Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2008 - 09:29

CeBIT 2008 supera expectativas

Maior feira mundial de tecnologia da informação e comunicação supera expectativas de organizadores e expositores, entre eles os brasileiros, que fizeram contatos de melhor qualidade do que em 2007.

Hannover. Expositores e organizadores estão satisfeitos com o desempenho da Cebit 2008. Apesar da feira ter tido um dia a menos que no ano passado, 495 mil pessoas visitaram a CeBIT, afirmou Ernst Raue, membro do conselho executivo da Deutsche Messe AG. Com isso, o evento teve 3% mais visitantes do que em 2007. “A nova CeBIT foi um sucesso, o novo conceito da feira foi bem recebido“, afirmou Raue.

Os expositores se mostraram especialmente satisfeitos. Segundo o presidente da Bitkom, representante das empresas alemãs do setor de tecnologia da informação, August-Wilhelm Scheer, as expectativas foram superadas. Segundo a organização da CeBIT, mais de 10 milhões de encontros de negócios aconteceram nos pavilhões em Hannover.

Trampolim para o mercado mundial - Para os brasileiros, a CeBIT se reafirma como trampolim para o mercado mundial: “Percebemos que este ano houve um sensível crescimento qualitativo nos contatos de negócios feitos pelos brasileiros”, avalia o consultor Claus Traeger, da Consim (Consulting for International Channel Marketing), que apoiou as empresas brasileiras nas negociações na CeBIT. É o caso da brasileira 3Corp, cuja maioria dos contatos feitos na CeBIT veio do Leste Europeu: República Checa, Eslováquia, Bósnia, Lituânia, entre outros. “Esses países têm uma realidade parecida com a nossa. Talvez por isso tenhamos despertado tanto interesse dessa região”, avalia Jorge Peixoto Vasquez, gerente de desenvolvimento da empresa. “Mas também tivemos conversas com empresários ingleses, alemães e irlandeses”, completa. Pela terceira vez como expositor em Hannover, a 3Corp volta para o Brasil com o sentimento de missão cumprida. “Alcançamos plenamente nosso objetivo, que foi o de conseguir fazer contatos com possíveis parceiros comerciais no exterior. E esperamos ainda neste ano dobrar nossas vendas no exterior”, ressalta Vasquez.

A CeBIT é uma plataforma importante para empresas brasileiras que pretendem ampliar seus negócios internacionais. Essa é a opinião de Gilberto Machado, diretor da Digitel. “A feira é uma janela para mostrarmos nosso produto ao mundo”, afirma. “Porque aqui encontramos gente do mundo inteiro”, acrescenta. A Digitel tem sede em Porto Alegre e oferece há 30 anos soluções para comunicação de dados, voz e imagem.

“A CeBIT foi muito boa”, também elogia o gerente de marketing e de negócios internacionais da Suntech, Benjamin Peña Isla. “Fizemos vários contatos, principalmente com países do Oriente Médio e Europa. Agora temos uma boa base de contatos para iniciar negócios fora do Brasil”, lembra. Com sede em Florianópolis, a empresa tem 10 anos de existência e esteve pela primeira vez expondo em Hannover. A participação aconteceu pouco após a abertura de um escritório próprio na Inglaterra, marcando a entrada da Suntech na Europa. “Temos um escritório nos EUA e abrimos outro no mês passado na Inglaterra. Estivemos na CeBIT num momento em que começamos a nos mover no mercado internacional”, ressalta Isla. “Estamos agora trabalhando principalmente para firmar negócios na Europa, Oriente Médio e África e queremos, daqui há cinco anos, tirar 80% de nosso faturamento do mercado externo”, planeja. “Nosso diferencial frente aos estrangeiros é a flexibilidade, por estarmos acostumados a um mercado instável como o brasileiro, enquanto nossos concorrentes só trabalham a partir de certos padrões”, compara.

Mudança para melhor - Companhia brasileira com forte presença no mercado externo, a Perto encontrou na CeBIT uma plataforma perfeita para a ampliação de oportunidades internacionais. “A qualidade dos contatos deste ano foi muito melhor que na edição passada”, recorda Roberto Baur, gerente de exportação da companhia. Pela nona vez como expositora na CeBIT, a Perto veio a Hannover em plena fase de expansão, tanto interna quanto no mercado exterior. “Acabamos de ganhar uma concorrência para fornecer 5 mil máquinas ao Banco do Brasil”, comemora Baur. “E queremos este ano crescer nosso faturamento internacional em 30%.” Especializada em terminais de atendimento bancário, a Perto trouxe novidades à CeBIT 2008. Entre elas, o TMDI 4920, equipamento que fez sua estréia internacional na feira. “Essa máquina é uma agência bancária completa, uma novidade no mercado”, garante Baur.

As reformulações da CeBIT neste ano, agradaram em muito os expositores brasileiros. “Gostamos muito das mudanças. Estivemos num pavilhão onde nosso estande foi muito mais visitado”, ressalta Simon Ruben Schvartzman, diretor de operações internacionais da Itautec, presente no pavilhão 17. “Por lá, circularam tanto potenciais clientes do setor financeiro, quanto do setor de retail, dois de nossos mercados principais no exterior”, comenta. A Itautec continua ampliando a atuação no exterior, e tem mais planos de crescimento. Após ter aumentando sua parcela de faturamento no exterior de 20% para 30% no ano passado, a empresa tem expectativa de conservar o mesmo ritmo de crescimento nos próximos 12 meses.

“Nossa participação na CeBIT foi uma oportunidade maravilhosa”, disse Newton Taccola, diretor da DoSoft, uma das empresas de médio e pequeno porte abrigadas no estande do Mercosul, montado na CeBIT pelo sexto ano consecutivo, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. “No ano que vem, planejamos vir como expositores, ocupando um espaço próprio”, acrescentou. "Nosso estande teve como objetivo oferecer aos empresários brasileiros e do Mercosul um ambiente de negócios favorável", ressalta Rodrigo da Costa Fonseca, do Departamento de Promoção Comercial do Ministério. Segundo o diplomata, é uma parceria público-privada que dá certo, além de ser a única iniciativa conjunta do bloco sul-americano em feiras internacionais.

Porto Alegre na mira da Deutsche Messe - Aumenta a chance de o Brasil abrigar um evento em cooperação com os organizadores da CeBIT. A decisão, prevista para maio, ainda não foi tomada. Uma coisa, entretanto, é certa. Caso se torne realidade, o evento será sediado em Porto Alegre. Em reunião da diretoria da Deutsche Messe AG com representantes do “Comitê Pró-CeBIT Porto Alegre”, os realizadores da feira asseguraram aos brasileiros que a capital gaúcha é candidata única para sediar um possível evento internacional na América do Sul sob a égide da organização alemã.

Perfil da CeBIT: A CeBIT 2008 reuniu 5.845 expositores, de 77 países, que mostraram seus produtos e serviços em uma área de exposição de 241 mil metros quadrados. O Brasil esteve representado na CeBIT 2008 por 17 expositores, a maioria deles reunidos em dois estandes coletivos organizados pela Hannover Fairs do Brasil juntamente com a Softsul (Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software) e com o apoio da APEX Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX – Brasil) e da Softex (Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro). || www.hanover.com.br ou www.cebit.de

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira