Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2016 - 08:37

Empresa paulista conquista o IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação

Solum Ambiental foi a vencedora na categoria "Cidades do Futuro" com equipamento capaz de dar fim ao lixo de forma não poluente.

Dar fim ao lixo de forma segura e sem poluir o meio ambiente parece algo de outro mundo, não é mesmo? Porém isso já é possível. A técnica revolucionária, desenvolvida pela Solum Ambiental, foi a campeã do IV Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação na categoria “Cidades do Futuro”. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 29 de setembro )quinta-feira), à noite, na capital paulista.

“Fico muito feliz que tenhamos conquistado o primeiro lugar na categoria Cidades do Futuro desse prêmio que é tão significativo. Foi uma honra poder interagir com empresas do porte destas que estão aqui e que podem adotar nosso projeto, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, como solução sustentável para o tratamento de resíduos”, declarou Luis Namura, presidente da Solum Ambiental, após receber o prêmio.

Ao desenvolver uma tecnologia inovadora, eficiente, economicamente viável e inofensiva ao meio ambiente, a Solum criou a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) — apelidada de Vorax DuoThermo – que é capaz de transformar qualquer material sólido em partículas vítreas, óleo e gases por meio do uso da energia gerada pelos próprios resíduos. O desenvolvimento da UTR Vorax levou cerca de 12 anos, entre pesquisas e testes de laboratório. O projeto conseguiu a primeira patente verde brasileira em tempo recorde: nove meses. Normalmente, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) leva de 5 a 10 anos para conceder uma patente.

“Nosso produto é realmente revolucionário, pois é eficiente sem ser danoso ao ser humano e ao meio ambiente. A patente verde concedida pelo INPI comprova a eficácia do processo, que tem rendimento energético alto e baixa taxa de formação de gases, além de não produzir cinzas e outras moléculas”, contou o presidente da Solum Ambiental.

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação acontece desde 2013 e, nesta quarta edição, além da Solum, também premiou as empresas Bio Bureau Biotecnologia na categoria "Ciências da Vida"; Prosas na categoria "Cultura"; Oxiot na categoria "Digitalização"; e Nexer na categoria "Mobilidade".

A Solum Ambiental é uma empresa que busca soluções eficazes, definitivas e sustentáveis para o meio ambiente. Com isso, integra diversos componentes necessários para a destinação correta do lixo, comercializando serviços e equipamentos usados no processamento de resíduos sólidos para indústrias, empresas privadas e órgãos públicos.

“Vamos dar visibilidade ao equipamento e colocá-lo no mercado, buscando empresas interessadas em adotar o sistema. Já dominamos todo o projeto, técnica e plano de negócios, então agora precisamos disseminar essa tecnologia para levar essa incrível solução ambiental ao maior número de pessoas possível, explicou Namura.

Paralelamente à premiação, a tecnologia de última geração da Solum também foi apresentada no IV Seminário Brasil-Alemanha de Inovação, realizado na capital paulista, que traz anualmente as principais tendências em inovação e tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira