Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2008 - 10:17

Curso pretende desenvolver reintegração social de presos

Com a idéia de quebrar preconceitos relativos ao sistema penitenciário, o Instituto de Ação Contra Cena (IACC) preparou o Curso Transdisciplinar de Criminologia Penitenciária. A proposta é promover a aproximação entre pessoas livres e encarcerados, possibilitando a todos uma melhor compreensão recíproca, estimulando o conhecimento e a solidariedade.

O curso inclui debates preparatórios, discussões teóricas, leituras, visitas à Penitenciária Feminina de Santana, encontros com presas e supervisões. De acordo com um dos coordenadores do curso, o professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da Faap, Filipe Fialdini, o planejamento inicial é para três meses, com atividades na unidade prisional. “A idéia do curso nasceu no Grupo de Diálogo Universidade, Cárcere e Comunidade (GDUCC), composto por estudantes e profissionais de diversas áreas, especialmente do Direito e da Psicologia. Foi criado em agosto de 2006, na Faculdade de Direito da USP, pelos professores Alvino Augusto de Sá e Sérgio Salomão Schecaira. Agora pretendemos formar grupos de pessoas que tenham interesse em participar das atividades. Inicialmente, planejamos a formação de dois grupos de oito alunos, que participarão de encontros semanais”, destaca.

Fialdini detalha que antes das visitas aos presídios, o grupo se reunirá em seis oportunidades para a apresentação do projeto e debates sobre a reintegração social. Depois disso, serão realizadas as visitas semanais à unidade prisional. Nessas oportunidades, os participantes desenvolverão atividades destinadas à integração do grupo e à discussão de temas relacionados. “As visitas serão seguidas de reuniões de supervisão a serem realizadas fora das dependências da unidade prisional e serão emitidos certificados de participação a todos os integrantes do grupo”, explica.

Inscrições.: Os interessados devem encaminhar currículo para [email protected] até o dia 14 de março. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.contracena.org.br | Coordenação.: Mônica Soligueto: Psicóloga, com ampla experiência em atendimento a presos e egressos do Sistema Penitenciário de São Paulo; Vice-Presidente do Instituto de Ação Contra-Cena. Filipe Fialdini: Advogado, Professor de Direito Penal e Prática Forense Penal da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); Coordenador de Criminologia da Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogadods do Brasil, Secção de São Paulo (OAB/SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira