Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/10/2016 - 09:32

A importância do digital também para financeiras

A tecnologia traz mudanças para a sociedade, assim como para o setor financeiro. Os meios digitais se consolidaram como os preferidos da atual geração consumidora e a forma como ela interage com os bancos também mudou. O digital está presente em novas esferas e ter a operação do banco na palma da mão do cliente já é realidade.

Toda essa revolução tecnológica traz ao setor financeiro a necessidade de buscar cada vez mais possibilidades de cativar o seu público, com serviços que possibilitem interação em tempo real. Além disso, as mudanças impostas pela era digital tornam imprescindível que se conheça o perfil desse novo cliente, que exige personalização, relaciona-se pela experiência intuitiva e quer um banco para acessar em qualquer lugar. Para ter uma ideia, em 2015 foram 11,2 bilhões de transações via aplicativos, um avanço de 138% ante 2014, segundo a Febraban.

Por isso, o uso do atendimento interativo e prover experiências diferenciadas deve ser prioridade. Em consequência, o protagonismo assumido pelos meios digitais vem reforçando a procura dos bancos pela excelência nestes canais, fazendo com que busquem de forma crescente novos serviços, como a plataforma de vendas online (cartões, seguros, crédito), desenvolvida pela Atento com pioneirismo no setor. Ainda sobre o Estudo da Febraban, vimos que no Bradesco, por exemplo, o mobile banking representou, 39% das transações em maio, superando o internet banking pela primeira vez, e no Banco do Brasil, os canais digitais já respondem por mais de 60% das operações processadas.

Este é um segmento pioneiro em inovações, por isso, é também um dos que mais traz expectativas no que diz respeito à forma de se relacionar. E um desafio é justamente evitar o impacto do pioneirismo - como foi um dos primeiros a adotar novas experiências, muitas vezes tem sistemas ultrapassados. Por isso é preciso sempre buscar além e acompanhar de maneira simultânea as atualizações exigidas quase que institivamente pelos clientes.

Com isso, sabemos que muito ainda poder ser desenvolvido. Observamos, por exemplo, a expansão do setor de meios de pagamento online como uma forte tendência - a expectativa é que em aproximadamente dez anos os pagamentos móveis sejam realidade de nosso dia dia. Podemos vislumbrar ainda uma revolução no mercado de crédito, já que a digitalização dos grandes bancos deve facilitar o processo de concessão.

Adaptar-se às transformações digitais é tão crucial quanto ter em mente que quem não se reinventar vai desaparecer. E, nesse momento, contar com o apoio de quem já detém conhecimento e tecnologia para inovar nas relações com clientes pode ser um grande diferencial. Quem souber tirar vantagem dessas tecnologias que estão surgindo, sem dúvida, terá sucesso nessa jornada.

. Por: Regis Noronha, Diretor-Executivo de Estratégia e Marketing da Atento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira