educação em seu nome, neste momento, não estar fazendo jus a chancela. Mas ainda está em tempo. É preciso mudar para que a reforma educacional não sinalize o começo do fim dessa importante matéria escolar.

. Por: Cristiano Parente, professor e coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia, do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

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