Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2008 - 09:41

Programa de Educação do Oi Futuro chega ao Espírito Santo

A primeira etapa do convênio firmado entre o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, e a Secretaria de Estado de Educação iniciou nod ia 10 (segunda-feira) no Espírito Santo, com a implantação do programa Tonomundo, de inclusão social e digital, como política pública nas escolas estaduais. Trinta professores dos núcleos de tecnologia do Estado, encarregados de avaliar as ações que envolvam o uso de ferramentas de TI nas escolas, participam de uma capacitação, de 10 a 14 de março, com formadores da Escola do Futuro da USP e o Oi Futuro.

Depois dessa formação presencial, que terá um total de 40 horas, os professores farão um curso a distância com os formadores da USP durante dois anos e atuarão como formadores de outros professores da rede pública de ensino. A previsão é de que, em um ano, até março de 2009, todas as 400 escolas da rede estadual sejam beneficiadas pelo programa. A implantação do projeto ocorrerá gradativamente sendo que, nesta primeira fase, 100 escolas e cerca de 80 mil alunos serão beneficiados. No Espírito Santos o Tonomundo faz parte do Plano Estratégico Nova Escola da Secretaria de Estado de Educação.

Ao associar educação à tecnologia, o Tonomundo faz com que cada laboratório de informática instalado numa escola pública se torne um centro irradiador de projetos comunitários que transformam a realidade local. No Espírito Santo, o programa já foi implementado pelo Oi Futuro como projeto piloto em seis escolas públicas, beneficiando mais de 7 mil alunos e quase 300 professores.

Na Escola Carlos Eron Junior, de Jerônimo Monteiro, a partir das atividades realizadas no laboratório, os alunos passaram a organizar o evento anual Saúde e Qualidade de Vida, dentro da vertente Cidadania. O evento começou em 2005, cresceu e hoje conta com cerca de 40 stands, artesanato, atendimento gratuito com serviços de prevenção a doenças, cabeleireiro, banco de doação de sangue e diversos palestrantes.

Para Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro, “o Tonomundo é um programa cada vez mais procurado por gestores de educação como uma alternativa viável para a utilização do laboratório de informática como um espaço para a formação continuada de professores e desenvolvimento de projetos comunitários. Foi justamente a capacidade de ir além dos muros da escola que fez com que o Tonomundo hoje seja implementado como política publica em diferentes Estados e municípios”.

Criado em 2000, o Tonomundo ganhou no ano seguinte a chancela da Unesco e, desde então, foi multiplicado sob a forma de política pública em escolas estaduais e municipais de Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará. O Tonomundo já beneficia mais de 650 mil alunos e 7 mil professores, em 598 escolas do país. Nesse período, o programa recebeu 10 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Ibero-Americano e o LIF, da Câmara de Comércio França-Brasil.

Perfil do Oi Futuro - O Oi Futuro está presente em várias cidades do Brasil, democratizando o acesso ao conhecimento, incentivando a criação artística, valorizando a diversidade cultural brasileira e investindo na tecnologia de ponta para acelerar e promover o desenvolvimento. São mais de dois milhões de pessoas beneficiadas através dos projetos Tonomundo, Geração Oi, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, Conecta e Novos Brasis.

Desde sua criação, em 2001, e até 2006, o Oi Futuro investiu, através de seus projetos, mais de R$ 150 milhões em Educação e Cultura no Brasil. Assim, o instituto reafirma sua crença na educação e na cultura como fatores de transformação social, reconhecendo seu compromisso de inserir um número cada vez maior de brasileiros no mapa da cidadania.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira