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06/10/2016 - 08:08

ZEN é uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil

Já em sua primeira participação no ranking, indústria automotiva catarinense emplaca o segundo lugar dentre as companhias do ramo siderúrgico.

Está sediada em Brusque, Santa Catarina, uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A indústria de autopeças ZEN, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, está entre os empregadores com melhor desempenho no Ranking 2016 da revista Você S/A. Os resultados foram tão expressivos que, já em sua primeira participação no ranking, a empresa alçou o segundo lugar dentre todas as premiadas do ramo siderúrgico, a frente de grandes e expressivas corporações, reforçando a solidez de suas ações em gestão de pessoas. O anúncio das empresas que integram o ranking ocorreu no dia 3 de outubro, em cerimônia realizada em São Paulo.

O estudo tem como base o chamado Índice de Felicidade no Trabalho, que avalia itens como condições do ambiente organizacional, investimentos em treinamentos e qualificação de pessoas, além de quesitos técnicos que caracterizam uma gestão consistente e sustentável. “O grande mérito de nosso time, que tanto me orgulha, é que mesmo em um ambiente adverso, competitivo e de constante pressão por resultados, não perdemos de vista a transparência, meritocracia e respeito na relação com nossos colaboradores”, comenta o presidente da ZEN, Gilberto Heinzelmann.

Considerado o mais completo levantamento de clima organizacional do País, o ranking é realizado com base na metodologia elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Nele são avaliadas empresas de todos os segmentos e tamanhos, nacionais e multinacionais instaladas no Brasil. Isso significa que a ZEN está entre as companhias que mais valorizam seus profissionais, se preocupando em criar um ambiente de trabalho agradável e investindo no aperfeiçoamento profissional de todos.

Entre os principais fatores que contribuíram para a estreia da fabricante catarinense nesse levantamento estão os investimentos em treinamento e capacitação profissional e a disseminação das informações estratégicas pelos canais de comunicação interna. “O engajamento do nosso time é reflexo da vivência diária dos nossos valores e do respeito e da seriedade da empresa com os seus colaboradores. Uma premiação deste porte mostra o quanto a área de recursos humanos está alinhada ao negócio, atuando em parceria com as lideranças, que são os grandes protagonistas dessa conquista.”, completa Schirlei Knihs Freitas, gerente de RH.

Em números, o reconhecimento é ainda mais evidente, sobretudo se mensurarmos o orgulho dos colaboradores atrelado a cada conquista. Em confiança na empresa o percentual de percepção obtido pela ZEN foi de 93,3%, contra 90,6% de média das outras participantes. Em oportunidade de crescimento de carreira, a pontuação atingida pela companhia catarinense foi de 84,4%, ante 79,6% das outras empresas. Já o índice relacionado ao reconhecimento das pessoas buscando melhorar o que fazem continuamente ficou registrado em 87,2% para a ZEN, e 84,9% para as mais expressivas companhias do mercado, provando o cuidado e a eficiência da corporação na condução da sua história, seu extremo cuidado com seu quadro de profissionais e seus processos de melhoria constante.

Diferenciais — Fundada há 56 anos, a autopeças instalada na cidade de Brusque (SC) adota, desde 2006, a metodologia Lean em suas linhas industriais, com o objetivo de aprimorar a qualidade e eficiência da produção, além de reduzir custos. Baseado no Sistema Toyota de Produção, esse conceito promove uma cultura de educação contínua e incentiva os colaboradores a adotarem comportamentos e atitudes que combatam os desperdícios. Com isso, ajudam a tornar a empresa mais produtiva, competitiva e rentável. A partir de 2012, esse processo também foi adotado pela área administrativa.

Além disso, para capacitar seus colaboradores a ZEN conta com um planejamento anual de treinamentos, que é elaborado a partir de demandas identificadas na estratégia da empresa. Em 2015, foram realizadas mais de 28 mil horas de curso – no ano anterior, a média foi de aproximadamente 25 mil horas de treinamento. Outra importante ferramenta de aperfeiçoamento profissional é o programa Construindo meu Futuro, implantado em 2013, no qual o funcionário se inscreve voluntariamente e participa de sessões de vídeo e palestras que discutem aspectos comportamentais, vinculados à necessidade da empresa, como inovação, criatividade e autodesenvolvimento.

Carreira— Com esses números, é possível notar que a ZEN sempre se mostrou muito preocupada com a valorização do seu capital humano, promovendo constantes oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ao seu público interno. Como resultado disso, a nota conquistada pela empresa em gestão de carreira, de acordo com a avaliação da Revista Você S/A, possui cinco pontos a mais do que a média obtida pelas companhias do setor que fizeram parte do ranking 2016. Isso porque três frentes foram seriamente trabalhadas pela ZEN: divulgação de vagas focando o recrutamento interno, critérios justos de promoção e crescimento e a oportunidade de crescimento de carreira.

Esse resultado é fruto de uma revisão nos processos internos de avaliação, que passaram, recentemente, a ser mais detalhistas, com a possibilidade de apoiar o colaborador em seu crescimento profissional e tratar com mais clareza as questões que envolvem a sua promoção.

A análise do profissional é realizada por meio de avaliações recorrentes, geradas em reuniões de feedback, que não apenas avaliam a capacidade e os resultados do colaborador, como também o ajudam a direcioná-lo, por meio de dicas e aconselhamentos sobre comportamento e adequações de metas.

“A Zen reconhece os profissionais que buscam seu desenvolvimento e desejam crescer na organização por meio de sua política de recrutamento interno. As vagas disponíveis são divulgadas para todos e a avaliação obedece critérios qualitativos e quantitativos, relata Schirlei Knihs Freitas, gerente de RH da companhia.

Engajamento — O acesso às informações também é encarado como fator fundamental na gestão de pessoas. Para isso, a ZEN conta com canais de comunicação interna para transmitir, de forma clara e precisa, as metas e os objetivos da empresa. Os principais exemplos disso são as reuniões mensais de líderes (conduzidas pelo próprio presidente da companhia), os encontros diários de cinco minutos – chamados de Diálogo Diário de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - e o informativo interno e a intranet, que trazem as principais notícias da empresa.

Aliado a isso, a cada dois anos a fabricante realiza a Pesac (Pesquisa de Satisfação do Colaborador). Todos os colaboradores são convidados a participar, respondendo questões sobre gestão, benefícios e relacionamento, entre outros temas. “Nosso objetivo é medir o grau de favorabilidade e engajamento do nosso time, e com isso, agir preventivamente para garantir um bom ambiente de trabalho”, afirma Heinzelmann.

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