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05/10/2016 - 09:14

Santa Clara comemora 10 anos planejando o futuro

Agência reconhecida como uma das mais estratégicas do país celebra casos de sucesso, a chegada de novas contas, uma parceria internacional, novos negócios e o crescimento médio de 15% ao ano ao longo da década.

A Santa Clara celebra seus 10 anos em ritmo de crescimento e anuncia duas novas unidades de negócios: a Santa Clara PME e a Santa Clara Corporate, além de comemorar a chegada de Outback e da Seguradora Tokio Marine em sua carteira de clientes. Outras três unidades inovadores serão lançados em 2017.

“Comemorar dez anos de agência com a alta reputação estratégico-criativa que temos, num mercado tão competitivo e de ‘gigantes’, já é um prêmio. Apesar da recente venda de ações minoritária fechada com a M&C Saatchi de Londres, fomos totalmente independentes por 8 anos, período ao qual vimos inúmeras ‘startups’ de agências sucumbirem à economia e à própria concorrência. Nós crescemos, em média, 15% ao ano no período, com foco total em entregar o melhor produto estratégico-criativo, sempre respeitando nossa palavra-chave que é “inteligência”. O resultado são 10 anos de conquistas e alta reputação”, comemora o CEO da Santa Clara, Ulisses Zamboni, um dos publicitários mais respeitados do mercado e um dos fundadores da agência.

“Durante estes anos erramos e acertamos. Hoje, estamos maduros e felizes com os rumos que a Santa Clara está tomando tanto no mercado nacional como no internacional. Em um mercado que, na média, não vai bem, estamos crescendo, investindo em novas frentes de negócios e conquistando clientes”, complementa o CCO da agência, Fernando Campos, que atua junto com o COO, Rodrigo Toledo, responsável pela operação, atendimento e mídia e pelo recém-chegado, CFO Leo Ganem, ex-número 1 da Som Livre, que assume a Diretoria de New Ventures, incluindo a gestão das duas novidades da agência.

Novas unidades: pensamento estratégico — A Santa Clara PME será focada em clientes com verbas de marketing mais restritas, entre R$ 1 e 2 milhões anuais, e se apoia em novas ferramentas digitais para disponibilizar a inteligência de uma grande agência para anunciantes que de outra forma não teriam acesso a este serviço. Já a Santa Clara Corporate vai fornecer um menu de opções para clientes que querem gerir suas marcas na liquidez do mundo digital com uma série de ferramentas proprietárias que dão ao modelo um atrativo único. “A Santa Clara Corporate reflete o conceito do INBOUND PR que pressupõe que a reputação de uma marca com o mundo digital está sendo regulada e até construída pelos agentes influenciadores externos à própria corporação, seja pelos digital influencers, seja pela opinião pública que tem voz ou pelos consumidores ativistas que vemos todos os dias”, afirma Zamboni.

Os novos negócios demandarão investimentos da ordem de R$ 5 milhões e a expectativa é de que venham a representar até 30% das receitas da agência dentro de 3 anos. Os dois projetos lançados agora se apoiam na capacitação da atual estrutura da Santa Clara. Os outros três – a serem anunciados em 2017 – requerem investimentos maiores e ampliam o leque de serviços da agência.

Segundo Leo Ganem, os cinco projetos surgiram por conta do momento do mercado e do pensamento colaborativo dos executivos da agência. “Não há nada melhor do que uma crise de proporções históricas para fazer as pessoas saírem de sua zona de conforto. A Santa Clara que nunca foi dada a conforto, aproveitou este momento duro pelo qual o país está passando para pensar sobre como será o mundo e como será a publicidade depois que tudo se acalmar. Deste exercício de introspecção, brotaram cinco oportunidades, onde duas delas lançamos agora. Ambos os negócios se apoiam em tendências correntes”, afirma o executivo recém-chegado na agência.

Dez anos de criatividade, crenças e muito trabalho — Durante seus dez anos, a Santa Clara sempre esteve posicionada no mercado como uma das agências mais estratégico-criativas do Brasil. Algumas contas acompanharam a maior parte desta história e são prova das fortes relações construídas pela agência. Entre estes clientes se encontram o Grupo Takeda, detentor das marcas Neosaldina, Multigrip, Nenedent, Nebacetin e Eparema, há dez anos na casa; a J. Macedo, das marcas Dona Benta, Sol e Petybon, há sete anos; e o Grupo Boticário, com Quem Disse, Berenice, há 6 anos.

Nesta década muitas coisas aconteceram. “Passamos por vários momentos. Claro, com alegrias e tristezas, especialmente na perda de clientes, fato corriqueiro nessa indústria. Vale o destaque de que praticamente, todos os Grupos de Comunicação vieram nos visitar para entender nosso modelo. Não só, apesar de independentes e nacionais, fizemos projetos para o mundo todo, seja em propaganda ou em Branding. Usamos técnicas de comunicação inovadoras quando ainda nem as grandes marcas multinacionais pensavam em usá-las, como PR Stunt e Guerrilha”, comenta com orgulho Zamboni.

Hoje, a Santa tem uma carteira com mais de 15 clientes e, mais recentemente, conquistou duas importantes contas: Outback e Tokio Marine.

Em 2015, fechou uma parceria internacional com a M&C Saatchi, a rede de agências que mais cresce no mercado mundial. “A M&C abriu nossas portas para o mundo, e possibilitou uma fértil troca de novas tecnologias e metodologias”, complementa Zamboni.

