Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2016 - 08:48

Grupo Cataratas assume a concessão do Zoológico do Rio de Janeiro


A ordem de início foi publicada no dia 3 de outubro de 2016 (segunda-feira). O zoo ficará 40 dias fechado à visitação para intervenções imediatas e, em um prazo de dois anos, o Grupo Cataratas concluirá as obras do novo projeto.

O Zoológico do Rio de Janeiro passa a ser administrado por uma empresa privada a partir de 3 de odutubro de 2016, quando a Prefeitura do Rio publicou a ordem de início do termo de concessão para a gestão e operação do zoo pelo Grupo Cataratas. Nos próximos 40 dias, o zoológico ficará fechado à visitação para intervenções com impacto imediato no bem-estar do plantel (grupo de animais) e no conforto ao visitante. As melhorias de curto prazo contemplarão reformas urgentes, limpeza geral, paisagismo, retoques na cenografia, pintura dos espaços e recintos, renovação da cozinha dos animais e atendimento aos compromissos firmados anteriormente Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a Fundação RioZoo, Ministério Público Federal e IBAMA.

O novo zoo, que será entregue à cidade em um prazo de dois anos, oferecerá aos visitantes uma experiência diferenciada da maioria dos zoológicos existentes no Brasil. O conceito de “enclausuramento inverso” prevê mais espaços para os animais, substituindo jaulas e grades por instalações naturalistas. O projeto prevê também a divisão do espaço em seis grandes áreas e o fim dos recintos confinados. O projeto contará com investimentos de R$ 130 milhões ao longo da concessão e transformará o zoológico em referência em pesquisa, conservação e educação. Além disso, estão previstas a construção de novos restaurantes, lanchonetes e praças, entre outros atrativos para o público.

Em pouco tempo, o zoo do Rio receberá novos animais doados de outros zoos ou recuperados de locais em que sofriam maus tratos. Para se ter uma ideia, atualmente, 40% das aves que habitam o zoo do Rio foram resgatadas do tráfico internacional de animais enquanto outras 40% são espécies cujo habitat está degradado na natureza. No projeto do Grupo Cataratas também está prevista a reinserção posterior de aves e outros animais na natureza. Para isso, a equipe de profissionais que já atua no zoo, contando também com parcerias com universidades e institutos de pesquisa do Rio, realizará estudos dos ambientes para que toda introdução de espécie aconteça de forma eficiente e garanta a continuidade e sobrevivência dos animais.

O Grupo Cataratas — A concessionária assume, imediatamente após a publicação da ordem de início, todas as despesas do empreendimento. O Grupo Cataratas é referência na estruturação da visitação em parques e outros atrativos ligados à Natureza, promovendo o tripé educação, conservação e pesquisa. Atualmente, a empresa criada em 1999, atua no consórcio Paineiras-Corcovado — responsável pelo acesso rodoviário ao Cristo Redentor e Centro de Visitantes Paineiras—, AquaRio —maior Aquário Marinho da América do Sul que inaugura em novembro, EcoNoronha — concessionária do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha—, Cataratas do Iguaçu e Marco das Américas —ambos na cidade de Foz do Iguaçu—. |www.grupocataratas.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira