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05/10/2016 - 08:35

ABB anuncia reestruturação global de áreas de negócios

São Paulo — A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, lançou no dia 4 de outubro (terça-feira), a terceira fase de sua estratégia global Next Level, visando maior valor aos clientes e acionistas. Para tanto, anunciou medidas essenciais, tais como: Estruturação das divisões de negócios em quatro unidades líderes de mercado, incluindo a continuidade da transformação da divisão Power Grids sob propriedade da ABB; investindo no potencial como líder digital a partir da oferta integrada nos diversos segmentos (ABB Ability); acelerando o ritmo da excelência operacional e fortalecendo a marca ABB.

Segundo Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, "nos últimos dois anos, a ABB tornou-se mais rápida, mais enxuta e mais eficiente. Temos melhorado continuamente as margens e fortalecemos ainda mais nossa geração de caixa. Na terceira etapa da nossa estratégia “Next Level”, estamos nos beneficiando de nossa dinâmica de transformação bem-sucedida e reforçando nossa posição como líder global em tecnologia pioneira e em soluções digitais. Com nossos negócios simplificados e líderes de mercado, combinados com a "ABB Ability", abordamos as necessidades de nossos clientes na Quarta Revolução Industrial de uma forma mais focada e ágil."

Já Peter Voser, presidente d do Conselho Administrativo da ABB, disse, "A bem-sucedida execução de nossa estratégia “Next Level”, levou a uma significativa melhora do desempenho operacional e financeiro e a uma ABB mais focada e mais simples externamente. O Conselho trabalhou com o Comitê Executivo e consultores externos, em todos os elementos da 3ª fase, visando entregar valor aos clientes e acionistas e garantindo o sucesso da empresa a longo prazo. A transformação contínua da nossa divisão “Power Grids” sob a gestão da ABB é a melhor de todas as opções, cuidadosamente avaliadas para os acionistas. Apoiamos firmemente a equipe de gestão e o plano de ação apresentado hoje."

Conduzir o crescimento em quatro divisões, líderes de mercado —A ABB está moldando e concentrando sua estrutura divisional, a partir de 1º de janeiro de 2017, em quatro divisões líderes de mercado: ”Electrification Products”, “Robotics and Motion”, “Industrial Automation’ e ‘Power Grids”. As áreas serão empoderadas como unidades empreendedoras dentro da companhia, refletidas em um aperfeiçoamento de seu modelo de desempenho e compensação, focado na responsabilidade e na prestação de contas individual. Beneficiam-se da colaboração de vendas orquestrada por regiões e países, bem como da oferta digital de todo o grupo; da estrutura administrativa da ABB; de um “supply chain” centralizado e de centros de pesquisa corporativos.

A ABB continuará fortalecendo suas divisões por meio de uma administração ativa do portfólio. Isso inclui buscar aquisições estratégicas, transformar modelos de negócios e desinvestir em outros não essenciais. "O espírito empreendedor é a base para nosso futuro modelo de operação," disse Spiesshofer. "Nossos quatro negócios líderes de mercado, liderados por empreendedores empoderados, nos levarão à criação de valor sustentável, apoiados pelas regiões e pela estrutura do Grupo, em áreas como a ABB Ability e baixo custo administrativo."

“Electrification Products” — “Electrification Products” (EP) será o parceiro de escolha para a eletrificação de todos os pontos de consumo. Ao reunir todos os componentes de eletrificação, principalmente por meio da transferência das unidades de negócios de “Discrete Automation and Motion (DM) ”, EP será o #2 globalmente nesse segmento, oferecendo um canal único de compra para os clientes.

Negócios de carregadores de veículos elétricos, energia solar e qualidade de energia serão transferidos da divisão DM, como plataformas de crescimento para “Electrification Products”. Inicialmente, o investimento necessário para continuar o ritmo de crescimento desses negócios terá um impacto na margem de lucro da divisão.

O consumo de energia elétrica cresce mais do que o consumo do total de energia global, à medida que mais pessoas têm acesso à eletricidade e novas formas de consumo de energia, tais como, carregadores de veículos elétricos aumentam a demanda. Existem oportunidades significativas para digitalizar e inovar em torno de nossas ofertas atuais.

“Robotics and Motion” será o parceiro de escolha para robótica — As principais ofertas em motores industriais e drives da ABB, bem como o forte desempenho de seu negócio de robótica são carros-chefes dessa divisão recentemente configurada, que sucede a antiga divisão “Discrete Automation and Motion”.

Focando no rápido crescimento do mercado de robótica e aproveitando a plataforma de tecnologia e a escala global da ABB, a empresa está idealmente posicionada para mudar sua atual posição de nº 2 na área de robótica para o primeiro lugar nesse mercado altamente atraente. A ABB vai se beneficiar da sua forte posição na Indústria 4.0, no seu alcance global e suas plataformas de serviço.

A ABB vai continuar a investir e moldar sua posição de número 1 em motores industriais e drives, focando em segmentos de crescimento rápido e movendo-se na indústria leve e áreas emergentes de crescimento, como a Ásia.

Serviços inteligentes e uma oferta digital líder já são um forte pilar do desempenho da divisão e abre importantes oportunidades de crescimento. A ABB vai fortalecer a rentabilidade divisional por meio do foco contínuo na excelência operacional e na otimização da cadeia de valor.

Automação Industrial — A divisão “Industrial Automation” será a escolha para automação industrial. Esta divisão substitui a antiga divisão “Process Automation”.

A ABB irá conduzir a digitalização nos diversos setores da indústria, estabelecendo sua posição de número 1 em controle de processos através de software e serviços. A ABB tem uma combinação única de experiência e conhecimento que lhe permite gerenciar a sala de controle em uma ampla gama de setores industriais, tais como produtos farmacêuticos, mineração, transporte e óleo e gás. Ao focar em segmentos com potencial de crescimento e reunir manutenção, operação e controle, a ABB vai penetrar em novas áreas e criar uma diferenciação para os clientes.

Power Grids — Power Grids será a divisão de negócio de escolha para redes melhores, mais inteligentes e mais sustentáveis. Seguindo uma revisão abrangente do portfólio estratégico, o Conselho e o Comitê Executivo da ABB concluíram que a transformação de “Power Grids” sob a gestão da ABB vai entregar valor máximo ao acionista em comparação com outras opções, como venda, IPO, subsidiárias ou joint-venture.

Os principais fatores no processo decisório incluíram a atratividade do mercado, as ofertas de produtos existentes e futuros, oportunidades de modelo de negócios e melhor gestão, bem como todas as opções de criação de valor alternativo para os acionistas da ABB. Esta revisão incluiu análises independentes da McKinsey e aconselhamento financeiro independente da Goldman Sachs e do Credit Suisse.

A divisão, que é globalmente a número 1, vai tirar proveito da revolução da Energia e da Quarta Revolução Industrial. Estas estão criando uma demanda significativa para produtos, sistemas, software e serviços de “Power Grids” e dando apoio à mudança de portfólio para digitalização.

Para realizar o pleno potencial da divisão e continuar a transformação em curso, foi apresentado hoje o "Power Up", um sólido programa, cobrindo os principais aspectos do negócio. Vai levar ao crescimento e melhorar os ganhos, enfocando nos principais pontos fortes operacionais e segmentos de alto crescimento, bem como serviços digitais e software.

Um elemento-chave da transformação em curso da divisão é a diminuição de risco do modelo de negócios e a exploração de oportunidades de crescimento por meio de duas parcerias estratégicas anunciadas hoje – com a Fluor para grandes subestações elétricas e a Aibel para conexões de energia eólica offshore. Ambas as parcerias combinam a liderança de mercado da ABB em tecnologias de energia com o conhecimento do respectivo parceiro – Fluor na gestão de projetos de grande porte em engenharia, aquisição e construção (EPC) e Aibel em projetos de energia eólica offshore.

Outro elemento fundamental é o desinvestimento em empresas não estratégicas para a ABB, tais como a recente anunciada venda do negócio de cabos para a NKT Cables, preservando o acesso à tecnologia por meio de uma parceria estratégica. Como consequência da transformação, a ABB está aumentando a margem do EBITA operacional esperada para a divisão de 8-12% para 10-14%, a partir de 2018.

"Em nossa revisão do portfólio estratégico, ouvimos atentamente todos os pontos de vista das partes interessadas. Depois de um processo muito completo e detalhado, apoiado pelos principais assessores, concluímos que a transformação contínua de “Power Grids” sob a gestão da ABB cria o mais alto valor para nossos acionistas e clientes. Aproveitando o sucesso da transformação obtido até aqui, a divisão “Power Grids” está idealmente posicionada dentro da ABB para levar ao crescimento rentável a longo prazo, durante a revolução da Energia e da Quarta Revolução industrial e é parte importante da nossa oferta," disse Spiesshofer.

Grande avanço em digital com ABB AbilityTM — Hoje, a ABB não mostra todo o seu potencial na área digital. Ela está idealmente posicionada para liderar este mercado com soluções “end-to-end” novas e existentes, que se utilizam da nuvem inteligente e fecham o ciclo com dispositivos conectados. A ABB vai usar sua expertise para planejar, construir e operar uma oferta digital exclusiva, entregando real diferenciação operacional.

