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30/09/2016 - 09:26

Diferenciais competitivos de processos e serviços certificados

Certificações no mercado de tecnologia da informação não são mais opcionais, mas uma questão de segurança para empresas e clientes que desejam garantia de confiabilidade e disponibilidade dos serviços. Em meio a processos carregados de características técnicas, as certificações conferem a capacidade técnica de uma empresa para fornecer determinado produto ou serviço e, também, garantem a continuidade dos negócios.

Por mais trabalhoso que possa ser um processo de certificação e verificação, fazê-los trará a tranquilidade de operar de forma segura e resistente a falhas, permitindo que a empresa dedique esforços ao que é inerente ao seu core business. Por isso, é de suma importância contar com parceiros que realmente compreendam todo o processo e entreguem essa tranquilidade.

Dentre as principais certificações, destaco: .Certificação Ambiental - busca promover a melhoria da qualidade ambiental de produtos e processos por meio da redução do consumo de energia e de materiais empregados. Assim, reduz os impactos de poluição gerados pela produção e utilização de produtos e serviços.

. ISO 9001 — processos estruturados “end to end” - norma de padronização de processos que garante a entrega com qualidade. Busca melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como as de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

. ISO 20000 — norma que define as melhores práticas internacionais de gerenciamento de serviços de TI. Permite verificar se uma organização emprega as melhores práticas de Gestão de Serviços de TI, conforme avaliação independente externa realizada por uma organização de auditoria autorizada. Esse nível de validação pode auxiliar a empresa a manter uma maior competitividade. A ISO 20000 é compatível com a Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que apoia a melhoria contínua.

Essas e outras certificações passam por auditorias constantes, realizadas por entidades independentes, com autoridade para tal missão e que aplicam inúmeros testes. Dessa forma, é possível garantir a qualidade e evitar falhas e impactos ambientais.

Devido ao empenho e tempo necessários para certificação e avaliação desses quesitos, é normal que antes da contratação de seus serviços, a empresa questione: vale a pena tanto esforço? A resposta é afirmativa e se dá pelo cálculo do custo de longo prazo. Por isso, alerto que as certificações são a melhor garantia na preservação do investimento realizado por empresas públicas e privadas e, ainda, para seus clientes.

. Por: Eliane Magalhães, especialista em certificações na Aceco TI, líder na América Latina em projetos, implantação, manutenção de Data Centers e Centros Integrados de Comando e Controle (CICC).

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