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05/10/2016 - 08:43

A análise preditiva como ferramenta para o crescimento

Prever tendências de mercado, aprimorar o processo de tomada de decisões e fazer um uso eficiente das informações disponíveis sobre os consumidores dos produtos e serviços de uma empresa é um anseio de qualquer companhia. No ambiente de negócios moderno, tais metas têm se tornado cada vez mais factíveis graças ao uso da análise preditiva.

Em linhas gerais, a análise preditiva é um método que tem como intuito gerar insights por meio da análise de dados e através da aplicação de modelos estáticos. O processo é uma das formas de se fazer Data Science que, como o próprio nome indica, consiste em um processo de inferência sobre o que deve acontecer dentro de um cenário específico, a partir de regras extraídas de uma amostra de testes.

Para que este processo de inferência tenha acurácia, o grande passo é a obtenção de dados contextuais qualificados. Neste sentido, se quero prever, por exemplo, a probabilidade de inadimplência em um determinado grupo de clientes, precisarei de uma série de informações relevantes que descrevam o perfil dos integrantes daquele grupo, tais quais: faixa etária, gênero, campo de trabalho, perfil socioeconômico, dentre outros.

Do ponto de vista do mercado brasileiro atual, pode-se concluir que o potencial da análise preditiva é vasto. Através desta técnica é possível ter um poder maior sobre a realidade do negócio e compreender os comportamentos de consumo de uma base de clientes.

Com a análise preditiva eu consigo ainda ser científico com padrões de consumo, padrões de pagamento e entender a correlação de diversos fatores, seja dos consumidores com meus produtos, dos fornecedores com os preços que eles me cobram, ou de outras variáveis da empresa.

Todo este potencial da análise preditiva, depende, entretanto, da implementação de uma cultura de análise de dados em um empreendimento, a qual deve sempre visar a obtenção de conhecimento em prol do crescimento organizacional.

A análise preditiva pode, de fato, mudar uma área de negócios e aumentar o patamar de lucratividade empresarial, mas para que se torne um processo efetivo dentro de uma empresa, ela depende de um ciclo de maturidade. Deste modo, é essencial contar com ferramentas que descrevem com precisão uma base de clientes, favorecendo assim uma cultura de análise de dados e o aumento de conhecimento no ambiente empresarial.

. Por: Leonardo Farah, CEO da Toccato, Distribuidora dos produtos Qlik no Brasil e única com o título Elite Master Reseller. Farah é detentor de 17 anos como executivo em diversos segmentos de mercado: tecnologia, financeiro, saúde, incorporação e projetos independentes de empresas startups.

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