Recém-lançada, a ABB Ability combina o portfólio da ABB de soluções digitais e de serviços em todos os segmentos de clientes, consolidando a posição de liderança do grupo na Indústria 4.0 e dando apoio à competitividade das quatro divisões da ABB.

Como parte da estratégia, a ABB anunciou hoje uma parceria com a Microsoft, maior empresa de software do mundo, para desenvolver a próxima geração de soluções digitais em uma plataforma integrada à nuvem. Os clientes se beneficiarão de uma combinação exclusiva de conhecimento e do extenso portfólio de soluções industriais da ABB e da nuvem inteligente Azure, bem como da competência da engenharia B2B da Microsoft. Juntos, os parceiros irão conduzir a transformação digital em segmentos de clientes por meio dos negócios da ABB, como robótica, marine e e-mobility.

"Essa parceria vai proporcionar benefícios exclusivos para nossos clientes em concessionárias, indústria, transportes e infraestrutura, fundamentada na combinação de forças da Microsoft e da ABB," disse Spiesshofer. "Aproveitando a base instalada da ABB, de mais de 70 milhões de dispositivos conectados e mais de 70.000 sistemas de controle instalados, o próximo passo é desenvolver uma das maiores plataformas de nuvem industrial do mundo."

A transformação digital da ABB será liderada por Guido Jouret, um pioneiro na Internet das Coisas, que, no início deste mês, assumiu a posição de Chief Digital Officer, reportando-se diretamente ao CEO.

Fortalecimento da marca global ABB — A ABB adotará uma marca corporativa única, consolidando todas as demais globalmente sob um único guarda-chuva. O portfólio das empresas será unificado, apresentando toda a extensão e profundidade da oferta global da empresa. A previsão é que esta transição deverá levar dois anos.

A marca unificada desempenha um papel-chave na realização do potencial de valor da oferta digital da ABB, à medida que aumenta a lealdade do cliente, “price premium” e a probabilidade de compra. Uma marca única permite à ABB apresentar melhor a sua estratégia para os “stakeholders”, enfatizar o cliente em primeiro lugar, priorizar o pensamento digital e tornar mais fácil a interação com os usuários existentes e futuros.

A marca contará com elementos de design que possuem a intenção de articular claramente a visão, a direção e posição de mercado exclusiva da ABB para clientes, acionistas, funcionários e todos stakeholders. O legado da ABB como líder pioneira de tecnologia e as três áreas de foco de sua estratégia Next Level estão refletidos em sua promessa de nova marca: "Let’s write the future. Together."™

Acelerando o ritmo na excelência operacional — A ABB continua se beneficiando do seu atual momento e está acelerando ainda mais sua excelência operacional. O programa de produtividade da empresa superou as expectativas desde o seu lançamento no ano passado. Como resultado, a ABB aumentou a meta do programa de redução de custos em 30%, para US$ 1,3 bilhão. A ABB vai atingir essa economia adicional dentro do prazo inicialmente anunciado e com os custos de reestruturação e implementação inalterados. ABB continua seus programas regulares de economia, aproveitando a excelência operacional e a gestão da cadeia de suprimentos de classe mundial para alcançar uma economia equivalente a 3-5% do custo das vendas, a cada ano.

A ABB reafirma a meta de seu programa de 1 mil dias focado em capital de giro, com o objetivo de liberar aproximadamente US $ 2 bilhões até o final de 2017. A iniciativa está de acordo com o planejado e tem como objetivo melhorar a gestão do estoque, otimizando a cadeia de valor, desde a concepção do produto para fabricação até a otimização de outras medidas da gestão financeira.

Reafirmando metas financeiras para 2015-2020 — A ABB também anunciou seus planos para um novo programa de recompra de ações de até US$ 3 bilhões, de 2017 a 2019. Isso reflete a confiança da empresa e a força contínua da posição financeira e da geração de caixa da companhia. Em 30 de setembro de 2016, a ABB anunciou a conclusão de seu recente programa de recompra em que retornou US$ 3,5 bilhões aos seus acionistas. Nos últimos três anos, a ABB retornou $8,7 bilhões aos acionistas, sob a forma de dividendos e recompra de ações.

A ativa gestão do portfólio permanece um aspecto fundamental do padrão de operação da ABB, conforme demonstrado na recente redução do portfólio e diminuição das aquisições, bem como o anunciado desinvestimento do negócio de cabos e alterações do modelo de negócios em “Power Grids”.

As prioridades de alocação de capital da ABB permanecem inalteradas: 1) financiamento do crescimento orgânico, P&D e despesas de capital em retornos atraente de caixa; 2) pagar um dividendo crescente e sustentável; 3) investir em aquisições que criem valor; e 4) retornar o caixa adicional aos acionistas.

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