Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2016 - 08:54

Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira e a Bayer lançam concurso fotográfico

Em celebração ao Dia Mundial da Visão. A ação mundial pretende reforçar a importância dos cuidados com a saúde ocular para prevenir a perda de visão no futuro. No Brasil, a deficiência visual já afeta 6,5 milhões de pessoas.

São Paulo — A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (International Agency for Prevention Of Blindness (IAPB)) e a Bayer lançam a segunda edição de seu concurso fotográfico internacional sobre saúde ocular. Relacionado com o Dia Mundial da Visão, que neste ano é celebrado em 13 de outubro, o tema do concurso é "Stronger Together" (Juntos Somos Mais Fortes, em português).

"No campo de saúde ocular, os profissionais de saúde e as organizações de pacientes vem criando uma comunidade muito sólida e centrada na atenção à saúde dos olhos e prevenção da cegueira e das deficiências visuais. Queremos reforçar a importância de trabalhar em equipe em benefício dos pacientes", afirma Joanna Conlon, diretora de Desenvolvimento e Comunicação da AIPC. "O concurso fotográfico ajudará a difundir esses esforços em todo o mundo", completa.

Em todo o mundo existem 39 milhões de pessoas cegas, e outras 246 milhões sofrem de alguma deficiência visual, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão, indica o Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A melhora da saúde ocular e da qualidade de vida só são possíveis com a ação de todos. Por isso, é necessário intensificar a colaboração entre oftalmologistas, optometristas, enfermeiras oftálmicas, médicos gerais, pacientes, cuidadores e familiares. Por meio do concurso fotográfico, a Bayer e a AIPC pretendem disseminar informação e conscientizar as pessoas sobre o trabalho realizado conjuntamente por essa comunidade.

Os fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo estão convidados a participar do concurso fotográfico por meio do link http://photocomp.iapb.org. Para isso, basta carregar uma foto que ilustre o tema "Stronger Together" (Juntos Somos Mais Fortes), e escolher em qual categoria cada pessoa se enquadra (profissional ou amador). Além disso, os fotógrafos são incentivados a difundir nas redes sociais sua participação no concurso, utilizando a hashtag oficial #StrongerTogether.

Os vencedores serão pré-selecionados e anunciados na 10ª Assembleia Geral da IAPB em Durban, África do Sul, em outubro de 2016, a qual contará com uma exposição fotográfica de todos os trabalhos premiados. Após isso, serão contatados por e-mail e receberão prêmios, como $ 1.000 para os profissionais, e uma câmera D3300 da Nikon para os amadores.

"De acordo com a OMS, em todo o mundo há 285 milhões de pessoas com deficiências visuais, evitáveis em 80% dos casos, e criar consciência disso é um elemento crucial da prevenção", sinaliza Dr. Rafiq Hasan, diretor da área de Oftalmologia da Bayer. "Orgulha-nos colaborar uma vez mais com a IAPB no Dia Mundial da Visão, para conscientizar sobre a importância da detecção precoce para prevenir uma perda de visão no futuro", finaliza.

Deficiências visuais | Dados nacionais — De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, sendo que a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, caracterizada por ser mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade (11,5%). O Sul é a região do país com maior proporção de pessoas com deficiência visual (5,4%);

Os resultados apontam que 0,4% são deficientes visuais desde o nascimento e 6,6% usam algum recurso para auxiliar a locomoção, como bengala articulada ou cão guia. Menos de 5% do grupo frequentam serviços de reabilitação.

O Dia Mundial da Visão é uma celebração anual de conscientização, que acontece em todo o mundo na segunda quinta-feira de outubro, com foco na atenção na cegueira e na deficiência visual. Em 2016, o Dia Mundial da Visão será comemorado em 13 de outubro. O tema geral segue sendo "Saúde Ocular Universal", enquanto a ação para 2016 é chamada de Stronger Together ("Juntos somos mais fortes") e destaca a importância da colaboração da comunidade encarregada da saúde ocular.| www.iapb.org/wsd16.

A IAPB — A Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (International Agency for Prevention Of Blindness (IAPB)) é a organização que coordena e lidera atividades internacionais destinadas a prevenir a cegueira. A missão da IAPB é eliminar as principais causas de cegueira e deficiência visual evitáveis por meio do esforço conjunto de entidades estatais e organizações não governamentais para facilitar o planejamento, o desenvolvimento e a implementação de programas nacionais de saúde ocular sustentáveis. | www.iapb.org.

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana e animal e agricultura. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2015, o grupo empregou cerca de 117 mil pessoas e obteve vendas de € 46.3 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2.6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram €4.3 bilhões. Esses números incluem os negócios de polímeros de alta tecnologia, que foram lançados no mercado de ações como companhia independente nomeada Covestro, em 06 de outubro de 2015| www.bayer.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira