Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2016 - 08:55

Biblioteca Azul lança na 2ª quinzena de outubro volume da tetralogia napolitana de Elena Ferrante


História de quem foge e de quem fica, continuação da série napolitana de Elena Ferrante que conquistou leitores em todo o mundo, chega às lojas na segunda quinzena de outubro. Com tradução de Maurício Santana Dias, o livro é o terceiro volume da tetralogia da enigmática escritora que conta a história das amigas Lila Cerullo e Elena Greco. Os primeiros volumes são A amiga genial, lançado em maio do ano passado, e História do novo sobrenome, que chegou às lojas em abril deste ano.

Snopse: no terceiro volume da série napolitana, sequência de História do novo sobrenome, as amigas Lila Cerullo e Elena Greco chegam à fase adulta. O fim da adolescência apresenta às amigas uma vida sem os sonhos que elas tanto queriam realizar, catapultando o leitor para uma realidade incontrolável. Lila, a menina prodígio que encantava a todos, aquela que assombrou o bairro napolitano com suas ideias modernas e se transformou num modelo de inteligência e beleza num ambiente machista e opressor, é agora uma pessoa castigada pela vida. Com um emprego braçal resultante de uma sucessão de escolhas impulsivas, a garota que passou por cima de todas as convenções e, em pleno pós-guerra, abandonou o casamento para viver um grande amor amarga agora as tragédias de quem exige liberdade, rebelando-se contra a ideia de que o destino das mulheres é “aceitar o rumo que a existência toma sem se agitar demais”. Já Elena Greco rompeu com a família sem instrução e o bairro violento, completou o ensino superior, tornou-se autora de um livro de sucesso e deixou Nápoles na fuga para um lugar condizente com suas conquistas. Casada com um professor universitário vindo de uma família respeitada e rica, torna-se mãe e passa a lidar com o desejo de continuar intelectualmente ativa enquanto tem que se haver com o dia a dia de dona de casa e a expectativa em torno de sua escrita. Apesar da distância física e das trajetórias opostas, as vidas das personagens continuam se chocando, tanto por meio de um pedido de ajuda entre amigas quanto por um amor do passado que insiste em retornar para desestabilizar a ordem aparente. É nesse enredo de bifurcações e acontecimentos tão inesperados quanto definitivos que a enigmática Elena Ferrante nos lança, apresentando-nos uma história angustiante de relações familiares estremecidas, maternidade, feminismo, máfia, fascismo, avanços tecnológicos do século xx e disparidade social. Tudo isso dentro de um contexto em que o amor só consegue transparecer por meio do combate e da libertação.

A autora —Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora italiana, festejada pelo mundo afora como uma das mais belas prosas contemporâneas. Elena nunca mostrou o rosto, nem sequer deu alguma pista de sua verdadeira identidade. nas raríssimas entrevistas que concede, em sua maioria por email, costuma dizer que já fez “tudo que podia ter feito por seus livros escrevendo-os”. nesse mistério, entretanto, restam certezas muito límpidas: a força gigantesca de sua prosa, a recusa do artificialismo da linguagem, a aproximação com a consciência profunda de suas personagens e sua honestidade brutal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira