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08/03/2008 - 10:27

Três atitudes para melhoria da empresa

Para fazer frente às imposições do ciclo qualidade – produtividade – competitividade - lucratividade, qualquer processo de sustentação/desenvolvimento empresarial exige de toda a força de trabalho, em todos os níveis hierárquicos, a afinidade e o comprometimento a prática constante e determinada de três atitudes comportamentais fundamentais: a curiosidade; o questionamento e a inconformação. Em todas as empresas, de todos os portes e segmentos de mercado, e muito especialmente nas micros/pequenas/médias, essas atitudes assumem uma importância superlativa na contribuição aos resultados operacionais e financeiros planejados/esperados. Essas atitudes devem ser estimuladas e desenvolvidas, com método apropriado é claro, de modo a positivar os objetivos da empresa com suas ações: curiosidade: é a busca permanente de novos conhecimentos, novas competências, novas habilidades, novas maneiras de fazer, novos pontos de observação sobre o dia-a-dia da empresa. A atitude do curioso, consistente, é de estar sempre atento e pronto para agregar os “benefícios da mudança” aos resultados da empresa. questionamento: é não deixar passar nada sem que haja embate de pontos de vista e que o convencimento seja sempre a principal ferramenta de aceitação e convergência de ações na direção da mudança de um processo. A atitude do questionador, com maturidade, é importante para a manutenção de um ambiente participativo e produtivo.

Inconformação: é a busca do sempre ser feito melhor, praticando a crença que tudo na empresa (pessoas, processos, produtos, custos, resultados) é passível de ser melhorado a cada dia. A atitude do inconformado, racional, lógica e propositiva, é altamente contributiva porque também estimula todos a terem atitude idêntica.

As empresas, de um modo geral, sofrem sérias perdas (desperdícios) por toda a cadeia de realização dos produtos/serviços ao não agregarem consistentemente à sua gestão a mais ampla contribuição de seu quadro de pessoal na busca contínua de níveis de produtividade cada dia mais eficazes.

Hoje, é extremamente necessário que todos os trabalhadores, sejam quais forem as funções, estejam totalmente integrados e comprometidos com o destino da Empresa. Por esta razão, a prática dessas três atitudes no dia-a-dia deve ser , além de muito bem estruturada, estimulada ao máximo.

A conjugação dessas três atitudes fazendo parte das competências profissionais impulsionará a criatividade e a inovação por toda a empresa, resultando, com isso, em processos de melhoria continuada e concreta da empresa na direção do atendimento às exigências de um mercado em permanente estado de revolução imposto pela produtividade/competitividade/lucratividade.

Em resumo: o empregado mais contributivo aos resultados da Empresa é o que pratica essas três atitudes. O Empreendedor/Chefe mais eficaz na gestão dos resultados da Empresa é o que produz um ambiente motivador para estimular os empregados a pratica dessas três atitudes.

. Por: Maurício Cardoso, ex-executivo em Empresas nacionais e multinacionais é Consultor em Gestão Empresarial e Recursos Humanos

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