Outra inovação pode ser percebida na própria estrutura da agência. A maior parte das agências opera com unidades, em um formato departamental segmentado. Planejamento, criação, mídia, atendimento, cada um ocupa o seu silo. Desde seu lançamento para o mercado, o modelo da Santa Clara coloca as estruturas de planejamento, de criação e de mídia efetivamente juntas e trabalhando de maneira integrada. Com isso, a agência gera ideias muito mais integradas para os seus clientes, são planos que já nascem coesos.

“É impossível chegarmos a ideias integradas se o processo em si é fragmentado, dividido por áreas e especialistas. Soma-se a isso a individualização da ideia criativa, a busca pela solução proprietária com nome e sobrenome que alimenta a vaidade do nosso mercado. A ideia que nasce de um processo de trabalho com atendimento, planejamento, criação e mídia trabalhando de forma absolutamente co-criativa é uma ideia mais poderosa. Além disso, a condição de sucesso para esse processo é termos nossos clientes fazendo parte dessa construção desde seu início. Não à toa uma das sete crenças que regem os princípios da Santa Clara diz: acreditamos em trabalhar com, não para, nem contra o cliente", explica Toledo, apontando alguns casos de sucesso como Under The Dome (Canal Space), The Flash (Canal Warner), Cervejaria Colorado (Ambev) e Multigrip/Agripino (Takeda) que, segundo o executivo, validam o caminho escolhido.

Principais campanhas — Dez anos: para Fernando Campos, Sócio e CCO da agência, os dez anos foram de muito trabalho, de aprendizado e experiências. “Dependendo do jeito que você olha para esses 1dez anos, parece um longo ou um curto período. Quando penso na quantidade de histórias que contamos e construímos para marcas e pessoas, incluindo nós mesmos, parece um longo tempo. Mas, quando penso nas transformações pelas quais ainda vamos passar, parece um pequeno capítulo em uma história muito mais longa. Criamos a Santa Clara com a visão de um tempo de transformações profundas na sociedade, na cultura e na comunicação (como reflexo das duas primeiras). Pois bem, pegue as transformações de 2006 e multiplique por 100, e terá o cenário de hoje. E, nada indica que essa curva se inverterá, aliás muito pelo contrário. Esse ambiente de transformação faz, portanto, parte da nossa gênese. E, nele nos sentimos bem e estimulados. Que venham os próximos dez anos”, comemora Campos.

O executivo selecionou as 10 campanhas da SANTA que mais fizeram sucesso durante estes anos. Confira: 1 – Neosaldina (Takeda): começando em 2007, esta é a história do posicionamento da marca mais querida do segmento farma. Saímos da mesmice do sistema “problema-solução” e construímos uma relação calorosa com os consumidores.

2 – Quem Disse, Berenice (Grupo Boticário): uma marca construída do zero: naming, design, comunicação, loja, tudo. E a coerência em torno de uma missão relevante: acabar com as regras no mundo da maquiagem. E, porque não, acabar com algumas regras no mundo também.

3 - Matte Do Tom Cruise (Matte Leão): aproveitamos a visita de uma estrela de Hollywood ao Brasil e roubamos a cena com uma ação de PR com mais de 30 milhões de impressões.

4 – Discovery Channel: um job para criar um promo para tirar o ranço nerd de um canal acabou se tornando um sucesso super premiado e veiculado em 40 países.

5 – Nebacetin (Takeda): a primeira aparição de um casal gay na propaganda brasileira. E, para uma marca bem família. Sim, eles eram casados e tinham um filho.

6 – CBN: uma experiência social (uma das primeiras da propaganda brasileira) mostrou, no viaduto Santa Ifigênia, que “inteligência atrai inteligência”.

7 – Colorado (Ambev): esta está em pleno curso. A solidificação da primeira grande marca de "Craft Beer" do Brasil, agora com uma missão e uma personalidade de marca bem definidas. Desiberne!

8 – Funktube (Som Livre): o primeiro grande case de User Generated Content da história da publicidade brasileira. Milhões e milhões de views e engajamento num Brasil pré-Facebook.

9 – Curriculum Gigante (Veris - IBMEC): como fazer um barulho imenso com apenas uma placa de outdoor

10 – The Flash (Warner Channel): uma simples brincadeira de comentários dá vida social ao homem mais rápido do mundo.

A Santa Clara — Parceira do Grupo M&C Saatchi (sócio minoritária da agência), a Santa Clara desenvolveu um modelo único de negócios que prioriza a integração total, seja entre agência e cliente, entre os fornecedores, entre os departamentos e as disciplinas. Essa expertise consolidou a agência no mercado brasileiro e fez com que ela tivesse um crescimento orgânico ano após ano. Hoje, é uma das melhores agências do país, e responsável por marcas como Neosaldina, Multigrip, Nenedent, Nebacetin e Eparema, da Takeda; Cervejaria Colorado, da Ambev; Outback Steakhouse, da Bloomin'Brands; quem disse, berenice?, do Grupo Boticário; Banco Sofisa; Cartoon Network, TNT, Warner, TBS e Space, da Turner; PBKids, RiHappy e RiHappy Baby, da Carlyle; Dona Benta, Sol e Petybon, da J. Macedo; Carinhoso e Scene, da Malwee; Seguradora Tokio Marine, entre outros. Para mais informações, acesse www.santaclara.sc.

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